Nada do que você disse tem o mínimo de peso para favorecer o Deidara.
Ambos são personagens de mesmo nível técnico mostrado. Devido ao veneno, Sasori é um personagem muito mais letal, enquanto o Deidara compensa isso adotando um estilo de luta mais destrutivo e abrangente.
Potencialmente falando, Sasori é muito superior, visto que não sabemos o seu limite com o uso do Sandaime, tampouco o nível de seus outros Hitokugutsus ou armadilhas acopladas a suas marionetes. Seu nível ficou claramente aquém do seu hype.
Mas... Na prática, Deidara foi mais bem explorado, por conhecermos melhor os limites de suas habilidades e do próprio personagem em si.
Quanto a uma luta Deidara vs Sasori...
Vai de você considerar restritamente a forma como cada técnica foi usada no mangá no contexto específico de uma batalha X ou considerar o potencial de versatilidade dessas técnicas em outros usos. Eu me baseio na lógica de uso das técnicas, dentro da realidade que o próprio mangá apresentou.
- Satetsu foi considerado a arma mais versátil de Suna, podendo ser moldada na formas mais variadas possíveis.
- Sasori criou asas de Satetsu para a marionete do Sandaime
- A manipulação do Satetsu é feita pelo campo magnético do Jiton, podendo facilmente ser maleável a vontade do usuário, sem muito esforço.
Diante desses 3 fatores, eu vou desconsiderar que o Sasori pode voar simplesmente porque não o fez na luta contra Sakura e Chiyo ? Vou desconsiderar que o Sasori não pode criar um escudo, uma parede ou um casulo de Satetsu caso queira, igual um Gaara adolescente com problemas mentais e ataques de raiva já era capaz de criar ? Vou desconsiderar que o Sasori pode fazer um ataque mais abrangente de Satetsu Shigure e fazendo o ataque ser multifocal, sendo que ele já mostrou isso em 3 situações isoladas ?
É óbvio que não, são potenciais ÓBVIOS da técnica. Tal como o Deidara criar uma tartaruga de argila caso queira, mesmo nunca o tendo feito.
Diferente seria se eu considerasse o Sasori criando uma avalanche de Satetsu aos moldes do Gaara com a Suna, pois não sabemos se ele pode produzir Satetsu em tal escala. São coisas diferentes...
Kishimoto vacilou demais tendo colocado um ninja do nível do Sasori para precisar ser derrotado pela Sakura e Chiyo. Para ser uma luta justa, ele precisava ter aumentando o nível da Sakura e Chiyo, ou ao menos ter dado um nerf justificável ao Sasori e depois tê-lo explorado melhor em outras batalhas.