Aquela pessoa que vacila e quando você o confronta ela começa a se fazer de vitima querendo jogar o problema em você inventando coisas e acusando você de algo.
- Refute os pontos principais que fazem ela acreditar que a culpa é sua.
- Mostre que os erros mais básicos que ela está cometendo e diga em voz alta caso ela tente te retrucar.
- Seja firme e tenha certeza no que você está dizendo. Se a pessoa for madura, ela vai aceitar a critica e se não, ela no minimo vai sentir o peso da culpa e pode melhorar no futuro.
Seja o contrário dessa pessoa e tenha argumentos firmes e lógicos, além de ser produtivo no que você faz.
- Aquela pessoa que nunca vê o problema nela, o problema está sempre nos outros.
Isso é uma questão de educação e falta de humildade, basicamente são pessoas que tem ego muito forte, no geral você apenas precisar fazer seu trabalho de forma coerente e mostrar que suas obrigações principais estão sendo feitas. Caso você esteja fazendo o que foi designado e o erro partir dela, ela pode apontar para qualquer um que no final ela não vai ter escapatória e vai ter que admitir que o erro foi dela.
- Não mostre fraquezas para essa pessoa.
- Faça seu trabalho ou obrigações de forma normal e efetiva.
- Aponte problemas e diga em tom claro o que está acontecendo e o que está prejudicando o andamento do grupo.
- Aquela pessoa que não adianta usar qualquer argumento válido, ela vai tentar se fazer de vítima e apelar pro emocional.
Esse tipo de pessoa é complicada, não adianta usar a lógica contra o mesmo no curto-prazo. No geral, você só pode lapidar essa pessoa com alguns argumentos e não ouvir a ladainha emocional para ela ser obrigada a melhorar.
Resumo da historia, você precisa ser um psicopata para lidar com todos os tipos de pessoas, ser frio mas extremamente comunicativo. Além de ser produtivo e ter coragem de até mesmo de usar argumentos lógicos ou até mesmo sujos para que não seja manipulado ou caia na ladainha emocional. Infelizmente poucas pessoas são assim e provavelmente nem é saudável viver ao lado de pessoas que tenham esse tipo de personalidade como foi citado pelo autor do tópico, mas a vida ensina você lidar com esse tipo de pessoa.
Tem vezes que o problema é conosco e temos a tendência de achar que o problema são com esse tipo de pessoa, mas num geral... Tente ser produtivo e firme.