Queria responder ao
@Rin mas vim tarde.
Pra variar, só complementando de forma mais simples,
sem equações complexas...
Resolvi essa questão de cabeça, sem muitas delongas nem altos cálculos. Usei mais concentração e lógica de proporções. Acho que é uma questão mais pra testar atenção e raciocínio do que matemática propriamente dita.
Só subtrair
12 - 4 e ver que os irmãos têm
8 anos de diferença um-pro-outro. Esse número oito já é bem sugestivo, só saber que quando o caçula nasceu, o primogênito tinha essa idade. É só proporcionar: passando-se mais esse tempo, o mais velho terá 16 enquanto o mais novo estará com 8, metade. E pronto.
Noutra questão doutro teste de QI que fiz tinha a mesma questão com números mudados. Irmãs tinham 15 anos de diferença, sendo óbvio que a mais velha teria 30 quando a caçula completasse 15. Se não me engano, enunciado dizia que a velha tinha 18 e a nova 3.
@ShinobinoKamiEu queria saber se o teste é confiável, até por isso o divulguei aqui. Mas obtive poucas respostas até agora e as querias sinceras.
Meu resultado desse teste que postei aqui foi realmente feito de primeira sem me focar tanto. Já fiz uns outros testes de QI mais atento em que obtive pontuações maiores. Um mais simples que acertei todas, pegando a pontuação máxima (+160pts) e um outro em que só errei 6,5% do teste. Mas a pontuação final sempre variava de um pro outro, embora não muita coisa.
Acho que é consenso que QI acima da média é algo entre 125 e 140. No mais, esse teste aí tem algumas incongruências, mas nada de tão absurdo. Além da questão anagramática do "Mangeria" que já citei, outra que de certo errei por más explicações do enunciado era a do tamanho do peixe já que por "corpo" não entendi se era só o torso intermediário ou todo o tamanho do bicho da cabeça à cauda.