@Ben Ikneg Voce trouxe boas perguntas!
a violência e a dor não são reflexos do nosso livre arbitrio onde podemos na teoria fazer tudo que queremos ou sentimos vontade de fazer?
Na verdade ninguém tem direito de fazer oque quiser, porem temos o de escolher o lado que queremos... Vida eterna ou "morte"...
Para a figura divina resolver esse problema, o livre arbitrio e nossas necessidades básicas seriam tomadas de nós?
Sim, seriam tomado, afinal nenhum homem quer ser amado pelo que tem, mas sim pelo que é. Não acha?
Naruto já nos da um exemplo claro disso: O mugen Tsukuyomi, onde as pessoas vivem uma falsidade, sendo que o nosso Deus é uma verdade e não mente.
Deixariamos de sermos seres vivos "falhos"?
Não, afinal seriamos apenas criaturas e nada mais nada menos.
Ele espera que a humanidade resolva seus problemas sozinhos junto com seus erros?
De uma parte sim e outra não, já que ele sempre intercedeu por nos, só que ele sabendo que somos imperfeitos nos deu a vida e nao o corpo apenas.
Ele quer que cada ser humano saiba amar ate mesmo em mundo podre como esse, para que seja fiel ate o dia em que estaremos em sua casa.Por qual motivo dar a opção do ser humano pecar, apenas para puni-lo depois?
Assim como um semeador, Deus planta sem escolher qual semente deve ficar aonde. Mas ele sabe que algumas sementes irão crescer mal, algumas serão comida de pássaros, algumas crescerão pela metade e morrerão depois, outras serão engolidos pela erva da ninha, outras secarão pelo sol, outras não poderão germinar, dentre todas algumas crescerão e dar bons frutos.
Quando chegar o tempo da colheita, o semeador colhe os bons frutos, e assim eliminando erva da ninha, e todas as sementes que deram frutos indesejáveis serão separados e queimados junto com a erva. Ele não fara isso por prazer, mas sim pelo bem das outras boas e que assim decidiu desde o inicio, cumprindo assim o seu dito...
Uma pessoa que nasceu com problemas mentais vai ser punida só pq ela nasceu falha?
Rico, pobre, mendigo, doente mental, etc... Todos nos temos uma missão a cumprir nesse mundo, e não é algo predestinado como muitos dizem, mas sim uma escolha de cada um.
Mas não, Deus não pune doente mental, assim como não pune uma criança...
...Porem existem doenças que não entram nessa categoria como o stress, distúrbios emocionais, depressão, psicopatia, etc... Se você usar esses estados ou algo similar como desculpa, esquece. Os doentes mentais são inocentes como crianças, e não como adultos que fazem maldade por esport.