Eu, particularmente, não sou o maior fã do gênero Battle Shōnen, justamente pelo fato dos autores, no geral, abusarem do protagonismo, conveniências de roteiro e não tomarem cuidado o bastante ao escrever uma estória, consequentemente trazendo furos de enredo e motivações baratas para a ação ocorrer. A maioria esmagadora dos Battle Shōnen falham em diversos aspectos em sua escrita, incluindo os mais populares do gênero, a exemplo: One Piece possui diversos furos e incoerências narrativas, abusa do plot armor, vez ou outra dá a oportunidade de um personagem que não seja o Luffy, Zoro ou Sanji de participar em um arco e os fãs enlouquecem achando que o Eiichiro Oda sabe trabalhar com uma grande quantidade de personagens; Naruto também possui diversos furos de roteiro e o Masashi Kishimoto não sabe trabalhar com um elenco tão grande, além de possuir um péssimo progresso narrativo quando se trata do nível de força dos personagens, onde evoluem de maneira absurda de um arco para o outro sem uma explicação coerente; Fairy Tail abusa do protagonismo, plot armors e não se preocupa em se aprofundar em quase nada que é transmitido ao público; Dragon Ball possui todos os defeitos anteriormente citados e mais um pouco; Boku no Hero, Kimetsu no Yaiba e Black Clover falham em praticamente tudo o que se propõem a fazer. Enfim, onde eu quero chegar é: A maioria dos Battle Shōnen, incluindo os mais aclamados e populares, possuem diversas falhas que devem ser ignoradas caso o leitor queira aproveitar o lado bom das obras.
É claro que o fato de possuir defeitos não torna estas obras necessariamente ruins, algumas delas possuem sim suas qualidades e se sobressaem em relação a maioria dos outros Battle Shōnen. One Piece possui um dos melhores worldbuildings da história dos mangás, além de apresentar estórias bastante cativantes e mensagens muito importantes para toda a sociedade, sem contar que o autor é extremamente preciso com os foreshadowings e sempre faz questão de apresentar algo que será importante anos depois de sua aparição; Naruto é dono de algumas das melhores coreografias de combate dos mangás, além de também conseguir transmitir muito bem as mensagens ao público e apresentar estórias emocionantes, ademais, possui fluidez narrativa e não se torna cansativo mesmo lendo vários volumes em um mesmo dia; e por aí vai. São muitos poucos os Battle Shōnen que possuem baixa quantidade de defeitos, e eu, particularmente, me lembro de apenas dois.
Estes dois Shōnen que me vêm a cabeça são os já anteriormente citados: Fullmetal Alchemist e Hunter X Hunter, e estes também não são isentos de erros. A obra da Hiromu Arakawa é excepcional em quase todos os aspectos, com exceção do ritmo dos acontecimentos, principalmente na reta final, que é bastante rushada; Contrastando com a última obra citada, o mangá de Yoshihiro Togashi é muito lento em certos pontos pela quantidade enorme de textos em apenas uma página, o que pode não agradar todos os leitores, apenas os que preferem obras com muitas explicações e que fazem questão de deixar claro tudo o que está se passando. A aparição e utilização da Alluka no arco das eleições também foi um plot armor para evitar a morte do protagonista, porém a transformação do Gon foi muito bem construída e explicada no decorrer da obra, é um erro considerar isso como protagonismo. Por fim, os traços do autor pecam em diversos momentos, mas não o culpo totalmente por isso, visto que ele possui problemas de saúde que o atrapalham
Enfim, os dois melhores Battle Shōnen que já li são Fullmetal Alchemist e Hunter X Hunter, eles são sensacionais em 99% do que se propõem a fazer, e mesmo assim possuem sim os seus defeitos, afinal, nada é perfeito. Se está procurando obras sem furos e afins, recomendo não buscar nesse gênero, porque a maioria esmagadora deles vai estar cheia de defeitos e, se você se incomoda tanto com isso, é melhor buscar por outras obras. Deixo como recomendação: Neon Genesis Evangelion, Monogatari Series, Yojouhan Shinwa Taikei, Steins;Gate e Oyasumi Punpun. Estas são bastante populares, então possivelmente já assistiu algum deles, são obras que não possuem furos e trabalham muito bem no que se propõem a fazer.