Minato (KM2) >>> Nagato (Edo Tensei) >> Minato (KM1) > Pain > Minato (Hokage).
O estilo de combate de Pain é muito eficiente contra o de Minato, não tem como. Se você tem dúvidas disso, basta analisar essa cena aqui:
Minato assumiu a retaguarda do Kira A celeremente; entretanto, sua tentativa de ataque foi anulada pelo Killer B que interceptou-o por um ponto cego. Minato desferiu o corte e seu oponente não se encontrava na mesma posição devido à interferência do B, tanto é que ficou surpreso.
Agora imagine o Minato assumindo a retaguarda de algum caminho com 5 corpos posicionados estrategicamente ao redor dele? Isso porque eu sequer considerei as contingências de vitória do Pain:
1) Minato pode ser surpreendido por um Shinra Tensei após se teleportar para as costas do Tendou e pode até ser morto por ele.
2) Minato pode ser surpreendido por um braço mecânico após se teleportar para as costas do Shuradou e pode até ser morto por ele.
Outras adversidades possíveis na batalha:
• Minato terá dificuldades com a imortalidade do Cerberus, mesmo que ele teleporte-o para longe ou prenda-o com uma barreira, basta que o Chikushodou o reinvoque.
• Minato terá dificuldades em descobrir os segredos de Pain.
• Minato terá dificuldades em lidar com a visão compartilhada.
• Minato terá dificuldades com o revive do Jigokudou e pode ser pego em uma emboscada por isso, tal qual Jiraiya.
• Minato terá dificuldades em lidar com o Shinra Tensei rarefazendo as marcações na topografia.
Pain é uma batalha muito complicada para Minato se ele não tiver conhecimento, honestamente. Seria um debate interessante, gostaria de analisar os argumentos dos fãs do Minato, compareça
@Hokusai.
A minha única dúvida é quem é superior em nível, apesar de que eu apostaria no Minato devido ao powerscaling que a obra tentou estabelecer: Minato > Obito > Naruto KCM1 > Pain.