Joe Heartfilia escreveu: Mas não concordo com:
- você não dar relevância à pessoa que participou da luta garantir que a equipe não morresse após ser nocauteada pelo inimigo como feito do embate. A luta não é descolada de seu contexto, impedir que os Kages morressem e proteger seus corpos após a derrota contra o Madara faz parte do embate contra o Madara.
Então isso é algo que realmente divergimos então. A luta já havia terminado e o Madara simplesmente ficou entediado e foi embora depois de fazer com eles o que bem entendesse.
Se eu fizesse um tópico perguntando: "Quem teve a melhor performance contra Kabuto? Tsunade nerfada ou Naruto?" o intuito seria avaliar quem deu mais trabalho e foi mais efetivo contra o mesmo
durante o combate.
Dizer que "Tsunade teve a melhor performance contra Kabuto, porque salvou o Naruto da morte" a meu ver se desvia completamente do ponto principal.
- você não validar a Tsunade como principal ofensiva. Afinal, independentemente da ação em equipe, foi o soco dela que acertou o Madara. Foi tudo, na sua visão, "sincronizado" para ela acertá-lo, o que só valida a importância dela como a principal ofensiva. Aliás, Madara foi acertado de frente por um soco dela; se o autor quisesse destacar a grande relevância dos outros combatentes nisso, teria colocado o Kira A acertando o oponente junto com a Tsunade ou, pelo menos, o Madara se distraindo olhando para os outros, e não sendo acertado de frente.
Acabei de dar o exemplo do jogador que driblou o time e tocou para o companheiro livre fazer o gol. A premiação de melhor jogador em campo é dado para quem tem a melhor performance e não incomumente esse prêmio é dado para quem criou mais chances e não para quem fez mais gol.
Colocando em termos práticos no universo de Naruto, suponha que eu crie outro tópico, dessa vez o tema é: "Quem teve a melhor performance contra Sasori Hiruko, Sakura ou Chiyo?"
Você diria que a Sakura teve a melhor performance porque foi a principal ofensiva? E o fato de Chiyo ter ajudado Sakura a desviar de ataques e imobilizar a cauda da marionete?
O autor destaca a relevância deles nisso usando o diálogo. Não é a Tsunade falando "Eu forcei você a usar o clone" é ela falando "Nós forçamos você a isso".
Kishimoto desenha a Tsunade acertando o Madara de frente com a intenção da cena ser mais impactante. Madara e Tsunade estão tendo uma discussão moral sobre o ciclo de ódio e na transição temos o Dan e Chouza falando sobre a força da Tsunade e em seguida ela golpeando o Madara.
Agora você está confundindo a cena ser impactante com a Tsunade ter sido superior aos outros ali. Kishimoto não precisa desenhar o Raikage na mesma cena que a Tsunade também, na cena anterior estão todos juntos no mesmo galho de árvore e na cena seguinte está cada um em ponto diferente desenhados em posição dinâmica.
A intenção era o leitor ver e perceber que era uma cena de trabalho em equipe.
Acredito que conseguiu também, já que somente os fãs da Tsunade tentam tirar algo a mais daí. Do jeito que vocês tratam a cena parece que Tsunade simplesmente blitzou o Madara atacando de frente sem dar tempo dele ativar o Susanoo nem nada.
- você dizer que o Raikage se distraiu porque a Tsunade precisava de ajuda por ter gritado e que ela havia atingido o limite de sua regeneração, sendo que ela mostrou que ainda tinha quantidade o suficiente de chakra para aliminentar o Jinton gigantesco. É natural que abrir feridas gigantescas fizessem ela gritar de dor e cair de joelhos até a regeneração ser concluída, mas ela não estava vulnerável, porque não havia nenhum inimigo para atacá-la, já que ela havia derrubado os Susanoos que enfrentava, e ainda tinha chakra para continuar lutando por mais um tempo após se recompor. E isso está no mangá, apesar de você discordar.
Mas o Raikage de fato se distraiu porque achou que ela precisava de ajuda. A gente vê literalmente isso acontecer no mangá.
O ponto aqui não é se é culpa da Tsunade ou não ele ter se distraído, é que ela mal estava em posição de ajudar a si mesma, enquanto que o Oonoki não apenas estava lidando com os Susanoo e além disso foi capaz de salvar o Raikage. Claramente um desempenho muito superior ao de Tsunade aqui quando temos uma comparação direta entre os dois.
E como assim é natural ela cuspir sangue, gritar e cair de dor? É zoeira isso? Olha a Tsunade quando a cura do Byakugou está sob efeito.
Compara ela sem mesmo sendo empalada por uma arma bem menor:
Mesma coisa pode ser vista com a Sakura.
Tsunade com duas espadas fincadas no tronco tava pulando e socando Susanoo sem cuspir sangue e cair de joelhos, mas depois é que ela vai cair de joelhos porque "não havia nenhum inimigo para atacá-la"? É bem claro que sua regeneração estava no limite ou no mínimo não ocorrendo com a mesma velocidade.
E isso de que não tinha nenhum inimigo também não é exatamente verdade. Já na cena que a Tsunade cai de joelhos dá pra ver outros Susanoo em pé, um inclusive atrás dela.
Também vemos na cena que o Madara elogia o Oonoki que os Susanoo já estão todos juntos e de pé:
Nesse momento o Oonoki é o único dos Kage de pé pronto para lutar e a Tsunade ainda está caída de joelhos e também somente levanta-se após o Oonoki elevar novamente a moral do time.
A propósito, não estou afirmando exatamente que ela não poderia mais lutar e que ela perderia exatamente ali. Mas sua cura já estava no limite e ela não estava na mais vantajosa das posições.
Me pergunto se esses três pontos poderiam equilibrar a balança e fazer a Tsunade ser vista como o MPV. Se sim, é justamente por isso que não consigo ver o escarcéu que fazem por considerá-la assim, se não, beleza. Não fui convencido totalmente pelos argumentos, devido aos descréditos em certas coisas, mas também não tenho a intenção de postergar mais uma discussão que não parece que vai andar de onde está: continuo achando que quem defende que é o Oonoki tem, em geral, bons pontos; e quem defende que é a Tsunade também apresenta bons pontos. Não enxergo que a diferença de performances deles é alta, com um desses notadamente muito acima do outro, mas isso não é consenso, e até aqui, nada apresentado mudou o que eu já pensava.
Não acredito que seja, pois são pontos questionáveis. Porém tem dois pontos que são apresentados que continuam sólidos é a comparação direta entre Oonoki e Tsunade onde eles estão lutando na mesma condição.
A única coisa que você pode encarar como um descrédito é não levar em consideração a Tsunade curando eles fora do combate. De resto eu apenas mostrei que os momentos que foram destacados para Tsunade como curar os aliados ou golpear Madara não são feitos solo e apenas possíveis graças à presença dos outros que estão com funções diferentes, mas igualmente importantes.
Além da narrativa do mangá apontar para o Oonoki com o Madara literalmente dizendo que ele é o problema, se pegarmos os feitos individuais chegamos no mesmo resultado.
Os da Tsunade são: Derrubar temporariamente os Susanoo e defletir as bolas de fogo salvando a todos.
Oonoki não apenas salvou a todos também do pólem, ele incapacitou o Susanoo ao mesmo tempo que salvava o Raikage.