1- Senhores, tenho que lembrá-los de algumas coisas:
-Naruto pode burlar areia de gaara. Ele literalmente domina todos os 5 elementos, tem kekei genkais, modo sennin (taijutsu, ninjutsu>>>), tem 100% das suas reservas naturais de chakra que eram bem nerfadas, tem rasen shuriken de lava, vento, areia e outros. Ele pode fazer ate um de chocolate se quiser...
-Chakra das bestas
-Estamina ao quadrado, yin e yang
-Sensor+1000 clones. Odama rasengan, chou chou odama rasengan
-Mais de 8 Invocações mais OPs da obra
-ETC
Naruto tem todos os cinco elementos, mas apenas 2 é visto ele usando e de forma bem limitada deles. O fato dele ter, não quer dizer que domine jutsus daquele elemento.
O Chakra do Naruto já era 100% desde que ele liberou o selo da Kurama. Ele continua tendo muito chakra, mas não se compara.
Chakra das bestas provavelmente não tem mais, desde que a Kurama, que era o ponto de encontro (e não o Naruto), saiu dele. Fora isso, não é visto ele usando a um tempo, então o mais correto seria descartar aqui ao invés de criar fanfic mental.
Ele pode lutar usando os sapos, mas era algo fora do estilo dele. Naruto foi nerfado, diferente do Gaara, que está provavelmente mais forte.
Até poderia dar uma boa luta, mas dito o que falei acima não vejo o Gaara perdendo.
2-Mesmo estando em dupla (sasuke EMS e Itachi Edo). Passaram mal para kabuto, que dirá itachi? O que acham? Responda 1f618
Eles não estavam indo pra matar e o Itachi fez quase tudo naquela luta, inclusive salvar Sasuke.
4- Naruto vence Nenji e Gaara: O povo "Protagonismo"
-Sasuke quase vence Gaara: O povo "Sasuke solaria ele."
-Sasuke vence Naruto 1 cauda que tinha uma invocação: O Povo "sasuke é OP"
-Sasuke "vence" Deidara e Itachi: O povo "sasuke esta forte"
-Naruto vence Pain: "Naruto protagonismo"
-Com um clone Naruto vence Raikge, para a floresta do madara: "Protagonismo"
-Naruto "vence" Obito, Kaguya, Sasuke: "Protagonismo ao extremo"
ETC...
Sasuke estava solando o Gaara, Naruto precisou de contexto da Sakura se machucando, Gamakichi falando com pai dele, Gaara já zoado mentalmente após tomar um sacode do Sasuke...
Sasuke solou deidara após uma luta passando perrengue e o Deidara ainda teve ajuda que não só melhorou os ataques dele, mas fez ele não morrer logo de cara. Todo mundo sabe que Itachi se deixou morrer pro Sasuke ali, fora que já estava morrendo, o que possibilitou o Sasuke conseguir ir melhor do que iria normalmente e parecer mais verídico. Naruto vencer o raikage seria bem ok, mas sendo um clone é protagonismo, sim. Um clone é pra ser mais fraco que o original. Isso de clone as vezes ser bem mais fraco que o original, as vezes ser tão forte quanto, isso tudo é protagonismo.
Naruto vencer Pain até dá pra dizer que não foi protagonismo, mas ele teve muita ajuda do roteiro (lesma contando as habilidades pra ele, chegar com senjutsu e clones preparados, todos os sapos ajudando direto, pain sem shinra tensei).
Naruto vencer o Sasuke da forma que venceu achei um pouco protagonismo, o Naruto tinha forças pra vencer, mas ele não foi a toda até chegar em um ponto onde o protagonismo precisou ajudar. Quanto ao Obito e Kaguya, não é como se o Naruto tivesse solado qualquer um deles, no caso do Obito eu diria que foi ajuda de tudo que aconteceu, do Sasuke e dos amigos deles, é claro. No caso da Kaguya eu diria que foi protagonismo de todos que participaram da batalha.
Agora me respondam meu povo:
Filho de uma jinchuriki de nove caudas, que nasceu com um chakra poderoso mesmo dentro do seu clã. Apos nascer da mesma, Naruto "herdou" essa biju e viveu com ela por 33 anos, melhor usuário de energia Natural, Uzumaki, tem muito vigor e chakra, dominou varias técnicas, usou tudo que existe de poder em 'Naruto'...Como ele vence por protagonismo?
VS
Um ninja que nasceu em um clã com olhos especiais, mas que tem um desenvolvimento lento. Tem um chakra bom e é um gênio.
Apenas isso já fazia dele um dos melhores, mas não chega nem perto de Naruto. Depois vem gente falar que ele apenas é forte
Muito pelo contrario, o autor dava poderes novos e esquecia dos antigos, nerfou ele só para que se igualasse ao sasuke...
Enfim a hipocresia
Naruto não usou tudo que existe de poder no universo dele, mas as alegações sobre ele estão certas, agora quanto a pergunta "como ele vence por protagonismo?"
Os clones tem variação de força, o roteiro toda hora trabalha para a vitória dele, coisa que não faz com vários outros personagens; mesmo ele tendo todas essas qualidades que tu se referiu, por um bom tempo ele não foi top reflexo, força ou velocidade sem auxílio da kyuubi. Oponentes parecem ficar burros ou desligados perto dele, Neji chegou a desativar o byakugan (final da batalha) e ficar dando sermão no Naruto até o Naruto puxar o poder da kyuubi e conseguir virar o jogo...
"um ninja que nasceu em um clã com olhos especiais", o dito clã é ridículo de roubado, né, isso tá bem resumido. Esses olhos são uma das coisas mais fortes de Naruto. Sasuke dito por gênio por dominar técnicas rapidamente, ser ótimo em todas as áreas (muito talentoso) e ter bastante chakra comparado a um ninja normal. Sasuke tem reflexos, velocidade, taijutsu superiores e ainda tem sharingan pra auxiliar nisso tudo, além de dominar mais jutsus que o Naruto, que por sua vez tem só estamina e chakra a mais que ele, isso no começo, pelo menos.
Dizer que o Sasuke tem desenvolvimento lento? Ele tem um dos desenvolvimentos mais rápidos do mangá, é até meio zoado, assim como o Naruto.
Eu concordo que o Naruto no final está mais forte que o Sasuke, acho que todos ou quase todos concordam. Mas o trabalho do Naruto foi em cima de muito protagonismo, enquanto o Sasuke teve menos. E é algo bem chato, na minha opinião, pois eu gosto muito mais do Naruto do que do Sasuke, mas tento não me cegas por conta dos meus gostos.