Eumenes escreveu:Cara, essa discussão já moveu mundos e fundos aqui nesse fórum, principalmente na época de eleições quando todo muito tava mais politicamente agitado. E eu fui um dos maiores contribuintes do debate.
Mazenfim, apesar de eu combater veementemente o lado conservador que alegava Nazismo como esquerdista - até por de fato serem os mais burros, com argumentos mais absurdos - sei da verdade, que eles não eram nem "Direita", nem "Esquerda".
Eram aquela típica 3ªVia Nacionalista que repudiava tanto o Socialismo Comunismo quanto o Capitalismo Liberal. Não a toa foi atacado e destruído por ambos lados que se aliaram só pra isso.
Aliás, basta vasculhar um livro de história pra saber que ambos extremos-opostos dessa direita-esquerda são dois lados de uma mesma moeda e tiveram mais inimigos em comum além do nazi-fascismo (Ancien Régime). Inclusive, desde quando surgiram, pelas revoluções iluministas que fundaram os próprios países que legaram suas ideologias; da Independência das 13 Colônias dos EUA até a Revolução Comunista na Rússia.
Finalmente alguma sensatez, Eumenes.
ShinobinoKami escreveu:Na época deles, os Nazistas se consideravam de Terceira Via pois acreditavam que a direita de sua época havia sido corrompida pelo grande capital internacional, ao mesmo tempo desprezavam a Esquerda, formado por Anarquistas, Socialistas e Comunistas, por considerares esses movimentos internacionalistas, antinacionais e desprezarem seu arranjo socioeconômico. Goebbels foi um grande anticomunistas desde a juventude. Ao mesmo tempo, o partido Nazista acolheu Socialistas Nacionalistas como o Strasser antes da ascensão de Hitler.
Por que a historiografia oficial considera o Nazismo um movimento de Direita então? Duas razões: 1) Apesar do partido ter sido plural, diferente do que fazem parecer, ele se tornou homogêneo quando Hitler tomou o poder. Hitler era uma ultra nacionalista tradicionalista. Seu principal ministro, Goebbels, era um anticomunista. Ele obviamente não era de Esquerda; 2) A divisão de Esquerda e Direita no inicio do século XX era feita principalmente a partir da visão ideológica sobre a propriedade privada dos meios de produção. Ideologias de Esquerda eram contra ela e de Direita à favor. Isso mudo no final do século XX quando o Comunismo perdeu sua relevância ideológica.
Exato. Eu adicionaria que até hoje se convencionou analisar Direita-Esquerda sob um filtro atual, ou seja, partindo de um anacronismo. Direita e esquerda são termos que surgem na revolução francesa para caracterizar um tipo de parlamentarismo. Não faz sentido taxar um regime totalitário como esquerda ou direita, mas as pessoas o fazem sem o mínimo de cuidado, inclusive na academia.
Só que a torre de marfim das "ciências" sociais às vezes é maior do que imaginamos, o que gera certos consensos sem pé nem cabeça.