1- Shikamaru/Shikaku
O motivo pelo qual konoha venceu suas grandes batalhas nas guerras, isso não é algo a se discutir. O próprio autor coloca eles como os mais inteligentes e sagazes do mundo.
Mas a genialidade deles é reconhecida por sua capacidade de analisar e criar uma estrategia em tempo real... QI +200
2- Tobirama
Esse é um dos mais gênios, se não o mais gênio Hokage de todos.
Sua criatividade em politica, poderio militar e organização social, e ele é o pai da quase infalível segurança de konoha. Além disso ele é um grande cientista que criou ate jutsus de alto nível como Edo tensei, Kage bunshin e hiraishin, etc.
3- Minato
Me fale uma vez que Minato fez uma coisa inútil ou fracassar... Não existe né? KKK
Ele foi capaz de prever um futuro, que ate preferiu dar a sua vida, e não é que deu certo?! Minato foi capaz de perceber que Naruto seria a criança da profecia, além de ter dado o poder da kyubi para fazer tal coisa. Adivinhem,... aconteceu como previsto...
Ele deu um blitz no Obito, tirou a kyubi dele, salvou a vila da kyubi, selou ela, assim como eu disse a cima... Uma coisa que somente os monstros do mundo como: Sasuke, Madara, Naruto e Hashirama teriam feito.
Além disso se tornou Kage muito jovem, com honra. Por outro lado, ainda jounin era o mais temido do mundo, ate as grandes vilas criaram leis que permitiam ninjas fugirem dele, ate jounin de elite, e derrotou um exercito de ninjas...
4- Itachi
Manipulador, sagaz, e um grande perfeccionista. Esse carra realizava missões perfeitamente sem falhas... Entre outros absurdos que levariam 200 paginas para escrever.
5- Orochimaru
Orochimaru é um gênio que era um candidato a Hokage, mas não posso colocá-lo acima desses, já que ele fazia coisas sujas.
Imaginem se tobirama fosse como orochimaru? Isso significa que outros podiam ter feito mais, mas estavam limitado a princípios.
Ninjas como zetsu e Madara ou Obito, eu não contaria, já que levaram tempo para criar suas estrategias geniais. Ate um Shino da vida, com tempo criaria grandes planos...