Posso ter me enganado, mas sempre associei o número de olhos abertos (com pupilas) do Mazō com o número de bijūs seladas. Quando o Ichibi foi selado haviam dois olhos com pupilas, o que pra mim seriam 2 bijūs já seladas.
[1] Fora que, quando foram selar o Ichibi, Deidara questionou o número de dias e perguntou se eles não teriam que levar mais tempo do que quando tinham Orochimaru na Akatsuki.
[2] Dá pra inferir, portanto, que Orochimaru participou efetivamente do selamento de pelo menos uma bijū enquanto parte da organização (antes do selamento do Ichibi).
Nibi foi capturado no cap. 313
[3], Sanbi foi capturado no cap. 318
[4] e selado no 328 e ss.
[5] Fora que o próprio Nagato diz que vai selar o Nibi depois do Sanbi - e fala que o processo levará 6 dias
*.
[6] Na scan em português-BR, Nagato fala o contrário, diz que vai selar o Duas-Caudas e depois Três-Caudas:
Mas isso contraria tanto a scan (já que é o Sanbi que está sendo selado) quanto o prazo "
*", pois se eles já tivessem selado o Nibi, levariam apenas 3 dias e não 6. Ou seja, isso é um fato concreto de que os bijūs não foram selados na ordem do número de caudas.
Voltando ao assunto das pupilas nos olhos do Mazō, quando terminam de selar Sanbi, a 5ª pupila aparece
[7]:
Seguindo essa lógica, no início tínhamos 2 bijūs seladas, o Ichibi foi o terceiro, nesse meio tempo a Akatsuki conseguiu selar um quarto bijū (não mostrado) e o quinto foi o Sanbi.
Reiterando o que falei mais acima, Nibi foi selada depois do Sanbi, como mostra a scan seguinte da que postei acima
[8]:
'O próximo é o Duas-Caudas' – Cap. 331, p. 13' :
Se não me engano, as próximas aparições da Mazō foram no selamento do fake Hachibi, na saga Pain e quando Obito o mostrou para Kabuto, posteriormente sendo invocado na guerra. Nessas ocasiões ele não estava com olhos abertos, mas provavelmente a Akatsuki pôs as mãos em outro bijū (também não mostrado - Rōshi/Yonbi?
[9]) para completar as 7 capturas, pois com o Nibi seis pupilas iriam aparecer, faltando apenas Hachibi (tentáculo) e Kyubi (Kinkaku e Ginkaku) para completar as nove pupilas.
[10]Enfim, com base nisso, durante a obra as bijūs não foram seladas na ordem crescente do número de caudas, quem meteu o louco foi o
Kishimoto Zetsu na cena do Madara na IV Guerra.
PS: Agora que li o post do
@FAXE, mas já foi.