Tópico criado para tecer algumas considerações a respeito do cosmo de Shaka e Camus no mangá. Os principais fundamentos para corroborar minha argumentação estão nas postagens recentes destes dois tópicos:
https://www.cdz.com.br/forum/topic/10173-shaka-de-virgem-x-saga-de-gêmeos/page/8/#comments
http://www.cdz.com.br/forum/topic/12930-interpretação-sobre-a-perda-dos-sentidos-nas-12-casas/?tab=comments#comment-483288
Eu resumirei o conteúdo dos tópicos acima aqui, mas é bom lê-los para terem um melhor entendimento.
1. Hyoga x Ikki
Eu argumentei a superioridade do cosmo de Saga em relação ao cosmo de Shaka a partir da comparação do desempenho de Seiya e Ikki contra os mesmos, respectivamente, ao perderem seus sentidos. Aduzi que, se Seiya também tivesse perdido o sexto sentido contra Saga (tal qual ocorreu com Ikki contra Shaka), Seiya perderia do mesmo jeito, arguindo ainda que o nível base de Seiya e Ikki (nas respectivas lutas) era semelhante.
Farei algo parecido aqui, mas a comparação será entre Hyoga (da luta contra Milo) e Ikki (da luta contra Shaka).
Primeiramente, vamos analisar o nível geral de ambos. Embora Ikki seja o mais forte dos cavaleiros de bronze, o nível de Hyoga já era muito próximo do dele desde o início da obra, tanto que Hyoga teve duas oportunidades para derrotá-lo, não o fazendo por interferências externas. O fato de Kurumada colocá-los para se enfrentar no 1x1 duas vezes indica que Hyoga era o mais capacitado para lutar contra Ikki individualmente.
Apesar dos revés nas 12 Casas contra Aldebaran, a armadura de Gêmeos e Camus, Hyoga atinge uma evolução enorme quando enfrenta Milo. Além de conseguir suportar a dor excruciante das 14 Agulhas Escarlates, ele ainda conseguiu aprisionar o escorpiano no Círculo de Gelo, bloquear duas vezes a Restrição, congelá-lo duas vezes e acertá-lo com o Turbilhão de Gelo (sem contar o último ataque, que atingiu todos os pontos vitais de Milo).
Em termos de desempenho sem alcançar o Sétimo Sentido, Hyoga foi um dos melhores (se não o melhor). O desempenho de Ikki pré-Tesouro do Céu também foi muito bom. Considerando tudo isto, é razoável dizer que o nível base de Hyoga e Ikki também estavam próximos nos confrontos contra Milo e Shaka, respectivamente. Afinal, manter um combate contra um cavaleiro de ouro daquela maneira (independentemente de qual dourado fosse) é um feito e tanto.
A comparação é válida também (e principalmente) para o nível cósmico de ambos, onde presumo também estarem a par nestes confrontos em específico. Logo, podemos traçar a seguinte relação: Hyoga (base em Escorpião) = Ikki (base em Virgem).
2. Perda dos sentidos x Perda dos sentidos
Conforme indagado no segundo link, e com esteio nos argumentos sobre o Seiya utilizados no primeiro link, a perda dos sentidos pode ter sido o principal fator para Hyoga ter conseguido superar o cosmo de Milo. Ou seja, involuntariamente ele se valeu do mesmo expediente de Ikki contra Shaka (e de Seiya contra Saga).
Ocorre que Ikki perdeu seis sentidos, ao passo que Hyoga perdeu cinco. Outra diferença é que a perda dos sentidos de Hyoga não era permanente (Milo diz que eles voltariam dentro de alguns dias) e nem ocorria de maneira direta, mas isto não tem relevância, pois naquele instante o Cisne estava privado dos seus sentidos da mesma maneira que Ikki e Seiya.
Spoiler :
Assim, a seguinte relação pode ser feita:
a) Ikki (-6 sentidos) > Shaka
b) Hyoga (-5 sentidos) > Milo
Partindo dos pressupostos de que o nível de cosmo base de Hyoga e Ikki eram parelhos e que a variação de elevação cósmica com a perda dos sentidos também foi a mesma, temos que a diferença de nível cósmico entre Shaka e Milo é de aproximadamente um sentido privado. Isso porque Ikki precisou perder um sentido a mais que Hyoga para superar seu oponente.
Na verdade, isso é apenas especulativo, pois não sabemos como o cosmo de Ikki se compararia com o de Shaka caso perdesse cinco sentidos ao invés de seis. Digo isso porque o cavaleiro de Virgem ficou assustado com o nível alcançado por Fênix, ilustrado por uma massa de cosmo à frente de Shaka:
Spoiler :
Ou seja, talvez Ikki conseguisse superar por muito pouco o cosmo de Shaka mesmo se preservasse o sexto sentido. Mas vamos supor que não seria o caso, mantendo a conclusão acima entre Milo e Shaka com base em Hyoga e Ikki. Sendo assim, vamos estabelecer as seguintes comparações:
1) Shaka > Ikki (-5 sentidos) = Hyoga (-5 sentidos) - igualdade de cosmo na forma base e mesma variação de cosmo com a perda dos sentidos
2) Shaka (olhos fechados) = Milo
3) Shaka (olhos abertos) > Milo
3. Hyoga x Camus
Certo, sabemos que Hyoga superou o cosmo de Milo na casa de Escorpião. Entretanto, como este mesmo cosmo se compara com o nível de cosmo de Camus? Eu já argumentei sobre isso neste fórum. Hyoga ainda não havia atingido o nível do seu mestre (mesmo superando o de Milo).
Camus observava Hyoga nas 12 Casas o tempo todo. Ele sabia, por exemplo, que seu pupilo foi libertado do Esquife de Gelo pela espada de Libra (Milo não sabia disso). Camus também estava prestando atenção no confronto do seu discípulo com o cavaleiro de Escorpião (vide imagem acima).
Desta maneira, o aquariano estava ciente do nível de cosmo atingido por Hyoga contra Milo. Não obstante, Camus fica surpreso quando Hyoga consegue reproduzir o mesmo nível de ar frio que o dele:
Spoiler :
Ao dizer anteriormente que Hyoga jamais alcançaria o mesmo nível de congelamento que o dele, isso reforça que o Cisne em nenhum momento havia atingido o mesmo pico cósmico de seu mestre nas 12 Casas até então:
Spoiler :
Hyoga e Camus cantam que o nível de congelamento depende do cosmo (obviamente), então há relação direta entre o grau de ar frio com o nível de cosmo dos personagens analisados.
Desta feita, tracemos a relação abaixo:
Camus > Hyoga (-5 sentidos) > Milo
4. Hyoga x Shaka x Camus x Milo
Antes de prosseguir, farei uma relação geral para que ninguém se perca:
1) Ikki (-6 sentidos) > Shaka > Ikki e Hyoga (-5 sentidos) > Milo
2) Hyoga (Zero Absoluto) > Camus > Ikki e Hyoga (-5 sentidos) > Milo
3) Shaka ??? Camus
Bom, eu advoguei em favor do Shaka ao argumentar que Ikki preservando o sexto sentido ficaria abaixo dele. Contudo, o quão abaixo ele ficaria?
A julgar pelo espanto do virginiano com o nível de cosmo elevado por Fênix, especialmente pela ilustração do cosmo do bronzeado quase engolindo o cavaleiro de Virgem, pode-se inferir que este superou o cosmo de Shaka a uma diferença considerável.
Assim, se subtraíssemos da equação um dos sentidos privados, por mais que Ikki acabasse ficando abaixo de Shaka, a diferença seria pequena, haja vista a folga que a perda do sexto sentido lhe proporcionou. Nesse diapasão, o mesmo vale para o nível cósmico de Hyoga no final da luta contra Milo, dado que Ikki (-5 sentidos) = Hyoga (-5 sentidos).
Outra forma de enxergar essa equação é a partir do argumento lá em cima de que a diferença entre Shaka e Milo é de aproximadamente um sentido privado. Como Hyoga superou o cosmo de Milo, então a diferença entre o Cisne (-5 sentidos) e Shaka de olhos abertos é menor que um sentido privado.
Sabendo disso, restaria saber o quão abaixo Hyoga (-5 sentidos) está de Camus, pois seria determinante para sabermos quem tem mais cosmo entre Shaka e Camus. Essa análise talvez não seja possível, mas dá pra fazer uma comparação indireta entre Milo e Camus para chegar a essa resposta. Para tanto, vou me valer dos eventos da saga de Hades.
Spoiler :
Ao contrário do ocorrido com Ikki e Hyoga, o Tesouro do Céu e as Agulhas Escarlates (bem como o Relâmpago de Plasma) enfraqueceram bastante os renegados. Saga diz que o cosmo deles estava exausto e que mal se aguentavam em pé. Milo ainda se pergunta de onde eles estão arrancando forças após serem golpeados consecutivamente.
Pelo exposto, considerando que Saga, Camus e Shura estavam longe das condições ideais (comprovado pelas falas dos personagens e pelas circunstâncias) e mesmo assim arrancaram um empate, deduz-se que, caso estivessem 100%, venceriam a tríade de dourados com folga.
Este momento é muito pertinente porque Camus e Milo estão em lados opostos na disputa de poder, sendo que ainda temos Aiolia no trio dos dourados. Eu disse que Milo equivale a Shaka de olhos fechados. Pois bem, o mesmo vale para Aiolia, vide empate entre ambos na Sala do Grande Mestre. Logo, fica mais fácil traçar o poder médio dos dourados nesta cena.
Concluindo: se a diferença entre Milo e Shaka é de aproximadamente um sentido privado (vide item 2) e Camus é consideravelmente mais forte que Milo, é possível atestar que o cosmo de Camus é superior ao de Shaka, mesmo que a diferença seja mínima.
5. Zero Absoluto
Sou adepto do argumento de que Camus alcançou o Zero Absoluto na saga de Hades, conforme demonstrado quando ele congela a joelheira de Shaka:
Spoiler :
Sem muitos rodeios, partindo da premissa de que Camus alcançou o ZA na saga de Hades, então seu nível de cosmo é ainda mais forte do que a base analisada aqui. Ou seja, se toda a análise acima ainda restar remotamente controvertida, esta tese fortalece ainda mais meus argumentos.
Boa leitura a todos os entusiastas de Saint Seiya.
Créditos às imagens:
https://santosdebronze.blogspot.com/2021/11/ilustracoes-dos-cavaleiros-de-ouro.html
https://www.saintseiya-anime.com/ja/