TyeYona escreveu: O Jornalista até pode ser de esquerda, mas a mídia não.
As pessoas nascem na ideologia dominante, mas quando chagam na faculdade, ao qual encontram as mais variadas pessoas e as mais variadas ideologias tendem a mudar de opinião.
Isso depende de duas questões:
1. O que é a mídia?
2. Que direita ou esquerda?
Se a mídia é o mainstream cultural, ele é de Esquerda, muitos são de Extrema-Esquerda inclusive, embora obviamente não os maiores (que são as grandes corporações). Se você está se referindo aos grandes meios de comunicação, boa parte deles é economicamente e socialmente liberal, aí vai ficar a cargo do que o individuo considera mais importante, a economia ou os costumes.
Embora nos últimos tempos eles tenham cada vez se tornado menos economicamente liberais, principalmente por terem colocado a bandeira da Justiça Social em pauta. Então pode-se dizer que mesmo os grandes meios de comunicação hoje são mais de Esquerda que de Direita.
Disclaimer: Obviamente estou falando da mídia brasileira e norte-americana, no Reino Unido por exemplo o maior jornal é abertamente conservador, no Japão os principais jornais são de direita.
Raul Seixas dizia o seguinte: não compre jornais, minta você mesmo.
Raul Seixas nunca disse isso, isso é nome de um programa do PCO baseado em um aforismo de Esquerda.