Particularmente, eu não acho que os humanos superaram o Freeza. Diferente dos Saiyajins, que possuem um potencial praticamente infinito, os humanos já pareciam muito perto dos seus limites durante a Saga Namek até a Saga dos Androides, onde eles atingiram seus auges...
O Tenshinhan (Saga Namek), por exemplo, não acreditava que poderia superar o Goku (Saga Vegeta - 8 mil de poder de luta), mesmo recebendo o mesmo treinamento que o Saiyajin recebeu com o Sr. Kaioh. Imagine o Yamcha, o Chaos e o Mestre Kame, que eram muito mais fracos do que o “três olhos”. No cenário mais provável, eles apenas chegaram na casa dos 10 mil de poder de luta.
O Kuririn, embora fosse o humano mais poderoso, não deve ter sido muito melhor, já que o seu poder de luta no mangá também parou na casa dos 10 mil. Um guia até tentou explicar o poder de 75 mil dele na batalha contra Freeza, mas é muita diferença pra pouco tempo, ele não era um Saiyajin como o Vegeta ou o Gohan, afinal, e a explicação do poder oculto foi fraca. Mas mesmo considerando tal nível, não o veria alcançando os 530 mil do Freeza sem treinamentos especiais.
Nos fillers, os humanos até que são bem poderosos, superando as Forças Especiais Ginyu, mas no mangá são um pouco mais limitados. Realmente não acho que superaram o Freeza, mas suas técnicas realmente poderiam ser um saco para o Imperador do Universo lidar, especialmente o Novo Kikoho do Tenshinhan, que segurou até o Cell, que era muito mais forte.