Sim, reagiu em um clash e outra vez dentro de um genjutsu. Ou seja, não fez nada na vida real e ainda tomou blitz.
Já lhe trouxe evidências de Itachi reagindo fisicamente tanto ao Naruto quanto ao Kabuto...Da mesma maneira que você se prende ao Hiruzen "desviando" do Juubito como um feito, porque você desmerece as reações do Itachi?
O Uchiha fragilizado pela sua doença evadindo dos Katons do Sasuke também não são uma evidência forte para você?
O Uchiha fragilizado pela sua doença reagindo ao KIirin não é uma evidência forte para você?
Eu não estou duvidando do significado da palavra clash, eu não estou dizendo que a PALAVRA em inglês "clash" se limita a golpes corpo-a-corpo, não seja assim. Eu sequer entrei nesse assunto pra falar a verdade. O que eu disse é: EU, NESSA DISCUSSÃO, estou classificando um ATO clash como um choque de golpes físicos entre dois personagens no início de uma luta que é usado diversas vezes na obra, como uma construção pra um grande combate.
Minha questão é: Você desconsidera a colisão de ataques de Itachi contra um adversário usuário de Sage Mode por ser um clash e ser uma "ação comum", mas enaltece a colisão elemental de Hiruzen contra a Estátua de Guru Guru, ao passe que tal ação também é um Clash. Porque?
Essa imagem só diz que os dois clãs eram os mais fortes, ok, realmente eram, mas os Senju eram superiores. Os Uchiha perdiam todos os combates pros Senju. Não houve UM onde saíram vitoriosos. Além da superioridade citada.
Antes mesmo do clash que você citou, é mencionado que ambos os clãs eram equiparados em questão de poder:
Antes da interferência dos pais na luta, poderia ir para qualquer lado o combate. Faça agora um paralelo com as minhas e com suas próprias comparações:
Você acha que Itachi venceria Kabuto SM solo?
Você acha que Itachi venceria Naruto SM + KM solo?
Você acha que Hiruzen venceria Guru Guru solo?
Você acha que Hiruzen venceria Juubito solo?
Percebe a clara discrepância de níveis, quando comparados ao paralelo que você está tentando levantar dos Senjus e Uchihas? Todavia, tais feitos (Itachi e Hiruzen) são exaltados justamente por causa da diferença tanto de chakra, quanto de nível do adversário...Minha questão continua sendo: Você está sendo seletivo, uma vez que considera tal premissa apenas para o Hiruzen, e nega veementemente a mesma premissa para o Itachi. Porque?