O curioso é que Saga dispensou Shura e Camus contra Kanon. Mas contra Shaka, Saga precisou da ajuda dos dois. Também é curioso que os que defendem que houve "teatro" só o alegam na luta contra Shaka; na luta contra Mu, enaltecem os 3 renegados.
Exclamação de Atena só pode ser executada por 3 dourados; os 3 ressuscitados continuaram com os mesmos poderes de quando eram cavaleiros de ouro.
Os 3 Darks estavam suando (Saga cagou pra dentro)= não houve encenação na luta (não havia liame subjetivo entre Shaka e os 3 darks) ...... o objetivo dos 3 darks era chegar, a todo custo, até Saori para falar da armadura de Atena, ainda que tivessem que matar os cavaleiros de ouro , isso fica claro na luta contra Mu (que enxerga o choro dos 3)------ se fosse Shaka, Shura e Camus vs Saga = Saga teria morrido. Shaka também não tinha a intenção de matar os três (senão ele teria usado o tesouro do céu logo de início), mas ele o faria, para conseguir o seu objetivo.
1-Shaka possui mais cosmo, incluso o maior das 88 constelações(mangá e enciclopédia solidificam tal afirmação), e sabemos que o cosmo define uma luta.
2-Diferenças na quantidade das técnicas especiais.
Shaka: Saga:
-Rikudou Rinne -Explosão Galáctica
-Tembu Horin -Outra Dimensão
-Tema Koufuku -Satã Imperial
-Tenkuhaja Chimimoryu -Remoção de Sentidos
-Khan
-Ohm*
-Temporinnin
3-Diferença entre as técnicas:
-TH remove seis sentidos, ataca em área (podendo atingir vários alvos), não permite ataque/defesa/fuga/esquiva, possui poder destrutivo (vide as sapuris da tríade). A remoção de sentidos do Saga são simples socos onde atinge apenas um indivíduo por ofensiva, os ataques se baseiam na própria velocidade de Saga, portanto, qualquer cavaleiro de ouro pode se esquivar (ou qualquer alvo com cosmo equivalente), remove até os cinco sentidos básicos e não possui poder destrutivo.
-Saga sabe criar ilusões mas não chegam a intimidar ninguém, inclusive de fácil desvencilho, tanto que não foi muito explorada pós saga santuario. Shaka cria ilusões tão poderosas que chegam a intimidar o próprio Saga (ele cita ser assustador o nível das ilusões) a ponto de precisar usar a EG para se livrar temporariamente delas, posteriormente inclusive se sentindo estar a mercê de um capricho divino (prendendo eles por quase 4 horas na casa de cancer no processo).
-O poder mental de Shaka é tão poderoso que foi o único personagem, em toda a obra, a não ser afetado pelo Golpe Fantasma de Ikki. Também é capaz de materializar algumas gotas de seu próprio sangue para criar uma poça gigantesca que o próprio Ikki pensou se tratar de uma ilusão. Também é capaz de eliminar a memória do alvo (sem mensuração do quanto, afinal Shaka estipulou que Ikki só se lembraria quando se encontrassem, então não podemos afirmar que é temporário). O Satã Imperial de Saga rivalizou com o Golpe Fantasma de Ikki onde o próprio Saga citou que eram equivalentes. A dedução que o SI não funcionaria em Shaka é mais que óbvia.
4-Resolução das técnicas:
-Saga anulou facilmente o golpe da Invocação dos Espíritos Malignos de Shaka.
-Shaka anulou completamente o Outra Dimensão de Saga, já que pode transitar entre dimensões.
-O Satan Imperial, que empatou com o GFF de Ikki que nada fez com o virginiano, deduz-se não funcionar em Shaka.
-A Rendição Divina foi anulada por Saga, acompanhado de, Shura e Camus. Afirmar que derrotaria Saga ou que Saga o anularia por si só seriam achismos.
Por outro lado, foram necessárias duas Explosões Galácticas para matar um cavaleiro de bronze, portanto, protegido pelo nível mais baixo de proteção. A EG chegou a ser usada, num pico de cosmo de Saga, contra Milo devidamente protegido por sua armadura de ouro que cita que seria morto sem o aviso prévio de Mu. A credibilidade dessa afirmação é duvidosa (basta usar o exemplo anterior citado como referencia), mas vai de cada um acreditar ou não. Mas, além de duvidoso um dourado cair para apenas uma EG, Shaka dispõe de uma técnica defensiva, Khan, que pode não ser a maior do mangá, mas não é considerada única e exclusivamente porque não foi posta a prova, já que nunca falhou em proteger o cavaleiro de virgem, na pior das situações lhe rendendo apenas um corte na testa. Contra "apenas" rajadas de cosmo, sim, mas contra três rajadas, uma delas a de Saga que destruiu metade da casa de virgem (que já denota o cosmo do cavaleiro de gemeos e, de acréscimo, mostra o poderio defensivo do Khan e, de acréscimo, destaca o cosmo de Shaka, porque afinal ainda é considerado o maior do santuário [excetuando-se Atena]).
Pra resumir, então, afirmar que a EG mataria Shaka.. é possível, é, mas é raso. Muito raso e carece de mais feitos pra isso. (não considerei aqui EGs de outros cavaleiros de gemeos porque, afinal, é Saga o confrontado em questão)
-Usar a remoção de sentidos de Saga em Shaka seria um desperdício, tal qual bastaria Shaka se esquivar ou defender-se de tal ofensiva, mas todo resultado provido de uma técnica especial depende do cosmo tanto do atacante quanto do alvo e ao julgar que Shaka já possui um cosmo maior que o de Saga, imagino que nem se daria ao trabalho de uma esquiva ou defesa(veja por exemplo que a Ave Fenix de Ikki, que fez Saga voar e se chocar contra pilastras, não passou de brisa para Shaka). E a remoção de Saga é tão simplória que Kurumada nunca mais a explorou.
Opostamente, cair no TH sempre se mostrou simples de ocorrer e, para toda hipótese, nessa situação só existe uma forma de quebrá-lo: elevar o cosmo superando o de Shaka. Ikki, em estado de exceção e portanto milagrosamente(segundo maior pico de cosmo do cavaleiro de fenix de todo o mangá, só perdendo para a adição da armadura divina) teve seus segundos e com isso apenas removeu Shaka do caminho. Saga conseguiria fazer o mesmo?... quem garante e por que?? A única vantagem de Saga(olha a colher de chá) nessa situação é que, porcentualmente, sempre que foi mostrado alguém sendo atingido, o alvo quebrou e superou o cosmo de Shaka. Por outro lado, a técnica nunca falhou e sempre exigiu muito esforço para ser desfeita.
*-O Ohm não é uma técnica especial ofensiva, é um mantra que serve para concentrar e amplificar momentaneamente o cosmo de Shaka, sendo usado quase sempre antes de uma Rendição Divina, portanto, por si só ele não faria nada em Saga, mas poderia corroborar para um dano mais relevante contra o mesmo.
-Sobrou o Ciclo das Seis Existências que nada mais é do que um ataque espiritual. Shaka remove a alma do alvo e a joga em um dos seis mundos descritos. Saga nunca demonstrou ter poderes para se esquivar de uma técnica desse calibre (somente Máscara da Morte e Shaka possuem ataques do tipo).
-O Temporinnin seria uma técnica que limparia a mente de Shaka afastando toda e qualquer dúvida dele. Hipoteticamente falando, esta talvez seja a técnica que permite criar imunidade a Shaka sobre ilusões. Vale lembrar que tal cavaleiro foi o único em todo o mangá a anular completamente o GFF de Ikki.
5-Comparativos de resultados em batalhas:
-Já na primeira aparição de Shaka ele foi comparado a Deus(também por seu poder) por Ikki.
-Antes da saga santuario, Saga confronta-se com Aiolia, atacando com uma rajada cósmica na surdina que cai a uma distância considerável. Na continuação, Saga ataca primeiro e Aiolia, levantando-se, rivaliza as rajadas cósmicas, tendo a luta interrompida por Shaka. Na atual situação Saga estava desprovido de sua armadura dourada, o que basicamente implica numa vulnerabilidade maior, mas não em perda de poder. Shaka confronta-se com Aiolia numa batalha que é interrompida empatada. Nela, Shaka não abre os olhos e nem se utiliza do Khan para se defender e contra-atacar.
-Na saga santuario, bastou para Shaka um TK para derrotar Seiya, Shiryu e Shun. Matou Ikki ao fazê-lo cair em um dos seis mundos, mas sua morte foi espírita e não física, então logo retornou(não faço ideia do porque tão rápido, conveniencia narrativa provavelmente). Era capaz de retornar da dimensão em que Ikki o levou no tempo que quisesse, não o fez por X motivos. Aqui vale a citação de que a corrente de andromeda, que nunca volta-se contra seu dono, foi completamente paralisada e atacou Shun quando a utilizava para atacar Shaka. Em termos comparativos, a corrente apenas ficou paralisada frente a ilusão de Saga.
Já Saga foi surpreendido pelo cavaleiro de andromeda na casa de cancer, tendo sua ilusão desfeita ao ser atingido por uma corrente em que percebeu que se aproximava mas nada pode fazer para impedi-la de acertá-lo. No salão do Grande Mestre, apenas rivalizou no plano mental com Ikki. No poder destrutivo, matou Ikki na segunda EG, fazendo-o retornar apenas em Poseidon (morte fisica). Mas foi derrotado por Seiya que teve auxílio dos outros cosmos da classe bronze (que temos que ser justos, não era muita coisa, já que os bronzeados principais estavam quase mortos e os secundários... são secundários). Seiya opta por salvar Atena, enquanto Saga está desmaiado em sua frente, ao invés de matá-lo.
-Em Hades, Saga passa por muitas dificuldades ao confrontar-se com as ilusões de Shaka as quais só se livra delas depois de Shaka "se entregar".
-No combate pessoal, Shaka pouco faz da Outra Dimensão e chega a humilhar a tríade física e pscicologicamente. Não há elogios a Saga aqui em batalha, já que não lutou a sério até ser alvo do TH e seus feitos foram morais, como o de liderar e motivar Shura e Camus.
-Enquanto Shaka está morto, Saga é atingido inúmeras vezes pelo golpe de Aiolia, mas chega a bloquear impressionantemente sua ofensiva mais poderosa. Passa pela mesma situação com Milo, mas dessa vez ainda contra-ataca, podendo (ou não) tê-lo matado no processo.
Em ambos os casos, podemos concluir que Saga é um monstro em resistência física.
-Enquanto Shaka está morto, mesmo sem 4 sentidos, rivaliza a Exclamação de Atena com Mu, Milo e Aiolia.
-Enquanto Saga estava morto, Shaka trilhou com Atena por todo o inferno até Giudecca, onde peitou Hades (e devidamente teve sua fama -reconhecida).
-Enquanto Saga estava morto, Shaka transcende dimensões e o tempo para retornar ao século XVIII e enfrentar o cavaleiro de virgem do passado, salvando Shun e Tenma.
6-Comparativos de frases de efeito:
-Shaka é considerado o homem mais próximo de Deus. / Saga tem sua bondade comparada a de um Deus.
-Ikki compara Shaka a Deus em seu encontro na Ilha da Rainha da Morte. / Ikki cita que Saga se considerava o cavaleiro de ouro mais poderoso de sua geração.
-Shaka cita que Saga, Shura e Camus são os cavaleiros de ouro mais poderosos. / Saga cita que as ilusões de Shaka são caprichos divinos.
-O poder ofensivo de Shaka fez Dohko considerar tê-lo eliminado a tríade. / O poder destrutivo da EG de Saga fez o santuário inteiro estremecer.
-Shaka é dito ser o virginiano mais poderoso desde eras mitológicas. / Saga tem seu poder colocado no pedestal por toda obra não-canônica.
7-Quanto a enganação de Saga por 13 anos:
Na prática não fez muita diferença. Podem reparar, os cavaleiros de ouro tinham tão pouco contato com o GM que começaram a desconfiar somente próximo a saga santuario (exceção de Mu, Dohko, Afrodite, Shura e Máscara da Morte, evidentemente). O que implica em não sabermos na prática exata de que diferença faria(a única enganação foi ele se passar por Grande Mestre nesse período). Houveram atos dos cavaleiros de ouro questionáveis nesse período que, se eles soubessem da verdade, não teriam realizado?? Não há relatos quanto ao ocorrido durante esse período.
E quanto a Shaka, sabemos que ele não foi enganado por Saga diretamente como os demais mas sim indiretamente. Shaka tem o dom de ler a alma das pessoas, fez com Ikki e com Saga. Mas o lado bondoso de Saga mascarou o lado maligno, causando um auto-equívoco no virginiano.
Minha conclusão é óbvia:
Shaka dispõe de mais cosmo, técnicas e habilidades para vencer Saga do que o contrário e isso se mostra de forma muito clara.
Não acho que seria fácil, pelo contrário, Saga é outro monstro e não existiria combate fácil de um dourado para outro, seja quem for. Mas é o clássico caso de Shaka ser ainda mais monstruoso.
Então, Shaka venceria.
ave fênix vs Shaka:
golpe fantasma vs Saga:
Então, sobre Shion não tem muito o que considerar. Vale ressaltar que Saga foi ao Star Hill e foi GM, então deve possuir certos conhecimentos especificos sobre o santuario. Saga matou Shion na surdina, isso não lhe dá nenhum mérito, talvez até demerito por ser um ato pra lá de covarde. O "Shion Responde", ou era a Enciclopédia, chega a citar que se Shion estivesse jovem "jamais" teria sido morto (mas também não nos leva a pensar que Shion venceria num combate com Saga).
É muito nhénhénhé das sagalinhas, Shaka > Saga - ponto final.
Outra Dimensão é inútil contra Shaka, que tem a capacidade de transladar no tempo e no espaço. No caso concreto, bastou um simples salto para o lado para não ser tragado para outra dimensão...
Satã Imperial empata com o golpe fantasma de fênix, golpe esse que foi ineficaz contra Shaka, que o devolveu contra o bronzeano. Na ilha da Rainha da Morte, Shaka paralisou e apagou a memória do cavaleiro de fênix. Ou seja, outra técnica inútil, se usada contra Shaka.
A única técnica que pode causar algum dano a Shaka é a explosão galactica. Mas Shaka possui o khan como meio de defesa.
Por outro lado, Saga não possui defesa alguma contra o Tesouro do Céu, Ciclo das 6 Existências, nem contra a Rendição Divina.
Shaka >>> Saga.
well, well, well... Vamos ver a efetividade da técnica Tesouro do Céu.
a primeira vez que Shaka usou o tesouro do céu, deixou um cavaleiro de bronze sem alternativa alguma a não ser explodir o seu cosmo ao máximo e morrer, sendo que Shaka sobreviveu, indo outra dimensão, da qual poderia sair sem ajuda nenhuma. Ikki estava morto, não conseguiria sair sozinho da lá, precisou da ajuda do Mu (e depois do Shaka, que lhe restaurou os 6 sentidos -
vitória de Shaka