Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

A escola é ruim propositalmente para criar pessoas alienadas e sem senso crítico?

+9
Deusa Hinata
Morghul
Mr. Causality
Comando Omega
Yuvisøn
Comando Delta
Itax
Big Head
Rin
13 participantes

descriptionA escola é ruim propositalmente para criar pessoas alienadas e sem senso crítico? EmptyA escola é ruim propositalmente para criar pessoas alienadas e sem senso crítico?

more_horiz
Um exemplo: esse novo ensino médio basicamente introduziu algumas novas atividades escolares, como as disciplinas eletivas.

Na minha escola, sabe qual foi a primeira eletiva? Ensino religioso. Sim, ensino religioso.

Ensino religioso vai mudar a vida dos alunos pessoal. Educação financeira? Noções básicas sobre cidadania e direito constitucional? Noções básicas sobre robótica, informática e etc...?

Não! Ensino religioso, o aprendizado mais essencial de todos. Puta que pariu.
:facepalm:

Agora que esvaziei minha frustração, me diga: Você acha que o ensino é imbecilizado propositalmente para criar burros que servem como massa de manobra?

descriptionA escola é ruim propositalmente para criar pessoas alienadas e sem senso crítico? EmptyRe: A escola é ruim propositalmente para criar pessoas alienadas e sem senso crítico?

more_horiz
Sim e não.

As Escolas públicas são ruins por incompetência mesmo. No passado as escolas públicas eram tops, só ia pra particular o burrão que não conseguia passar na pública.
Nos últimos tempos isso se degradou, graças ao Estado incompetente.

E sim, não é do interesse deles melhorar, quanto mais idiotizado é o povo, melhor. Só ver a situação atual do Brasil.

descriptionA escola é ruim propositalmente para criar pessoas alienadas e sem senso crítico? EmptyRe: A escola é ruim propositalmente para criar pessoas alienadas e sem senso crítico?

more_horiz
o modelo escolar é só para te deixar em grades por algumas horas... enquanto quem gira o mercado que são seus pais, conseguem girar a engrenagem enquanto trabalham... famosa corrida dos ratos

mas a qualidade do ensino em si varia bastante, e nosso pais é tão idiota que nem adianta tanto o conteudo, a maioria dos alunos não ligam kkkk, com uma idade media de 15-16 voce ja consegue perceber a cultura bestial e estudar por contra própria atraves da internet.

na minha escola nao tinha esse papo de ensino religioso, aqui no sul, provavelmente deve ter ai pra cima do pais, visto q são mais bestiais e primitivos ainda... mas eu só acho que o governo se preocupa em te manter nesse ciclo que eu falei acima, não que eles colocam os conteudos com objetivo de manipulação e cartilha de qualquer coisa que seja...

as escolas nao tem infraestrutura adequada, talvez com investimento e adotando modelos asiaticos, norte-europeus de ensino, a coisa começasse a fluir, mas é aquela... os politicos são idiotas, bagulho é vc ralar daqui.

descriptionA escola é ruim propositalmente para criar pessoas alienadas e sem senso crítico? EmptyRe: A escola é ruim propositalmente para criar pessoas alienadas e sem senso crítico?

more_horiz
Basicamente o que o big Head disse.

Quanto ao ensino religioso, ele deveria ensinar boas dicas morais prós alunos (o que na escola pública é bem vindo) mas sinto que não vai dar certo. Deveriam ter escolhido outra matéria.

descriptionA escola é ruim propositalmente para criar pessoas alienadas e sem senso crítico? EmptyRe: A escola é ruim propositalmente para criar pessoas alienadas e sem senso crítico?

more_horiz
Mais ou menos... pra vc entender de direito precisa ter conhecimento da religião cristã.

E sim, ao invés de estudarmos o q realmente importa pro nosso dia a dia, acabamos estudando sobre como foi a história do café no brasil... tipo, fds. È mto fácil manipular o desinformado

descriptionA escola é ruim propositalmente para criar pessoas alienadas e sem senso crítico? EmptyRe: A escola é ruim propositalmente para criar pessoas alienadas e sem senso crítico?

more_horiz
Além disso, as escolas nunca evoluíram, sempre usaram os mesmos métodos de sempre, e se evoluiu, é algo que ou ficou pior ou não melhorou quase nada, a verdade por trás de tudo isso, é que a escola existe para aumentar habilidades sociais, eu me pergunto porque colocaram o 9 ano, e também, aumentaram a carga horária do ensino médio, para que as pessoas criem vínculos sociais, porque em matérias... e também, somos introduzidos a escola desde cedo, oque reforça essa verdade "oculta" sobre a verdadeira intenção da escola.

É como se os alunos preferissem os relacionamentos sociais que a escola oferece, mas o conhecimento em si fica vago, porque poderíamos muito bem aprender em casa sozinhos, devido a tecnologia, e também, poderíamos absorver as coisas melhor sozinhos e com calma, pois colocam muita informações para processarmos de uma só vez.

descriptionA escola é ruim propositalmente para criar pessoas alienadas e sem senso crítico? EmptyRe: A escola é ruim propositalmente para criar pessoas alienadas e sem senso crítico?

more_horiz
concordo com o que o pessoal acima tá dizendo.

Mr. Punisher escreveu:
Mais ou menos... pra vc entender de direito precisa ter conhecimento da religião cristã.

E sim, ao invés de estudarmos o q realmente importa pro nosso dia a dia, acabamos estudando sobre como foi a história do café no brasil... tipo, fds. È mto fácil manipular o desinformado


Legal mas... o que foi a república café com leite ? A escola é ruim propositalmente para criar pessoas alienadas e sem senso crítico? 2259519260



Mikaelah-San escreveu:
Além disso, as escolas nunca evoluíram, sempre usaram os mesmos métodos de sempre, e se evoluiu, é algo que ou ficou pior ou não melhorou quase nada, a verdade por trás de tudo isso, é que a escola existe para aumentar habilidades sociais, eu me pergunto porque colocaram o 9 ano, e também, aumentaram a carga horária do ensino médio, para que as pessoas criem vínculos sociais, porque em matérias... e também, somos introduzidos a escola desde cedo, oque reforça essa verdade "oculta" sobre a verdadeira intenção da escola.

É como se os alunos preferissem os relacionamentos sociais que a escola oferece, mas o conhecimento em si fica vago, porque poderíamos muito bem aprender em casa sozinhos, devido a tecnologia, e também, poderíamos absorver as coisas melhor sozinhos e com calma, pois colocam muita informações para processarmos de uma só vez.




bom ponto no entanto:

1- em alguns lugares do mundo (mais especificamente nos países bem desenvolvidos) os metodos de ensino parecem ter evoluído com a ajuda da tecnologia.

2- Acho essa do "reforçar habilidades sociais" válida mas por outro lado a maior parte do tempo das aulas é focada em dar e copiar matéria (o que acaba dividindo os alunos entre os que convensam em sala e os que copiam a matéria) sobrando só o tempo de intervalo memso pros alunos confraternizarem livremente (ou não, alguns só compram comida mesmo)

3-essa dos alunos preferirem os relacionamentos sociais que a escola oferece me parece bem fora da realidade, mas concordo que quando a pessoa quer aprender ela usa a tecnologia e consegue. (exceto em matérias de faculdade, essas são o cão chupando manga pra encontrar)

descriptionA escola é ruim propositalmente para criar pessoas alienadas e sem senso crítico? EmptyRe: A escola é ruim propositalmente para criar pessoas alienadas e sem senso crítico?

more_horiz
Comando Omega escreveu:
1- em alguns lugares do mundo (mais especificamente nos países bem desenvolvidos) os metodos de ensino parecem ter evoluído com a ajuda da tecnologia.


Eu me refiro ao Brasil mesmo Omegazinho ksksksks.

Comando Omega escreveu:
2- Acho essa do "reforçar habilidades sociais" válida mas por outro lado a maior parte do tempo das aulas é focada em dar e copiar matéria (o que acaba dividindo os alunos entre os que convensam em sala e os que copiam a matéria) sobrando só o tempo de intervalo memso pros alunos confraternizarem livremente (ou não, alguns só compram comida mesmo)


Mas eles estão copiando algo que eles talvez não tenham interesse, e eles certamente conversariam quando tivessem oportunidades.

Comando Omega escreveu:
3-essa dos alunos preferirem os relacionamentos sociais que a escola oferece me parece bem fora da realidade, mas concordo que quando a pessoa quer aprender ela usa a tecnologia e consegue. (exceto em matérias de faculdade, essas são o cão chupando manga pra encontrar)


Bom, poderia dizer que no Brasil a maioria não gosta de estudar, posso estar errada sim, mas como vimos, estar em um lugar onde matérias são desinteressantes para a maioria, conversar seria uma forma de fazer tudo ficar mais flexível e mais fácil de aturar a escola.

Tudo isso que digitei é nas escolas públicas brasileiras e não em geral ksksks.

descriptionA escola é ruim propositalmente para criar pessoas alienadas e sem senso crítico? EmptyRe: A escola é ruim propositalmente para criar pessoas alienadas e sem senso crítico?

more_horiz
Mikeias escreveu:
Mais ou menos... pra vc entender de direito precisa ter conhecimento da religião cristã.


De onde você tirou isso?
@Mr. Punisher

descriptionA escola é ruim propositalmente para criar pessoas alienadas e sem senso crítico? EmptyRe: A escola é ruim propositalmente para criar pessoas alienadas e sem senso crítico?

more_horiz
Mikaelah-San escreveu:
Além disso, as escolas nunca evoluíram, sempre usaram os mesmos métodos de sempre, e se evoluiu, é algo que ou ficou pior ou não melhorou quase nada, a verdade por trás de tudo isso, é que a escola existe para aumentar habilidades sociais, eu me pergunto porque colocaram o 9 ano, e também, aumentaram a carga horária do ensino médio, para que as pessoas criem vínculos sociais, porque em matérias... e também, somos introduzidos a escola desde cedo, oque reforça essa verdade "oculta" sobre a verdadeira intenção da escola.

É como se os alunos preferissem os relacionamentos sociais que a escola oferece, mas o conhecimento em si fica vago, porque poderíamos muito bem aprender em casa sozinhos, devido a tecnologia, e também,

Aprender em casa não é um método de gerenciamento factível porque:

1) Os alunos precisariam ter vontade;
2) Os alunos precisariam ter disciplina.

Mesmo se a escola fornecer assistência com videoaulas e pdfs explicativos, podemos contar com os alunos pra estudar com as caminhas deles do lado? Eu acho que não. O sistema educacional não se sustentaria dessa forma.

Esse teste já foi feito. Tempinho de pandemia nunca tivemos notas tão altas e alunos tão burros simultaneamente. Com essa metodologia teríamos um grupo primado de alunos que quiseram aprender tecnologicamente e o resto seria completamente analfabeto.
poderíamos absorver as coisas melhor sozinhos e com calma, pois colocam muita informações para processarmos de uma só vez.

Já isso aqui foge completamente da realidade. Você demora 3 anos para concluir o Ensino Médio. Sabe quanto tempo você demora para aprender todo esse conteúdo num cursinho qualquer? 1 ano. Sim, você demora 3x menos.

Eles não colocam muitas informações pra você absorver, eles colocam pouca informação mas para cumprir o tempo previsto eles estendem o ensino.

Uma matéria que pode ser estudada e dominada em 1 hora é estendida pra 3 horas na escola, até porque sempre tem aqueles papos de aluno com professor. E quando a escola é ruim eles ensinam de maneira horrível ainda por cima, o pior de tudo.

Geralmente professores não são objetivos, eles não focam em te passar o necessário pra você passar no vestibular, eles se perdem na própria explicação e começam a ter devaneios na aula. O resultado? Um ensino extremamente prolixo.

Por isso você tem a sensação de que o ensino é muito extenso. Essa é uma grande diferença entre o cursinho e a escola. O cursinho vai ser objetivo e só vai te passar o necessário, a escola geralmente não.

Uma péssima escola ainda vai te fazer o favor de gastar todo esse tempo e você vai continuar saindo de lá despreparado. Uma boa escola estende o tempo mas pelo menos você aprende aquela porra porque ela tem professores e métodos de ensino melhores, lista de exercícios, simulados frequentes e tals.




Quer ver? Pegue uma apostila didática boa (Bernoulli, Anglo, Objetivo, etc...), escolha uma matéria pra aprender. Sente no seu quarto, leia o capítulo inteiro com foco.

Depois resolva os exercícios que estão na própria apostila, faça de 18-22 exercícios sobre o conteúdo estudado. São questões objetivas, você só precisa ler e escrever a resposta. Depois feche o livro, pegue um caderno ou um laptop e anote tudo o que você aprendeu.

Veja quanto tempo você gastou pra terminar.

Quando eu estudei pra passar no concurso do Senai, eu demorava de 20-30 minutos para ler o capítulo inteiro dependendo do tamanho da matéria e geralmente 20 minutos para resolver os exercícios. Anotações não passam de 5-10 minutos, mas naquela época eu não anotava.

Isso sendo que eu não conseguia ter foco porque dividia o quarto com meus parentes, precisava ficar relendo trechos várias vezes.

descriptionA escola é ruim propositalmente para criar pessoas alienadas e sem senso crítico? EmptyRe: A escola é ruim propositalmente para criar pessoas alienadas e sem senso crítico?

more_horiz
@Rin

Hmmmmmmm

Um homem experiente...

Mas, no fim, é relativo não é?

A escola em si é um saco na minha opnião, e foi justamente feita para criar vínculos sociais, em casa você aprende oque você acha útil para si, claro que nem todos tem essa condição, mas me refiro aos que tem.

Na escola você aprende por "obrigação", e não por necessidade, precisamos do diploma para ter vantagens extras no mercado de trabalho.

Mas não aprendemos as coisas por obrigação e sim oque achamos útil, na infância nós somos influênciados mas quando crescemos tendemos a querer seguir nosso próprio caminho.

Não adianta você falar oque deve ser feito, ou que existe só esse caminho, existem infinitos caminhos a se seguir.

Edit : Obrigada pelos conselhos de qualquer forma.

Última edição por Mikaelah-San em Ter 14 Fev 2023, 22:22, editado 2 vez(es)

descriptionA escola é ruim propositalmente para criar pessoas alienadas e sem senso crítico? EmptyRe: A escola é ruim propositalmente para criar pessoas alienadas e sem senso crítico?

more_horiz
A matéria é valida se fosse aplicada do jeito certo. Nas minhas aulas de religião eu só aprendia sobre o cristianismo.

Mas isso não é sinal da incompetência de fato, é simplesmente porque o Brasil é um país cristão.

descriptionA escola é ruim propositalmente para criar pessoas alienadas e sem senso crítico? EmptyRe: A escola é ruim propositalmente para criar pessoas alienadas e sem senso crítico?

more_horiz
Mr. Causality escreveu:
Mikeias escreveu:
Mais ou menos... pra vc entender de direito precisa ter conhecimento da religião cristã.


De onde você tirou isso?
@Mr. Punisher


O símbolo do Direito eh religioso ; o direito natural tem princípios religiosos ; o nosso direito q eh positivado tbm leva em conta os princípios, à doutrina, os costumes e a jurisprudência

descriptionA escola é ruim propositalmente para criar pessoas alienadas e sem senso crítico? EmptyRe: A escola é ruim propositalmente para criar pessoas alienadas e sem senso crítico?

more_horiz
Mikaelah-San escreveu:
Um homem experiente...

Assim eu me emociono.
Mas, no fim, é relativo não é?

Obviamente é. Talvez se você estudasse numa escola de burgueses que cobra 10k de mensalidade você gostasse de estudar no colégio.
A escola em si é um saco na minha opnião, e foi justamente feita para criar vínculos sociais, em casa você aprende oque você acha útil para si, claro que nem todos tem essa condição, mas me refiro aos que tem.

Na escola você aprende por "obrigação", e não por necessidade, precisamos do diploma para ter vantagens extras no mercado de trabalho.

A escola não foi feita para criar vínculos sociais, essa é apenas uma das funções dela. A escola é um órgão que tem MUITAS funções:

1. Criar um ambiente de socialização para menores de mesma idade. É com esses laços que a criança terá seu primeiro contato com sentimentos como empatia e culpa.
2. Alfabetizar a criança.
3. Adequá-la à sua cultura e tradição (história brasileira é um exemplo).
4. Criar a responsabilidade na criança. A escola é a primeira responsabilidade jogada sobre uma criança.
5. Criar a disciplina na criança. Os testes da escola forçam a criança a ter a disciplina de estudar, assistir às aulas e tirar boas notas. As "tarefas de casa" também alentam esse fator, já que você observa se o infante consegue ou não cumprir as tarefas que lhe foram dadas.
6. Ensiná-las conhecimentos que deveriam ser considerados essenciais, como os continentes por exemplo. Obviamente a escola extrapola isso, por isso é um sistema muito criticado por educadores.
7. Prepará-las para provas futuras. Nos Estados Unidos, o SAT; aqui, os vestibulares e o Enem.

Atualmente você vê a escola como uma perda de tempo, e eu também. Mas você não enxerga a influência que a escola teve em você, porque esses aprendizados citados acima costumam ser passivos e passam desapercebidos.

E sim, atualmente você é obrigada a ir para a escola perder o seu tempo por conta do diploma. Não se preocupe, eu sinto a mesma dor que você, todo dia eu perco 6 horas do meu tempo na rede pública. E nem pra fazer vínculos sociais essa merda serve, já que estudo com um bando de orangotangos esquizofrênicos.
Mas não aprendemos as coisas por obrigação e sim oque achamos útil, na infância nós somos influênciados mas quando crescemos tendemos a querer seguir nosso próprio caminho.

Essa questão é um grande saco de areia. O Enem não cobra apenas o que as pessoas acham úteis para si mesmas. Dependendo do que você quiser fazer da vida, vai precisar estudar as coisas que caem na sua escola de qualquer modo.

Boa sorte.
Edit : Obrigada pelos conselhos de qualquer forma.

s2

descriptionA escola é ruim propositalmente para criar pessoas alienadas e sem senso crítico? EmptyRe: A escola é ruim propositalmente para criar pessoas alienadas e sem senso crítico?

more_horiz
Bem, particularmente o ensino religioso devia ser mais introduzido em todas as instituições do mundo. Isso é para o bem da humanidade.

Mas para que esses ateus não fiquem reclamando, sera feito o seguinte...

1- Todos os alunos poderão ter liberdade de aceitar ou não, mas será obrigatório estudar assim como a filosofia. Por exemplo, ninguém é obrigado a aceitar o maquiavelismo, mas é obrigatório numa avaliação responder tudo que for perguntado sobre o mesmo assunto.
2- Estudar como um conteúdo histórico, filosófico, social, ético, moral, etc...

Tudo se pode aceitar menos religião cristã?
Isso não é justo, tudo que abrange o mundo (inclui cristianismo) se deve estudar.

Somente um ateu burro, arrogante, que alimenta ódio com o cristianismo, militante, depravado, etc, poderiam negar isso...
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos