BitterWoman escreveu: mas é complicado quando todo mundo caí na do Ellos e começa a rolar este tipo de merda.
Posso não concordar no que se refere à cena do Naruto ser machista, mas em relação ao que foi dito acima estou de pleno acordo.
Joe Heartfilia escreveu: Não sei qual é "a graça" de enaltecer a popularidade da Hinata, se metade da popularidade dela vem por ser apaixonada pelo Naruto e por ser peituda.
A gente tem o exemplo da popularidade do Iruka no Japão, que é muito alta, popularidade de personagem "relevante" na franquia, tudo porque ele foi o primeiro a estender as mãos para o Naruto. Com a Hinata acontece algo parecido ao redor do mundo... E o que faz o "público" gostar da Hinata diretamente se relaciona com o que faz o "público" desgostar da Sakura: uma é extremamente aceita, sem esforço algum quase, por ter se apaixonado pelo Naruto enquanto ele ainda era visto como um fracassado, a outra é rejeitada em excesso por não corresponder o Naruto amorosamente e "babar" o rival dele. O ano é 2021, gente, tem que ser muito alheio aos comentários feitos acerca das duas para não ver isso. Porém, de qualquer forma, Sakura segue também popular, e sem ter essa regalia que faz a Hinata sair na frente.
Já aprendi a lição que vale mais a pena cutucar um vespeiro do que me intrometar em briga de fanbase de kunoichis, mas algumas coisas nesse comentário me chamaram a atenção que gostaria de pontuar.
Existe uma contradição inicial no que você disse ao tentar atribuir a popularidade da Hinata ou fato dela ser peituda (coisa que já vi você fazendo em outro tópico sobre popularidade) ao mesmo tempo que atribui os mesmos motivos do Iruka. É um racionício meio contraditório porque a Hinata só passa a ser apresentada como peituda no Shippuuden quando muita gente já gostava pelos motivos estabelecidos no clássico. Fosse esse o caso Tsunade Samui seriam as personagens mais populares do mangá.
Sobre o Iruka, esse é um ponto bem interessante, embora não totalmente correto. Existe uma diferença entre alguns tipos de personagens que os japoneses costumam gostar comparados aos tipos que nós ocidentais costumamos gostar.
Personagens desse tipo não tendem a entrar nos mais populares por aqui. Aqueles que são mais "comuns" tendem a ser bem populares no japão. Aqui é
"Fodase Iruka, brabo mermo é o Madara!!!"Mas você não deixa de estar certo quanto ao fato de que o grande chamativo do Iruka é ter sido aquele que estendeu a mão para o Naruto pela primeira vez. Isso é algo que acaba tendo muito a ver com técnicas de empatia usadas pelo autor. O Naruto é o personagem principal, aquele que a gente deve torcer e querer acompanhar. Se o Iruka é uma das pessoas mais queridas para o Naruto, e o sentimento que o personagem Naruto tem pelo Iruka é passado também para o leitor, isso significa que o autor conseguiu fazer você se conectar com o personagem.
Esse parágrafo todo acima não tem muita relação com a Hinata em si, mas um tempinho atrás estava abordando esse assunto do porque o Iruka não é um personagem tão querido assim pra gente e eu só queria aproveitar a oportunidade para falar sobre mesmo
Voltando para a Hinata, você está realmente correto quanto a metade do motivo de gostarem dela ser pelo fato dela também ter sido uma das primeiras a reconhecer o Naruto quando ninguém mais fazia, porém falha completamente em entender a outra metade: que não tem nada a ver com tamanho dos peitos, a propósito.
É novamente o que eu falei no começo sobre as técnicas para gerar empatia. Um grande exemplo é o Lee, um dos motivos pelo qual o personagem é tão querido é jutamente porque ele representa o "underdog", aquele personagem que vem de baixo e tem que se provar. Isso é uma característica que gera empatia e faz a gente querer torcer por ele. Com a Hinata é algo similar. Ela representa a personagem tímida e insegura que deseja criar coragem e mudar. Isso é algo que gera empatia. É algo que permite as pessoas se identificar e torcer pela personagem. Naruto, Lee e Hinata inclusive trabalham um tema similar que é o desejo de se provar, cada um por uma razão diferente. É curioso pois narrativamente falando a função de Lee e Hinata é servir como setup pro Naruto nas lutas contra Neji e Gaara, mas os personagens acabaram se tornando muito populares, surpreendendo até mesmo o Kishimoto.
Falando um pouquinho da Sakura agora, você novamente está certo no que diz respeito a muuuuita gente que desgosta da personagem por essas razões bobas do início da série, ignorando o desenvolvimento que ela teve. Porém, é possível entender o motivo disso baseado no que eu elaborei a cima, certo? A história segue o Naruto, que é o personagem feito para termos uma conexão maior. É natural como leitor gostar dos personagens que tratam bem nosso protagonista e desgostar dos que destratam. A Sakura acaba caindo nesse caso. Não é simplesmente o fato dela não corresponder o Naruto e "babar" o Sasuke. É simplesmente ela sendo babaca mesmo. E isso não é uma coisa ruim necessariamente, pois é algo que dá margem para a personagem se desenvolver(ou desabrochar), porém a diferença é a ordem que isso ocorre. Se pegarmos alguém como o Kakashi, por exemplo, ele é um cara legal desde o começo, porém temos um flasback que mostra que ele era babaca no passado e eventualmente se tornou alguém que se importa muito com os amigos. No caso da Sakura ela é mostrada sendo babaca com o Naruto desde o início e pouco a pouco amadurecendo e passando a valorizar mais ele como amigo. O grande problema disso tudo é aquele famoso ditado:
A primeira impressão é a que fica.Esse não é o único motivo que eu citaria, há também o fato que considero a Sakura uma personagem sabotada pelo autor. Parte é incapacidade, outra parte não. Lembra quando eu falei sobre as técnicas de gerar empatia pelo personagem? Considere a apresentação da Sakura no exame Chuunin, por exemplo. Somos apresentados à amizade de Sakura com Ino, mas um dos fatores que tornou-as rivais foi o fato das duas gostarem do Sasuke (Sim, eu sei que há mais que isso e estou simplificando, mas esse é fator que mais se destaca na memória das pessoas), acabamos não tendo motivos muito grandes para torcer pela Sakura a não ser os que já torciam desde o começo. A cena que cumpre o propósito que falei é a clássica cena na Floresta da Morte da Sakura cortando o cabelo, mas aí entra o que eu falei da personagem ser sabotada. Como manter o impacto da Sakura desejar ser aquela que vai proteger em vez de ser protegida se logo no fim do arco é a Sakura presa numa árvore para servir de motivação para o Naruto proteger ela? Se nos arcos seguintes ela não faz nada a não ser pedir ajuda para o Kakashi e o Naruto? Como disse, não teria problema isso ser algo feito para desenvolver a personagem (que a propósito tem um bom desenvolvimento até determinado ponto, até ser sabotada novamente), porém a Sakura acaba delegada a segundo plano. Muita gente gosta da "nova Sakura" no início do Shippuuden e esse seria o payoff do desenvolver da personagem, porém aquela Sakura que fala pro Naruto "Temos que ser fortes juntos", "Na próxima vez eu vou estar do seu lado e vamos salvar o Sasuke juntos" acaba sendo assassinada. Aquela Sakura com personalidade com foco no seu desenvolver como ninja passa a ter todo o seu plot atrelado primariamente ao Sasuke.
Voltando agora a uma comparação com a Hinata, você provavelmente dirá que a Hinata também tem seu plot todo atrelado ao Naruto, e é verdade. Um dos problemas, porém é que o plot do Sasuke causa desgosto em muita gente (eu incluso). Isso vale pro Naruto e Sakura, a propósito, porém o Naruto por ser protagonistas tem outros plots interessantes (Jiraiya, Minato e Kushina, Nagato, Kurama).
Agora eu sinceramente não vejo onde Hinata tem uma "regalia" que a Sakura não tem. Você disse em outro comentário
"Há várias personagens tímidas e bonitinhas em mangás que não são populares", isso é verdade. Assim como também é verdade que há muitas personagens que são apaixonadas pelo protagonista e que não são populares. Então não é uma questão de só ser popular. Você perguntou se a Hinata fosse apaixonada pelo Kiba. O que ser apaixonada pelo Kiba traria à personagem que nos faça gostar dela? Se fosse o caso não haveria a história de ter reconhecido alguém pelo que ele era e se espelhar nesse alguém para se tornar mais forte.
Claro que é totalmente compreensível esse tipo de história não interessar todo mundo, afinal nenhuma história faz isso, mas considerar uma caracteristica da personalidade da personagem uma "regalia" é estranho. Principalmente por Sakura tem a "regalia" de ser a heroína ao fazer parte do time principal junto ao protagonista e ter muito tempo de tela.
Hinata é uma personagem quase inexistente no shippuuden(problema), porém quando ela aparece tem um momento memorável no arco do Pain. Sakura tem muito mais tempo de tela, porém seu desenvolvimento começa a declinar(problema).A verdade é que no final das contas a rosada acaba atraindo mais antipatia pela forma como o autor lidou com ela. O arco da reunião dos Kages é um grande exemplo, onde quem já hateava passou a hatear mais ainda, quem era neutro passou a desgostar e quem era fã passou a defender com unhas e dentes ainda mais. Hinata é meio apagada, então quem é neutro só ignora, rola os olhos ao ver ela aparecer só pra dizer "Naruto-kun" e segue em frente.
Bom, no fim das contas falei mais do que originalmente me propus, entrando em alguns aspectos tangenciais, mas só para não ser respondido com um TCC de 80 páginas do porquê a Sakura é uma excelente personagem, quero deixar claro que isso que eu fiz não é uma comparação de "Sakura x Hinata quem é melhor?" é mais para abordar numa forma geral essa questão da popularidade, do porque a Hinata no geral é mais queridinha pelo fandom e a Sakura tende a ser mais hateada. Gosto da Sakura e acho que ela até tem um bom desenvolvimento para uma personagem feminina de Naruto(embora incompleto). Outro fator do hate da Sakura é a piada do "Sakura é inútil", que deveriam ter parado na luta do Sasori, mas voltam com força total quando o Kishimoto faz a personagem cujo desenvolvimento seria deixar de ser um fardo e passar a ser aquela que também cuida dos seus amigos, ser aquela que foi salva duas vezes pelo Naruto e pelo Kakashi de ser morta pela Sasuke. Aí não tem nem como discordar de como a personagem foi sabotada pelo autor mesmo.
Expectativa Realidade -OFF TOPIC: Não sabia que a Hinata tinha ficado acima do Sasuke nas pesquisas de Boruto. Qual o motivo da aparente queda de posição do Sasuke? Ele sempre foi um dos top popularidade e pelo que sei ele tem bastante destaque em Boruto também.