Reeves escreveu: Databook do L:
Databook do Near:
Eu não acho tão incongruente assim, o Near é muito inteligente, inclusive se você analisar o gráfico, existem áreas em que o L é mais desenvolvido e faz bastante sentido já que o Near é mais novo. Se você leu a continuação do Death Note, você vê que o Near evoluiu e se tornou uma cópia do L, ele resolveu o caso e ainda se colocou como imbatível ao pontuar que nunca perdeu uma investigação, então realmente, os gráficos fazem sentido com o que a obra passou para nós.
Sobre a vantagem do caderno, sinceramente, foi algo que também dificultou a vida do Light, ele teve que ir além da inteligência lógica, ele teve que saber lidar com pessoas, o caderno o colocou em situações desafiadoras, foi um facilitador mas ao mesmo tempo foi algo que trouxe problemas... inclusive, o L conseguiu um grande passo na investigação porque o Light fez um uso desmedido do caderno, então de certa forma, podemos cravar, conforme vimos na obra, que o caderno também facilitou a investigação do L.
Se você ir para uma conclusão geral, olhando todo material canônico, ficaria assim em questão de atributos intelectuais:
Near >= Light > L.
E muito infelizmente, porque o L é um personagem muito mais carismático que o Near.
Primeiro eu gostaria de te parabenizar, porque de todos os que eu vi aqui, você é quem fez a análise mais imparcial e inteligente, na minha opinião, eu concordo com quase tudo que você disse, com exceção do final, não acredito que o Near possa ser mais inteligente, ou pelo menos igual ao Light, no confronto entre light e L, o light jamais conseguiria matar o L dependendo só dele, já que ele não tinhas os olhos de Shinigami, as únicas opções eram se a Misa visse o nome do L e falasse pra ele, ou se o Rem o matasse, basicamente um lado poderia atacar livremente e o outro lado só poderia se defender e esperar ajuda, então a maior parte do tempo o light só ficou despistando para não ser pego, e ele fez isso muito bem, apesar de a Misa, na maioria das vezes, acabar atrapalhando, mesmo quando a Misa foi pega como segundo Kira, porque deixou DNA nas fitas, o light ainda conseguiu achar uma solução genial, estando completamente em desvantagem, e vale ressaltar que se a Misa não tivesse esquecido o nome do L, ela mesmo teria matado ele assim que recobrou as memórias antigas, e o light teria vencido mesmo sem precisar do Rem, enquanto que na disputa com o Near, o light manteve uma desvantagem absurda, porque além de o Aizawa basicamente entregar quem o light era, o Mello, e o outro Shinigami que apareceu, dificultou ainda mais a vida do Light, agora, além de ele só poder se defender e esperar ajuda, a defesa dele tava mais enfraquecida com ele acuado, e a única opção dele era o Mikami que foi quem não seguiu o plano e acabou decretando a derrota do Light, mesmo com isso tudo, Light acaba a obra tendo vencido o FBI, toda polícia internacional, L, Naomi Missora, o Mello (que inclusive era outro gênio) e acabou perdendo porque estava acuado e o Mikami não seguiu o plano, acredito que o Near não teria essa capacidade mental já que ele mesmo se diz abaixo do L, o que a obra confirma, na minha opinião, já que o Light mesmo diz que o L preveria que o caderno poderia ser falso, e o Near também confirma que não preveu o caderno falso, só quando o Mikami foi duas vezes no banco, assim eu acredito que o mais correto seria:
Light>L>Near