Rin escreveu: Shinra Tensei burla Amaterasu e depois vem uma flecha na cara dele, incrível. A resposta é extremamente óbvia: qualquer coisa deixa Pain em delay e depois Amaterasu/Flecha é K.O.
Pain não vai ter chances de usar Chibaku Tensei ou Chou Shinra Tensei, os ataques do Sasuke são rápidos, letais e práticos de serem usados.
Claro, porque o Sasuke MS tem um exímio e abundante controle de chakra, enquanto o tapado do Nagato é um ser que sequer conhece as limitações das suas próprias habilidades, não é mesmo ?
Sasuke sequer sabe do delay do Shinra Tensei, para início de conversa. Ele é inteligente o bastante para descobrir AO LONGO de uma extensa batalha, não como se fosse a coisa mais óbvia e simples do mundo.
A começar que seu erro (Nesse momento, pois tenho certeza de já chegou a essa conclusão inúmeras outras vezes) é considerar o Shinra Tensei uma técnica defensiva OU ofensiva, quando ela pode ser AMBAS ao mesmo tempo.
O Deva poderia ter usado um Shinra Tensei que apenas repelisse os ataques dos randons de Konoha, mas ao invés disso usou um ST forte o bastante para defender-se e matá-los no processo. Idem para o ataque com o Raikiri que estava prestes a atingi-lo e na outra cena já vemos Kakashi, Chouza e Chouji nocauteados e o campo ao redor todo destruído (obviamente sinalizando um uso do ST entre as cenas).
Ele não precisa usar 1 ST para defender do Amaterasu e mais 1 ST para atingir o Sasuke. Com a mesma técnica, ele pode fazer os dois ao mesmo tempo.
Ai você pode me dizer que fatores como distância entre o Sasuke e o Deva, necessidade para tal, também devam ser consideradas, e eu concordo.
Porém...
Um ST dessa magnitude não precisa de preparo prévio, tampouco causa delays prolongados ao caminho Deva, como ocorre com o CST. Se ele se sentisse encurralado pelo Sasuke, ele poderia muito bem usar um ST dessa magnitude com o objetivo de evitar com que o Uchiha tente atacá-lo no delay da técnica.
Se de início, temos o fato do Nagato não conhecer o estilo de luta do Sasuke, igualmente temos que o Sasuke não sabe NADA sobre o delay. Então a chance do Nagato usar 1 tiro de ST com o objetivo de se defender e atacar o Sasuke ao mesmo tempo é tão improvável quanto o Uchiha fazer uma sequência de ataques consecutivos para explorar um delay que ele sequer sabe que existe.
O mais óbvio a se pensar é que o Sasuke vai ficar incrédulo ao ver uma técnica repentina e invisível do seu oponente que em instantes anulou seu ataque e não deduzir de cara, qual vai ser a fraqueza dessa técnica. Com o uso RECORRENTE do ST, ai sim ele pode sacar sobre o delay, como ocorreu com o Kakashi.
Mas nesse ponto, o próprio Deva também vai estar ciente dos ataques do Sasuke e vai se resguardar de fazer usos desnecessários do ST.
Só olhar Kakashi vs Pain...
A partir do momento que o Kakashi mostrou o mínimo perigo ao Deva, o Nagato tratou de rapidamente finalizar a batalha.
E eu também duvido muito que seja necessário o Shinra Tensei para defender o Deva das flechas do Susano.
Kabuto SM ainda na sua forma ''incompleta'', sem sequer ver o ataque, conseguiu com facilidade desviar do ataque das flechas, graças ao Modo Sennin.
O Danzou, em clara posição de desvantagem (agachado) e com a flecha prestes a atingi-lo, teve tempo de manifestar uma árvore a partir do seu ombro, desviando o ataque da flecha e em seguida, conseguiu completar todo o selo do Izanagi antes que a flecha o atingisse.
No caso do Kakashi, além de estar presenciando o ataque pela 1ª vez, era uma distância relativamente curta entre ambos. E ainda que não tivesse conseguido se esquivar, ele ainda assim conseguiu evoluir seu Sharingan para o Mangekyo e ativar o Kamui.
O Deva tinha velocidade o bastante para desviar do RasenShuriken enquanto, destruía 2 clones do Naruto ao mesmo tempo, sem sequer ser pego pela expansão da técnica. Tinha velocidade para rivalizar com o Naruto versão Kyuubi 6 caudas. O próprio Bee nesse estágio de manto nível 2 era veloz o bastante para equilibrar com a velocidade do A com o Raiton no Yoroi (para criar o Double Lariat).
Ainda que possamos teorizar possíveis diferenças de velocidade entre o FRS e a flecha do Susano, não me parece ser uma diferença significante. Visto que ambos conseguiram coordenar bem ambos os ataques para atingir o Juubi e estavam relativamente equidistantes do Juubi e lançaram ambos os projéteis ao mesmo tempo.
Mas enfim...
E o último argumento foi podre. Naruto Kyuubi a uns 20 metros do Deva consumido por ódio, podendo lançar Bijuu Damas a qualquer momento, não foi capaz de impedir o uso do Chibaku Tensei.
Naruto, Bee e o Itachi (mesmo o Naruto já até conhecendo a técnica), com MUITO mais recursos que o Sasuke, também não impediram o uso do CT. Na verdade, ninguém no mangá nunca impediu o uso do CT.
Curioso que o Sasuke vai ter essa brilhante capacidade, ainda mais sequer conhecendo a técnica...
CST sequer é necessário para matar esse Sasuke e isso forçaria a desativação do Chikushodo, que também estará nessa batalha, ainda que possa levar a batalha para outra parte do campo de batalha, criando 2 confrontos distintos.
@eumesmo , seu post eu respondo ao longo da semana. Havia me esquecido desse tópico.