Vou esclarecer uma coisa antes de dar minha opinião... Esse clã era apenas um suporte de konoha, não ha nenhum relato do seu envolvimento direto em guerras.
Eles eram como os países que produziam e vendia armas para as 5 vilas, mas nunca usavam ou a loja que vendia armas para os uchiha.
Eles eram aliados de konoha e forneciam suporte, seja em fuinjutsu, jinchuuriki, curas, etc... Não era um clã violento.
Vocês sabem porque eles foram extintos? Simples, porque representavam um perigo, apenas isso. Não atacaram nenhuma vila ou nação, apenas eram considerados uma ameaça futura.
Eu não tirei do c* que eles eram pacifistas, apenas analisei o manga, então percebi os pensamentos do autor.
_____________________________________________________________________________________________________
Vamos la pensem comigo, bastaram 5 uzumaki para vermos o quão perigosos eles era...
Naruto- O ninja mais forte da historia
Nagato- O ninja único ninja que conseguiu exterminar a maior vila em apenas algumas horinhas.
Kushina- A única que conseguiu segurar a kyubi na força bruta, mesmo depois de parir e ser extraída uma biju
Karin- Na guerra ninja conseguiu estraçalhar a fucking mini-buda facilmente, coisa que fez 5 kages vivos e 1 kage edo tensei ficarem no mesmo lugar sem poder passar, alem de resistir ao jutsu que matou neji e outros ninjas.
Mito- A kunoichi que por hype era de alto nível, por ser jinchuuriki da kyuubi e por ser a suposta usuária de byakugou e outas coisas
O clã tinha em mãos os maiores e melhores fuinjutsus do mundo, capazes de selar bijus e ninjas instantaneamente.
Porque esse clã, que tinha poderes de possuir todas as bijus, e todo tipo de jutsus e hiden perigosos, não era promissor ao nível dos senju e uchiha!?
Não adianta negar, o autor usou isso para explicar a força e resistência que Naruto e Nagato tinham