Então, o problema é que Jiraiya e Tsunade sempre vão estar empatados em quase tudo. O detalhe está no quê especial do Jiraiya. Para o padrão shinobi, Jiraiya seque o padrão do ninja sem talento que não tinha capacidade para se desenvolver como os outros. Se parar para pensar, existe também pessoas assim. Pessoas que não conseguem se desenvolver na escola no ensino tradicional. Então precisam trabalhar com outra metodologia.
Voltando para o caso do Jiraiya, essa dificuldade o levou a procurar seu próprio caminho de aprendizado o que certamente abriu novas experiências que o fizeram evoluir de uma forma mais até interessante que seus colegas. O mesmo para Naruto. Basta lembrar que sozinho ele desenvolveu outro método para gerar um rasengan e só daquela forma, mais tarde, ele foi capaz de dominar/desenvolver os jutsus oodama rasengan e rasenganshuriken.
Coisas como conseguir aplicar com inteligência e eficácia um golpe no oponente ou até mesmo evadir das táticas inimigas para mim são bastante subjetivas uma vez que nunca ocorreu no mangá/anime motivos para crer que Jiraiya ou Tsunade (Hokage) poderiam ter uma dificuldade ou naturalidade em particular. Tirando os counters, por que a Tsunade precisa evadir? Então como vou compara-la com Jiraiya que necessariamente precisa ter essa noção? Como vou comparar o estilo de luta entre dois shinobi com técnicas tão distintas? Alguém viu a Tsunade lançar um katon no Madara? Podemos até sim comparar mas não podemos concluir quem é mais inteligente nisso ou aquilo.
Portanto, vou pontuar naquilo que acho justo:
- Eles são shinobi completos? Sim.
- Quem tem mais experiência em batalhas? Empate.
- Quem é o melhor estrategista? Se a gente pegar o modus operandi do Shikamaru como referência, os dois deixam a desejar. Não estou comparando eles com o Shikamaru mas sim seu modo de pensar.
- Quem tem a melhor adaptação com jutsus? O Jiraiya tem muito mais variações de jutsus elementais e possui um aprimoramento mais agudo com o modo sennin. Por outro lado, a Tsunade consegue lutar mesmo gravemente ferida e em uma batalha com um time, ela consegue ser muito mais útil de suporte que o Jiraiya. Então vai depender do contexto.
- Quem tem mais diferencial? Jiraiya. Ele é bom de se infiltrar sendo que passou boa parte do mangá estudando e descobrindo os motivos da Akatsuki.
- Quem tinha mais capacidade para lutar contra os principais vilões? Na minha opinião, Jiraiya. Apesar que ele perderia de todos como Tsunade também. Entretanto, acredito que o mestre do monte do sapo daria mais trabalho.
Então meu voto é no Jiraiya.
Comentarei mais se alguém me quotar.