Antes devemos nos perguntar
O que é Nacionalismo ?O nacionalismo é uma ideologia política, uma corrente de pensamento que valoriza todas as características de uma nação e coloca seus interesses acima de tudo.
Características:
-o patriotismo;
-a exaltação dos símbolos nacionais como o hino e a bandeira;
-a valorização de figuras históricas;
-a rememoração de grandes batalhas históricas daquele povo;
-o apreço pelas belezas e riquezas naturais;
-a exaltação da cultura;
ideias ser defendidas por nacionalistas:
-a preservação da nação;
-a defesa de territórios e fronteiras;
-a conservação do idioma;
-a conservação das manifestações culturais;
-a oposição a todos os processos que possam destruir essa identidade ou transformá-la.
Características do Nacionalismo extremista, também conhecido como Ufanismo.
-a proibição, expulsão e opressão a imigrantes;
-a criação de inimigos externos ao país;
-o militarismo;
-o uso da propaganda política em prol do regime.
fonte: https://www.brasilparalelo.com.br/artigos/nacionalismo
Como o
@Orochilherme disse desejar proteger a vila é uma motivação justa, mas há medidas e MEDIDAS para fazer isso. Dentre os chefes de Estado (kages) eu posso citar os qque mais levaram isso a sério.
-Muu (considerando a mentalidade de se aproveitar de situações de pós guerra para conseguir espólios)
-Ay (desconfiados de outras vilas, sem contar que montou um fucking canhão para acabar com a Lua em segredo)
-Onoki (apenas um produto dos ensinamentos do Muu)
-Ao
Apesar desses acima terem ações moralmente questionáveis, não acho que tenham necessariamente cometido crimes de guerra, são mais "ações maquiavélicas". Já os citados a seguir de fato fizeram coisas injustificáveis:
-A (terceiro) (também bem desconfiado das outras vilas ao ponto de não se desmilitarizar e sequestrar shinobis de outras aldeias)
-Rasa (desconfiar de uma aldeia é uma coisa, mas se unir ao tio orochi para destruir um outra vila é sacanagem, Rasa acabou pagando coma vida)
-Danzou (preciso explicar ?)
-Itachi (preciso explicar ?²)
-Hiruzen(deixou danzou fazer o que fez)
-Tobirama (apesar de não ter caçado os uchihas diretamente, não acho que a segregação dele tenha um fundo)
-Kaguya (considerando que o que ela fez foi pensando na Terra como nação não acho justificável, ela sacrifique pessoa para a árvore divina periodicamente por meio de lavagem cerebral, seguindo o anime é claro)