O Kabuto conseguiu manter um combate nivelado contra uma Tsunade aposentada e fazendo uso de pílula militar.
Uma pílula militar não é um
boost de poder como as pílulas coloridas do Chouji, apenas recuperam o chakra de quem as consumiu. De qualquer forma, a Tsunade ainda era um dos Sannin Lendários e, mesmo aposentada, era considerada mais adequada para o cargo de Hokage (“título dado ao ninja mais forte da vila”) do que qualquer Jounin na Folha. Inclusive, o Hiruzen também estava aposentado dos combates quando enfrentou o Orochimaru, nem por isso vamos desmerecê-lo.
Caso se manter em combate contra um ninja de nível Kage aposentado for motivo de demérito, o que dizer sobre perder duas vezes para um Jounin enferrujado?
Eu não estou falando sobre uma batalha de Kabuto e Zabuza, mas sim sobre quem é mais poderoso, e o Zabuza é superior no físico, na experiência e nas técnicas é no mínimo igualado.
O padrão que Naruto segue para determinar o poder dos ninjas é baseado nos ranks de Kage, Jounin, Chunin e Genin. Além disso, apenas as declarações utilizadas pelos próprios personagens ou fornecidas nos Databooks. Capacidades físicas, experiências e técnicas só vão ter utilidade para analisar os combates mesmo. Às vezes nem isso.
Zabuza, Kabuto, Kakashi, Gai… estão todos no mesmo nível em matéria de poder. Eu até pensei em adicionar o Zabuza na lista e também não vejo problemas em colocá-lo em um Top 10, mas quando fui compará-lo com o Kabuto, percebi que o Zabuza tinha menos
hype e menos feitos. Digo, o Zabuza estava lutando contra um Jounin enferrujado… Kabuto estava lutando contra um Kage enferrujado. Além disso, me parece que faz mais sentido para a história que o Kabuto seja o mais poderoso entre os dois, ainda que não seja lá por muito, mas o suficiente para eu deixar o Zabuza como uma segunda opção.
A melhor técnica ofensiva suiton do Zabuza é a prisão de água, técnica que colocou o time do Guy em apuros na Parte II.
Não é bem uma técnica ofensiva. E o Kisame utilizou de uma forma que ainda não imaginávamos na Parte I. E eu também não diria que isso fez o Time Gai ficar em apuros, já que o Neji conseguiu lidar com isso sem problemas. Pode ser uma técnica útil quando utilizada estrategicamente, mas e como finalizador…? Um dos braços do usuário torna-se inútil enquanto a técnica está ativa e imagino que a própria água pesada que impede o alvo de fugir também protege quem está lá dentro, então é meio que uma faca de dois gumes.
Sobre o sharingan, o Kakashi estava em meio a uma invasão, não teria motivos para ele cobrir em meio do conflito. Mas faz sentido ele não ter ido com o sharingan de primeira.
O Hiruzen tem vários ditos e passa longe de ser o personagem mais forte da parte um, se fosse ele teria vencido do Orochimaru.
Não é bem assim. Qualquer menção sobre o Hiruzen ser o ninja mais forte de todos que encontramos na Parte I é bem específica em fazer referência ao auge do Terceiro Hokage… inclusive, o Kishimoto até brinca com isso através de uma cena com o Iruka falando sobre como o Hokage
era forte. O Hiruzen que conhecemos
era o ninja mais poderoso de todos… na época que a história se passa, ele não é mais porque a idade o enfraqueceu, por isso o Orochimaru diz que o Hiruzen teria vencido se fosse mais jovem.