Na verdade, esse tipo de coisa jamais foi retratada. Se você for analisar bem até a situação dicotômica de talento e esforço nas reencarnações:
1) Ashura precisou receber todo o poder de Hagoromo para somente rivalizar com Indra (que não recebeu nada).
2) Naruto precisou do poder do Kurama para rivalizar com Sasuke, sendo que a influência desse chakra sempre foi mais do que um modo de chakra, acho importante relembrar.
Se você for reparar bem, os nossos grandes esforçados precisaram de um poder herdado para rivalizar com os de talento individual. É uma concepção idílica afirmar que puro esforço é superior ao talento, mesmo no universo fictício de Naruto.
Uma concepção mais desenvolvida seria: esforço e coletividade se equiparam ao talento individual. O que, pasme, é justamente o conceito original de Ashura: Hagoromo jamais afirmou que puro esforço lhe tornou tão forte quanto seu irmão, ele afirmou que, com o seu esforço e a ajuda daqueles que se importavam com ele, Ashura conseguiu se tornar tão forte quanto seu irmão, sendo que a ajuda do Hagoromo estava inclusa, claro.
Então a teoria precípua é: o esforço com a competência coletiva supera a competência individual. Então essa mensagem de esforço e talento nunca existiu, é completamente ilegítima.
A realidade entre o esforço e talento é bem clara: para chegar em um mesmo nível, o talentoso precisa se esforçar muito menos para chegar a um resultado; o ordinário precisa exercer muito mais esforço, torrar muito mais tempo para chegar ao mesmo patamar.
É mais ou menos a conclusão dessa cena do Lee. Sasuke não foi sempre mais forte do que Lee, no entanto, bastou um mês de treino para ele alcançar um patamar no qual Lee precisou de anos de treino para alcançar.
E antes que tragam Hashirama e Madara para tentar me contestar, entendam: Hashirama não seguiu as características de Ashura. O Shodaime quebrou o paradigma, ele literalmente nasceu com talento natural, o talento dele era até superior ao do Madara como vimos nas infâncias de ambos (antes do Mokuton e do Sharingan).