Vamos imaginar que o Sakon tenha a capacidade de ficar translúcido, o que você está me dizendo é que as partículas do Ukon dentro Sakon não ficariam translúcidas também porque não existe comunicabilidade de poderes entre eles. Tenta imaginar o Kishimoto desenhando os fluídos e partes do Ukon ficando visíveis através do corpo translucido do Sakon.
Estou tentando dizer que cada caso é um caso. Nesse seu exemplo eu acredito que os dois ficariam translúcidos, pois assim como as roupas do usuário, a técnica do hospedeiro afetaria o hóspede. O que não aconteceria é um jutsu que destaca parte do seu corpo poder ser usado através corpo do seu hospedeiro. Kimimaro precisou sair do corpo do Kabuto para usar o sawarabi no mai.
E sobre a primeira afirmação dessa minha resposta, eu ainda posso estar errado enquanto sua hipótese, por mais feio que seja imaginar algo do tipo, estar correta.
Dois corpos imprevisivelmente fundidos em um!! Vicioso shinobi grotesco!
Irmãos que compartilham um só corpo fundindo suas células. Essa habilidade especial permite que um fique ativo enquanto o outro recupera o chakra durante o sono. Esses irmãos, que compartilham seu corpo e destino, trabalham juntos com um timing perfeito para levar o desespero a seus oponentes...
← Seu poder de controle de 'células', que possibilita a fusão, pode ser aplicado para curar ferimentos rapidamente!
Fundindo-se e sendo fundido em… Um estranho vínculo fraterno?!
Ambos os corpos ocupam o espaço de um só corpo, mas não faz os dois possuírem ambas as técnicas um do outro. Pode ver que o exemplo que citei em negrito destaca que eles, ainda que fundidos, não são um só ser, ainda que ocupem o mesmo corpo. Além de ressaltar que o ponto forte é o fato de que os irmãos trabalham juntos pra maior eficácia da técnica.
O pior é que a mesma pessoa a defender a ideia de que não é uma fusão a partir de uma aplicação totalmente distinta da manipulação celular do Soma no Kō (versão Kabuto), é a mesma que defende o Kabuto com um Mateki: Mugen Onsa mais poderoso do que a Tayuya com "Senjutsu do Mōdō Sennin".
Acredito que essa não foi pra mim, já que não falei do mugen onsa e nem decido nada sobre o balanceamento do NVS.
@ShinobinoKami, trouxe uns argumentos interessantes.
É fato estabelecido no mangá que quando um individuo ganha acesso ao "corpo" de outro ele, de alguma forma, ganha acesso aos seus poderes.
Souma no Kou é uma fusão para os termos de ficarem como, aparentemente, um só indivíduo, mas não dominam as células um do outro. Se fosse esse o caso você estaria correto.
Acredito que na luta do Danzou x Sasuke nós podemos ver que nem sempre ter as células fazem dominar o poder, visto que o Danzou não podia controlar o mokuton, apenas tirava proveito de sua vitalidade. Particularmente acho que depende do tipo de controle sobre células e/ou como elas foram implantadas e talvez até em quem foram (vide Yamato e Hashirama).
Porém ainda há um exemplo explicito, o principio do DNA do Kabuto é que usando o Sōma no Kō para fundir o material genético dos ninjas a suas células ele pode ganhar acesso aos poderes desses ninjas.
Não é o Kabuto que executa os jutsus, ele possui hospedes para executar essas técnicas, mesmo em momentos em que ele possuía a mão livre e espaço para executar os jutsus por si mesmo.
Kabuto faz selos pra ativar o jutsu e depois disso vai mudando de usuário pra usuário para cada um executar suas técnicas, não seria melhor o próprio Kabuto, que estava em senjutsu, executá-las?
"Kabuto, que se tornou capaz de usar o Souma no Ko ao assimilar as células de Sakon do quinteto do som, aperfeiçoou a aplicação desse jutsu. Ao assimilar células de outras pessoas em seu corpo, ele se tornou capaz de usar seus jutsus como bem entendia."
Acredito que essa liberdade se dava ao fato de com o souma no kou aprimorado do Kabuto e os seus hóspedes já mortos, ele poderia controlá-los para usarem suas técnicas a partir dele, assim fazendo parte do arsenal do Kabuto. O que fica muito claro no mangá é o fato de que o Kabuto precisa que tirem pelo menos uma parte de seus corpos de dentro do Kabuto para executar suas técnicas e não o Kabuto possuindo elas diretamente.
Essa parte do Kabuto destaca muito bem que cada um possui suas técnicas, mesmo que o Kabuto consiga forçar os corpos do quarteto do som a fazer o jutsu que ele quer. Então mesmo que eu possa ter me equivocado quando falei sobre as células acima, o funcionamento do souma no kou acredito estar plenamente correto até que comprovem o contrário.