Tudo citado acima é mentira e má interpretação, proposital ou não, dos fatos pra defender um personagem que não tem o nível que querem pregar. Não sei muito bem por onde começar, mas tentarei fazer isso numa ordem crescente.
1. Hiruzen amedrontado pelo Tobirama?Ele estava assustado de verdade com o agitamento no chakra do Hashirama, assim como todo mundo naquela sala, fora o Suigetsu que tava se cagando pro Tobirama mesmo.
Reações ao Tobirama elevando chakra.
Orochimaru: indiferente.
Jugo: atento.
Sasuke: aparentemente preocupado.
Hiruzen: indiferente, por si só. Preocupado com o Sasuke.
Minato: indiferente.
Reações ao Hashirama elevando o chakra:
Jugo: em guarda. Se cagando de medo.
Orochimaru: em guarda, pronto pra restringir os movimentos dos Edos a qualquer momento.
Suigetsu: mais assustado do que nunca.
Minato: deslumbrante.
Hiruzen: confortado depois dele amenizar o clima na sala. Citando diretamente estar assustado com o que o Shodai poderia fazer.
Bônus: Tobirama se cagando pro Hashirama também.
2. Databooks?Desde o primeiro e o segundo Databooks e nos próprios episódios do mangá a máxima é a seguinte:
Hiruzen é superior ao Tobirama e aos demais. (Databook 1)
Hiruzen é superior ao Tobirama e aos demais. (Databook 2)
Hiruzen é superior ao Tobirama e aos demais. (Capítulos 110-130)
Hiruzen é superior ao Tobirama desde a infância, vírgula, por isso foi capaz de dominar tudo o que o Tobirama não pôde. (Databook 4)
3. Reações a um ataque direto do Obito Jin.Novamente, situações completamente deturpadas para defender o indefensável. O Tobirama não estava sozinho e a atenção do Obito estava difusa entre o Kage e personagem mais poderoso da obra (até aquele momento) e... seu irmão mais novo. E o que aconteceu mesmo assim? Tobirama tomou um blitz humilhante, tendo metade do corpo obliterado por um oponente com a atenção difusa em 2 adversários de níveis completamente discrepantes (O Deus Shinobi e um cara qualquer).
Isso não é igual ao Hiruzen ter que lidar sozinho com um ataque dianteiro do Obito com as duas mãos livres e, mesmo assim, as reações do Sarutobi foram mais limpas que a do Tobirama. Por que eu citei as mãos limpas? Porque foi exatamente esse o motivo da derrota do Hiruzen, toda a atenção do Obito estava completamente em cima do Sandaime e com isso ele pôde conectar dois ataques em sequência, algo que não aconteceu com o Nidaime.
Resumo da ópera: Tobirama, mesmo não sendo o alvo principal do Obito, foi humilhado e sequer mostrou a capacidade de reagir como seu aluno fez.
4. Atuação numa mesma situação.Como eu provei acima que as situações de Hiruzen e Tobirama não eram iguais no ataque do Juubito, tendo o Nidaime uma clara vantagem em relação ao Sandaime, vamos ver os mesmos numa mesma situação, buscando o mesmo objetivo: resgatar o Naruto da Shinju.
Tobirama:
"Ainda que eu consiga sentir o Naruto, EU NÃO PODEREI FAZER NADA.Hiruzen:
Me desculpem, mas o Kishimoto cansou de colocar o Hiruzen acima do Tobirama e ra colocar a última pá de terra em cima do caixão do Nidaime, Hiruzen faz, fisicamente, o que o Senju não conseguia fazer com ninjutsu.
Não existe superioridade do Tobirama perante ao Hiruzen.