Com shounen você quer se referir a demografia ou está falando de battle shonen como Naruto, One Piece, Bleach, etc.?
Grande HxH, com seu gigantesco arco das quimeras. Formigas aparecem do nada, evoluem do nada pela natureza e começam a devorar pessoas e se tornam super aliens do nada com uma explicação porca e péssimo plot.
Nada, o plot desse arco é muito bom, entrando nos méritos que você cita. As Formigas são seres desconhecidos dentro do universo de Huter x Hunter com essa capacidade especial que o Hokusai citou, naquele momento ninguém sabia de onde elas viam e porque começaram a aparecer em maior quantidade, mas posteriormente descobrimos que elas vem do continente negro, uma terra inexplorada e começaram a aparecer porque um dos países do mundo de Hunter x Hunter secretamente estava enviando expedições ilegais para lá.
O problema começa quando aparece uma formiga rainha que já tem genética humana por isso pode pensar racionalmente, tem gostos pessoais e é grande o bastante para comer humanos. Essa formiga toma gosto pela carne humana e se instala em um país isolacionista, por essa razão ela consegue formar uma colônia de formigas que tem as características da espécie e, ao mesmo tempo, de humanos.
Seria melhor o autor usar outra organização criminosa ou um grupo científico do mal que criou as formigas.
Não, eu vou entrar no mérito no final, mas o que torna esse arco bom, pelo menos para mim, são os simbolismos que ele carrega e um dos mais importantes é as formigas tem "sido" humanas no passado, já que elas conservam a consciência das pessoas que foram comidas.
As formigas de Gaia, tomam posse de um castelo, matam o adulto que é amigo dos protagonistas, o governo decide mandar meia dúzia de soldados sem uniformes, crianças e alguns amadores para enfrentar os alienígenas.
Essa é outra parte importante para a simbologia, as formigas tomam o controle de uma ditadura, é bem fácil perceber o paralelo, mas sobre o argumento de que enquanto em uma sociedade totalitária humana o poder é controla por coisas sem valor como laços familiares e conexões politicas, no reino animal as sociedades são controladas pelos mais fortes. Pelas formigas estarem controlando uma ditadura não afiliada a "ONU" daquele mundo e consequentemente a Associação Hunter, eles são obrigados a lidar com elas nas sombras, da mesma forma que os políticos não querem que a população mundial saiba que uma catástrofe desse nível aconteceu.
Vilãozinho filho do Cell se torna um grande pensador intelectual, se apaixona por uma humana cega jogadora de damas que não tinha medo dele por ser cega;
O Meruem, o vilão, é um dos melhores vilões da ficção, na verdade, acho que é o melhor vilão de um mangá que eu já li. Ele nasceu para ser o rei das formigas, que são uma sociedade totalitária e extremamente estratificada, por essa razão ele acredita ser o líder natural do mundo, mas mesmo sem perceber de precisa de auto afirmação, por isso ele desafia humanos em jogos intelectuais para se provar superior a eles no único quesito que poderiam superá-lo. Ele claramente é construído para representar a figura de um "ditador superior", do tipo que acreditar que pode governar porque é superior a todas as pessoas.
Então ele conhece a Komugi, a humana cega, ela é um ser humano no "nível" mais baixo possível, ela não é boa em nada, não é bonita, é deficiente, não é inteligente, ela só é boa em uma única coisa o jogo, que você chama de damas, e é capaz de superar o Meruem, de novo e de novo, o que consegue quebrar a auto imagem dele, ele descobre que não é bom em tudo e que um humano do mais "inferior" pode superar ele em algo e que talvez, no imenso mundo, muitos humanos superem ele em atividades especificas então ele tem a primeira epifania e percebe que o que dá a ele o direito de governar não é ser superior em tudo, mas ser o mais forte, a Komugi pode ser melhor que ele em damas, mas ele pode matar ela com o simples movimento de um dedo, ele se tornar um "Ditador pela força", do tipo que acredita que as pessoas devem obedecê-lo porque ele pode matá-las e esse é o direito dele.
Quando o Meruem se prepara para matar a Komugi ele encontra ela quase sendo morta por um pássaro e institivamente salva ela, sem entender o porque (ele não conhece coisas como amor e admiração), depois disso ele apresenta sua nova visão na luta contra o Netero, no mundo existem os mais diferentes tipos de pessoas com os mais diferentes tipos de habilidade, mas por causa da desigualdade criada pela humanidade a maioria das pessoas não seriam capazes de desenvolver suas habilidades, ele daria a chance das pessoas desenvolverem suas habilidades e garantiria as pessoas especiais (nos padrões dele) uma vida boa, ele se tornou o que pode se chamar um "Ditador justo", do tipo que apenas quer fazer o mundo um lugar melhor pelo seu próprio ponto de vista e isso dá a ele o direito de governar.
Quando está para morrer e escuta o nome da Komugi, Meruem tem a epifania final e a minha preferida (embora muitas pessoas não entendam), ele perceber que ele não estava naquele mundo pra governá-lo, mas sim encontrar o seu "Rei" (em japonês o termo para Rei funciona como um termo para "parceira/companheira") e que tudo que ele queria era poder ficar com a Komugi. No final, ele está até disposto a se ajoelhar pra uma formiga inferior pra encontrá-la, o Meruem deixa de querer ser um ditador porque entende que a vida mortal dele é curta e não devia ser gasta com sonhos megalomaníacos, mas sim ao lado da Komugi (ele até o final não percebe que provavelmente amava ela), e o maior símbolo disso e ela ter contado seu nome para a Komugi e ela chamá-lo por tal já que no mangá inteiro ele foi chamado por seu titulo "Rei das Formigas".
No final toda a jornada do Meruem é a de um ditador se humanizando até entender a real importância da vida humana.
protagonista fica puto pela morte de seu amiguinho adulto que conheceu há semanas atrás e do nada literalmente vira um homem fortão e fodão diante de seu odiado inimigo que simplesmente fez sua função, uma pressão super bem construída; protagonista quebra o braço e o osso fica mais forte depois, tanto quanto do outro braço que ficou treinando duro sozinho, uaaau.
Na verdade o Gon conhecia o Kaito desde criança e foi por causa dele que ele decidiu se tornar um hunter, mas o que acontece com o Gon não é por causa do Kaito em si, mas porque o Gon se considerava culpado pela morte do Kaito.
Indo ao que realmente importa, eu não considero Hunter x Hunter bom pelo plot, embora muitas vezes o Togashi tenha sacadas geniais e seja sim um bom escritor, a obra tem muitos furos, incoerências, momentos forçados e plots ruins, o que torna Hunter x Hunter realmente bom são os simbolismos e os temas.
Chimera Ants não é sobre formigas magicas tentando dominar o mundo, é sobre o que torna o ser humano "humano", por isso eu considero o melhor arco que já li em um Shonen e um dos melhores de forma geral.
Última edição por Dragão Paulistiense em Sex 23 Jul 2021, 16:58, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Erros de digitação)