Black-kun escreveu: Crimson Lilac escreveu: Naruto pegou esse conceito de Dragon Ball que ditou muitas regras na Shounen Jump e outras revistas.
Goku e Vegeta
Natsu e Gray
Gon e Killua
Yusuke e Kuwabara ou Hiei
Zoro e Sanji em OP
Jotaro e Dio
Ash e Gary
Yugi e KaibaEnfim, mesmo mangás tão antigos quanto também possuem essa alusão a Yin & Yang, seja com antagonistas ou rivais.
@DoraNãoCompreendeNo sentido de antagonista ou rival que está quase sempre em equilíbrio com o personagem principal o fazendo evoluir. Nessa pegada que citei.
Não exatamente. O conceito na era diferente do que é colocado com Naruto. O conceito na época de Dragon Ball e dos mangás anteriores era o protagonista ir se destacando e superando os demais.
Inclusive essa foi a lógica de Dragon Ball. Yamcha, Kuririn, Tenshinhan, Piccolo e Vegeta. Todos esses foram rivais do Goku em algum momento. Mas a lógica sempre foi Goku superando os outros. Tanto é que o final da saga Buu é o Vegeta reconhecendo a superioridade do Goku e completando com maestria seu arco de personagem. Apenas no Super que trouxe essa reimaginação do Vegeta como co-protagonista ao lado de Goku continuando-o a acompanhar ele com o tempo (um dos motivos de não me animar a assistir).
Já quanto ao Luffy, seus rivais seriam: Smoker, Teach, Law e Kid.
Mas rivalidade ao estilo Naruto e Sasuke, que é copiada em outras outras mais novas (como Fairy Tail, por exemplo) isso não tem mesmo não.
Os mangás mais antigos sempre adotaram essa temática de alguém mais forte ou no mesmo nível que o protagonista tem que superar. Mesmo em séries, livros, Tokusatsus, Metal Hero (Ranger Branco e Vermelho) e até mangás de esportes como Prince of Tennis e Slam Dunk. Sempre existiu o protagonista e o antagonista que poderia ser um vilão ou rival. Citei a maioria de mangás mais clássicos da época anterior aos anos 2000, porém existem vários outros.
Não precisa se apegar ao conceito de Naruto e Sasuke quando os dois são apenas um dos exemplos dessa temática. Goku derrotou vários personagens porém eram batalhas de acaso e ele sempre foi ''superior'' a maioria deles. A chegada do Vegeta mudou essa visão pois o mesmo além de ser da mesma raça, o que o torna um oponente a altura, se tornou amigo e rival do mesmo e quase um segundo protagonista. O foco da obra é sempre nesses dois chars e não é de hoje. Mesmo na Saga Buu eles já tinham essa rivalidade e Goku ter superado ele não quer dizer que o mesmo não esteja em nível semelhante, o que não acontece com os demais. Isso foi admitido ainda na Saga dos androids e apenas reforçado no começo do Super no renascimento de Freeza. Dragon Ball GT também demonstrou essa visão.
O que aconteceu com Naruto na fase II foi o telespectador vendo a evolução de dois personagens distintos e que estariam destinados a se enfrentarem em um combate final. Nem toda obra mais jovem se baseia neles. Temos amigos rivais como Guts e Griffith que é um mangá de 1989.
No Ocidente acontece com Aang e Zuko, Batman e Superman, Professor Xavier e Magneto, Ciclope e Wolverine, enfim. É sobre a dicotomia de perspectiva e alusão ao Taoísmo no caso do Oriente. Note que a maioria dos personagens principais tem personalidades semelhantes e o antagonista ou rival também.
Protagonista - Futuro Alpha ou Líder Heróico- Bobo, esforçado, considerado ignorante, grita, não se adequa as normas da sociedade e é um grande comilão, geralmente tem mais força bruta do que talento e possui bom coração.
Antagonista ou rival - Lobo SolitárioSério, também determinado, personalidade fechada, mal encarado ou estiloso, Edgy, geralmente vem de família promissora e é considerado um gênio desde o começo.
Tem tendências a ser anti-herói e pode ter sido ou não um ''vilão''
Aliás, Gon e Killua se encaixam perfeitamente nestas questões.
P.S. Acho que escrevi um textão dissertando sobre @_@
___________________________________
The Empire's Strongest General - Esdeath :
The Ice Queen