Entendo, voce acha que moldar chakra é uma ação involuntária do corpo, entretanto, só pelo termo moldar, já fica claro que é uma ação voluntária
Eu falei contrair osso ali, confundi, kkk.
Isso de moldar é pra aprender. Mas não é diferente de um esboço simples de desenho, fica na base depois de um tempo. E o termo moldar já explica o quão mais simples é do que fazer com os mínimos detalhes e se apegando as nuances de cada técnica.
Agora coisas como C4 ser como chutar uma bola ?
Eu estava pensando em como argumentar, mas teu próprio argumento ajuda a provar meu ponto.
Experimenta fazer um mesmo tipo de coisa (suponha desenhar), e então, um tipo de arte específica (douton), e então, um tipo de personagem/desenho específico (moldar daquela forma (variações de argila, chidori, rasengan, etc)). Fica muito mais fácil. Não é completamente mecânico, mas é quase que inconsciente.
Usando ditos de outros mangás como base:
O Endeavor fala pro Deku e pro Bakugou que as coisas que eles fazem só se tornam boas realmente quando eles conseguem fazer quase que de forma inconsciente.
No skate o pessoal costuma dizer "na base". Isso é, quando temos uma manobra tão praticada que conseguimos fazer ela sempre, é o básico. Então, realmente, o molde ou transformação de chakra não seria tão mecânico, mas seria algo "na base". Isso é, impossível sem muito treinamento e simples após muito treino para aquele propósito.
Exemplo de propósito com o que eu falei antes:
Hashirama > Mokuton > experiência em molde (golens e etc) > arte sábia (meditação, budismo) > buda.
Sasuke > raiton > chidori > experiência com diversos chidori e controle de chakra upado por doujutsus > flecha de Indra
Naruto > rasengan (todo o processo foi mostrado e mesmo assim só com clones) > diversas variações treinadas > rasenshuriken > rasengan sem auxílio de clone > aplicação do método rasenshuriken em bijuudama e com outros tipos de chakra fora o fuuton (já que o método se aplica em aplicar aquele chakra específico no rasengan, então a mecânica é dependente do rasengan, não do fuuton).
Agora pense neste profissional indo moldar um origami e possuindo a velocidade do itachi
Esse exemplo é bom. É um molde mesmo, o que eu defendo é o passo a passo não ser tão minucioso e sim algo mais natural, após muito treino. O cara do origami provavelmente consegue imaginar origamis automaticamente, sem ver tutoriais no youtube, isso seria um cara que molda bem o chakra. Pra ele, moldar um barquinho ou algo um pouco mais difícil seria tão fácil que ele faria até prestes a cair no sono. Isso devido as técnicas e experiências que ele adquiriu com a prática.
Moldar como uma massinha ou origami é o ponto onde eu concordo. O que eu discordo é pensar a nível atômico o que cada coisa faz. Vimos no rasengan que as técnicas são feitas de uma forma para então surgir outra, como uma reflexão de algo que faz algo. Tipo uma flexão que pega muito peito, mesmo que pra quem estiver vendo de fora, o que mexe mesmo é o tríceps.
Cara Netero é de HunterXHunter aquele anime tem fundamentos e explicaçoes basicas mais solidas que naruto quanto a "moldar chakra"
Eu ia usar esse exato exemplo pra corroborar o que eu disse acima, mas como vi que tu tinha trazido ele já.
Só que o buda do netero, espiritos lá dos principes e etc... estao mais para invocação do que moldar algo.
Não, o buda do Netero é uma das coisas que melhor explica se pensar na fórmula.
Netero tem seu nen base (reforço) e então mistura diversos tipos pra formar o buda. Netero rezava e tinha uma linearidade budista de gratidão (além, claro, de ter treinado muito para chegar lá).
Ele, após tantos treinos aprendeu a sincronizar sua característica facilitada (a imagem de buda) com seus poderes de nen.
Ele não teria como trazer uma invocação usando apenas reforço. Ele também não teria como ser tão forte (especialmente o buda ser tão forte, sendo o ás na manga dele), se fosse de outra área, como observado pelo Hisoka, no arco da torre.
Netero ali faz uma mistura de habilidades e faz algo extremamente rápido como se fosse simples. Mas hunter nem é o ponto aqui, me aprofundei atoa.
Saisei no Jutsu da shizune é claramente uma versão piorada do Sozou Saisei e o Sozou Saisei upado é o Byakugou
Saisei no Jutsu-> Sozou Saisei -> Byakugou
Eu acreditava nisso também, mas aí tá uma das poucas coisas que o Doton falou que eu entendi e no final concordei.
O byakugou nada mais é que parte do chakra da Tsunade sendo concentrado em um único ponto pra, quando ela precisar, poder manter o souzou saisei por bastante tempo durante uma luta prolongada. Hashirama não precisava disso pois conseguia ativar grandes montantes de chakra sozinho. O byakugou nem seria preciso se a Tsunade tivesse um chakra muito maior ou conseguisse controlar tanto chakra quanto o Hashirama.
E essa técnica da Shizune pode ser inferior por controle de chakra (aí ela precisa de uma equipe para realizá-la) ou compensar o controle inferior com uma idealização mais forte para então criar uma técnica semelhante.
Fora que ali ela fala de cálculo da quantidade de células. Isso é, o jutsu montado foi previsto, ela não foi transferindo chakra célula por célula. No mais provável ela transferiu chakra pra uma área em que foi calculada o número de células. E então ela precisaria transferir do cabelo para o corpo, fazendo algo como um cálculo de área, não calculando milhões de células.
Ou é isso que eu falei, ou o pensamento dela é na velocidade do pensamento do flash, pra ir contando chakra célula a célula e fazer em 3 quadrinhos aquilo.
Se a konan tem velocidade de 1 giga, quanto nao seria a velocidade da tsunade curando milhares de moradores via Katsuyu ?
Esse exemplo é bom também. A Tsunade teria que calcular coisa um número muito acima dos trilhões e com várias pessoas simultâneas. Só não é dessa forma tão minuciosa, não tem como. A única exceção ao fato é caso tu acredite também que os personagens tem reflexos, pensamentos e etc muito superiores a luz. E mesmo assim não sei se daria pra contar célula por célula enquanto passa chakra e cura uma multidão de pessoas de tamanho, sexo, idade e lesões diferentes simultaneamente.
Para mim seja o Deidara moldando o C1 ou C4, ele pensa e molda o chakra dele, sem qualquer diferença de massinha de modelar
É isso. Eu quis dizer que esse molde se tornou mecânico já. Meus pontos já foram todos explicados nos comentários acima.
> Moldar e despejar são diferentes;
> Moldar quando muito treinado fica na base, muito facilitado na hora de fazer (exemplo: sasuke demorava um tempo pra carregar o chidori antes);
>Com certeza o molde de chakra e aplicação dele nos jutsus não se dá de forma tão minuciosa que necessitaria de pensamentos superiores a um attosegundo.
Nao acho, o 600bi é um jutsu grande, dividiu o oceano ao meio, entretanto, apenas na area onde o Obito estava ocorria as explosoes
O que ela fazia era como uma cachoeira. Onde a correnteza puxa as coisas e explodem ao chegar no obstáculo. Como já citei várias vezes. O rasengan, o chidori, o kuchyose e alguns outros jutsus foram mostrados sendo treinados. Em nenhum caso o treinamento envolvia pensar em nível atômico, mas sim entender como o chakra e metodologia da técnica funciona, se acostumar a passar o chakra daquela maneira e então dominar a técnica.
E a velocidade do chakra (controle) se mantém como instantânea para o pensamento do usuário. Mas a partir do momento em que ela é transformada em outra coisa já não é mais o mesmo, aí depende de outros fatores, como qual ninjutsu (goukakyu ou gouryuuka), algum movimento físico (cortes voadores de katana, rasenshuriken), etc.