Rhaizen escreveu: @Black-kunKakashi batalha usando clones. Isso já foi dito no mangá, mas como não me lembro a parte, vou mencionar todas as vezes que mostrou ele usando clones pra distração.
Kakashi x Pain;
Kakashi x Zabuza;
Kakashi x Itachi;
Isso são quase todas as lutas mostradas do Kakashi, não?
Ele é do tipo que usa clone pra ganhar experiência da batalha e então pegar o inimigo, tanto é que ele mesmo ensina esse fato da experiência obtida pro Naruto.[...]
[...]
Eu reconheço que o Itachi é mais veloz e aproveita melhor os movimentos.
Mas deslegitimar a letalidade dos ataques dele só por ser dano de morte equivalente em pontos vitais nem é um debate. Dizer que rasengan e chakra raiton não seriam úteis aqui só pode ser zoeira ou tu realmente não percebe que algo como isso facilmente deceparia um membro do Itachi, o que além de o impedir fazer ninjutsus (se fosse os braços), o mataria pela perda de sangue em pouco tempo.
Fora os elementos do Kakashi que counteram os do Itachi. Itachi tem katon, suiton e fuuton.
Kakashi tem todos e foi muito bem mostrado suiton, raiton e douton, que lidariam muito bem com os que o Itachi tem, até por não ter sido mostrado o fuuton do Itachi, que seria o único possível problema do Kakashi quanto aos elementares.
É claro que Kakashi batalha usando clones, a eficácia dos clones nunca foi questionada. O que foi levantado aqui é que ele está lutando contra um usuário de clones tão bom quanto ele mesmo. Tivemos duas demonstrações de Kakashi lutando contra oponentes que também usam clones, uma foi contra Zabuza e a outra foi contra Itachi, em nenhuma delas ele demonstrou superioridade aos seus oponentes apenas ao usar clones. Não que isso deixe de colocá-lo entre os melhores usuários de clones do mangá, mas o mesmo pode ser dito de Itachi também.
"Kakashi queria ser pego" é um exagero de interpretação absurdo. Kakashi na verdade queria pegar Itachi, pois o plano era segurá-lo para Naruto acertar os dois, mas dizer que Kakashi planejou ser pego é distorcer os eventos que ocorreram. Kakashi tentou acertar Itachi, teve seu golpe evadido e foi agarrado pelo braço. Sua surpresa é demonstrada pela reação de espanto "!" característica. E se formos entrar nessa história de "O personagem que deixou" então é válido para qualquer situação que diz respeito a Itachi lutando contra Konoha.
É verdade que velocidade não é tudo, mas da mesma forma pode ser dito que "versatilidade não é tudo", afinal se a proposta fosse Kakashi vs Madara no lugar do Itachi apostaríamos no Hatake pelo fator versatilidade? Não adianta só dizer que um personagem possui opções mais variadas, o propósito é mostrar como essas opções derrotariam o inimigo.
Mas o Rasengan pode ser bloqueado sim, eu mostrei inclusive uma scan do Sakon fazendo justamente isso. É a mesma coisa com as armas imbuídas de raiton.
E como já provei antes e provo novamente, Itachi tem total capacidade de bloquear a técnica segurando o braço do inimigo, afinal ele lutou contra Sasuke, que se mostrou muito mais proficiente nessa perícia que Kakashi.
Sim, eu concordo que o Itachi estava se valendo do Sharingan para lutar contra o Naruto KCM, assim como Sasuke se valeu do Sharingan para desviar do Bee BCM e Kakashi para desviar dos jins do Obito. Mas se for por esse ângulo de "Naruto não estava usando a força do manto, senão teria arrebentado os braços de Itachi" então os jins não estavam usando também, pois Kakashi também não tem braços de ferro.
Agora o feito que conta para Itachi não é exatamente ele ter trocado golpes com o Naruto valendo-se do Sharingan, mas ter reagido ao ataque sorrateiro do Bee enquanto faz isso, bem como sendo capaz de defender-se do modo acrobata são perícias físicas que não são alcançadas apenas com Sharingan.
Agora você errou muito, mas muito mesmo ao subestimar o ataque do Bee porque ele não era acostumado com a espada nova.
Como mostrado pela reação do Suigetsu, Bee é um mestre no Kenjutsu, habituado a lidar com espadas. Não existe isso de ele não estava acostumado à Samehada, o que temos são situações reais do Itachi escapando dos ataques de Bee, que possuem alcance superior ao de Kakashi. Inclusive fazendo isso enquanto estava ocupado com Naruto. Seria que Kakashi teria a mesma reação ao ser atacado por um ataque amplo enquanto distraído? Talvez sim.
Talvez não.
Eu não entendi a justificativa para a evasão da investida de Sasuke. Quem estava no ar era Itachi. Sasuke pulou atacando do solo para acertar Itachi. É óbvio que a velocidade conta na hora de aplicar o pulo.
E o Rasengan não tem essa diferença de precisão que você está mencionando não. A precisão de um Rasengan é a mesma que um soco. Não tem porque um ataque da Samehada tendo uma abrangência maior ser considerado inferior. E como assim a brecha não existe? Quem cria a brecha é Itachi ao evadir do inimigo e contra-atacar. A única forma que Kakashi tem de impedir Itachi de desviar e contra-atacar é simplesmente não atacar.
Olha, eu tenho uma certa indisposição ao discutir as notas de databook, então não vou me manter muito nisso, mas em relação aos pontos onde você cita as notas do databook (Kakashi ter a mesma nota de velocidade e taijutsu que Itachi e ter nota de taijutsu superior a Sasuke) só digo que poderia buscar inúmeras passagens do mangá que refutam análises baseadas nas notas, mas vou citar somente uma que é mais do que necessária: Sakura igualando-se com Ino no combate por 10min tendo atributos corporais inferiores. Para todos os efeitos nesse mangá, Sasuke tem velocidade superior a Kakashi e isso é visto logo no início do Shippuuden ao enfrentar o time Kakashi e posteriormente na luta contra Deidara. Ambos Tobi e Deidara se surpreendem e ressaltam a velocidade de Sasuke. Falando no databook, este também ressalta como nunca a velocidade de Sasuke.
Continua não fazendo sentido, pois evitou o cerne da questão que é: Como isso ajudaria contra um oponente superior a curta distância? Rasengan é uma técnica óbvia, toda vez que o oponente vê a técnica ele fica na defensiva e pensa "Eu não posso deixar ele me acertar com isso." Por isso é usada com distrações e clones. Acontece que da mesma forma que o Rasengan pode ser letal sendo usado dessa forma, as kunais não deixam de ser.
Kakashi pode usar clones como distração para aplicar o Rasengan? Pode, mas como visto nas imagens acima, a melhor forma de burlar a estratégia de clones é também usando seus próprios clones. Por último um questionamento: Se o Rasengan é uma técnica tão mais eficaz assim para superar a vantagem da curta distância, por que Kakashi não a usou contra os ninjas de Iwa?
Quanto a armas imbuídas de raiton, temos uma passagem no mangá interessante para discutir isso:
Como dito por Asuma, se dois ninjas de
habilidades iguais colidem, então a lâmina mais afiada define o combate. Lâminas imbuídas de raiton não podem ser colocadas aqui para algo que irá contornar a superioridade de Itachi no combate a curta distância, pois elas não lhe farão magicamente ser capaz de acertar o seu inimigo.
Mas eu cito por você. Kakashi possui 3 Suitons ofensivos e 1 defensivo. Fora o Suijinheki que é defensivo, ele tem o Suiryudan, Suikoudan e Daibakufu. Como eu disse antes, Itachi possui Suijinheki e Suiryudan para anular os suitons de Kakashi e Suigadan para interceptar o Daibakufu. Falam em como Kakashi pode pressionar Itachi com Suitons, mas não falam como Itachi possui uma velocidade de jutsu mais rápida. Bom, no meu outro post já destrinchei os jutsus de Kakashi. No geral acho que essa argumentação vaga de "Ele tem mais jutsus por isso ganha" deixa passar muita coisa do que ocorre num combate real.
O confronto é Kakashi sem sharingan vs Itachi 100%. Se Kakashi possui mais estamina aqui por não se desgastar com Sharingan, Itachi aqui não está desgastado com doença. E em luta de clones o Itachi não sai perdendo, pois o Rin já falou aqui que Itachi possui meios muito mais eficientes de lidar com clones.
Se Itachi é mais veloz, então como que vai ser pressionado por Kakashi e não o contrário? Como Kakashi não teria dificuldades para fazer selos contra um cara mais rápido, que pode metralhá-lo de kunais e fazer selos mais rápidos que a percepção do oponente?
Não existe desligitimação da letalidade de Kakashi, os ataques que ele possui podem ser letais, mas Itachi também possui ataques letais. Facilmente decepariam um membro do Itachi? Certamente. Mas sabe o que mais facilmente deceparia um membro também?
Uma simples kunai. Itachi com uma kunai também pode decepar membros, também pode impedir os jutsus, também pode matar por perda de sangue. Não tem para onde correr, velocidade e habilidade costumam ser os fatores mais importantes no combate a curta distância.
Aí eu novamente pergunto: Qual elemental daria trabalho para Itachi?
Suikoudan? Ele tem Suijinheki.
Suiryudan? Ele também tem.
Daibakufu? Suigadan.
Doryuheki? Shurikenjutsu que acerta através de obstáculos.
Moguragakure? Velocidade corporal superior.
Doton Tsuiga? Housenka Tsumabeni.
Raijuu Tsuiga? Maior poder de fogo com Goukakyu.
Raiton Kage Bunshin? Maior eficiente com Karasu Bunshin e Bunshin Daibakuha.
O que Kakashi possui em seu arsenal que Itachi não consiga lidar com velocidade corporal, seus próprios bunshins e seus elementais? A propósito, os Uchihas são ditos como tendo um "poderoso chakra". Existe a discussão se isso significa qualidade de chakra, ou quantidade de chakra. Mas se quer dizer qualidade, significa que Itachi estaria mais propenso a vencer conflitos elementais equivalentes (como Suiryudan x Suiryudan) e se quer dizer quantidade, então ele é capaz de esgotar Kakashi por ter reservas superiores. Fora o fato de ter seus principais trunfos em taijutsu e shurikenjutsu, o que é ideal para economizar chakra.
JonRed escreveu: que eu lembre esse é o único genjutsu que o Itachi usou sem o sharingan :
Usando a explicação do Gai , Lee e Minato , dá a entender que essa fraqueza do chidori está relacionado a ir em direção do adversário em velocidade e dar as estocada torna mais fácil o contra-ataque[...]
[...]E chakra/estamina , geralmente uso a relação de "quantidade de chakra vs consumo de chakra" se repararmos a maioria dos personagens que tem muito chakra , consomem muito chakra no seu estilo de luta. Tanto Kakashi quanto Itachi tem um estilo de consumo mínimo de chakra , o que os fazem gastar muito chakra é o Sharingan (kakashi) e o Mangekyou Sharingan (Itachi).Retirar o Sharingan de ambos retira essa famosa fraqueza de baixo chakra dos dois .
Canonicamente Kakashi não usa o Raikiri em batalha sem o Sharingan justamente pelo que Minato falou. É por isso que quando ele recebe os 2MS de Obito ele fala "Agora eu posso reviver esse jutsu". É por esse mesmo motivo que após perder o Sharingan ele deixou de usar o Raikiri e passou a usar o Shiden.
Raiton Kage Bunshin é relevante mas arriscado demais, pois gasta mais da metade do chakra só para usar essa técnica. Já Itachi possui uma forma de clone mais vantajoso com o Bunshin Daibakuha, que não precisa exatamente de contato e pode danificar apenas por proximidade.
Goukakyuu no jutsu é uma técnica mais abrangente e mais poderosa que o Raijuu Tsuiga (com melhores feitos também). Raiden seria muito menos efetivo que o Raikiri, pois necessita de um clone fazendo Raikiri junto ao Kakashi, já deixamos claro aqui a eficácia do Itachi ao lidar com clones, até então ignorada.
Armas com Raiton são úteis sim. Kakashi pode canalizar o Raikiri através da kunai, mas aí ele tem duas opções com isso: Usar para um ataque a curta distância, tendo exatamente as mesmas fraquezas de um Raikiri normal, ou arremessar o ataque, que então poderia ser evadido ou ter sua trajetória desviada, como mostra Obito. Não creio que Kakashi cauteloso do jeito que é desperdiçaria um Raikiri se não tivesse certeza que seria certeiro ou necessário. Itachi, inclusive, assim como Kisame demonstrou ser bom para desviar projéteis com Raiton ainda em sua versão doente quase cego.
Ninjutsu gasta mais chakra que shurikenjutsu e taijutsu. Se a vantagem de Kakashi é ter um cardápio de ninjutsu mais extenso, é natural que venha a ser o primeiro a se desgastar. Repetindo o que eu disse para o Rhaizen:
A propósito, os Uchihas são ditos como tendo um "poderoso chakra". Existe a discussão se isso significa qualidade de chakra, ou quantidade de chakra. Mas se quer dizer qualidade, significa que Itachi estaria mais propenso a vencer conflitos elementais equivalentes (como Suiryudan x Suiryudan) e se quer dizer quantidade, então ele é capaz de esgotar Kakashi por ter reservas superiores. Fora o fato de ter seus principais trunfos em taijutsu e shurikenjutsu, o que é ideal para economizar chakra.