@Justinboll escreveu: O Zetsu Branco diz que sabia que o Itachi era mais forte do que se mostrou na batalha contra o Sasuke, que ele estava se movendo de forma estranha e pergunta para o Zetsu Negro se não podia haver algo de errado. O Zetsu Negro concorda e reiteira que o Itachi foi acertado por ataques que ele deveria ser capaz de se esquivar e acredita que o corpo dele provavelmente estava ferido desde antes da luta começar. Então Zetsu Branco faz a pergunta matadora: “ele fez uso excessivo do Sharingan?”. Apenas para o Zetsu Negro responder que não tinha certeza e que eles não poderiam tirar conclusões. Porém, é o autor que nos dá a resposta verdadeira através da revelação do Obito: Itachi estava doente.
[Discussão] A doença do Itachi existia de fato ou era apenas os efeitos colaterais do MS? 0401-014
E eu particularmente não sou muito fã do Kishimoto ter feito todo um mistério envolvendo duas cenas que ele fez questão de destacar como estranhas para chegar na conclusão de que uma doença que matou o Itachi ao invés de já cravar que ele morreu pelos efeitos colaterais do Mangekyou Sharingan.
Toda esta questão só ocorre APÓS Itachi fazer uso do MS. Ninguém nega que Itachi estava doente, Madara (MS) como vimos também era tratado como alguém que estava doente, a questão é que a doença do Itachi não era nada mais que os efeitos colaterais do MS após anos de utilizo do doujutsu, assim como ocorreu com Madara.
Se a doença não tem relação com o MS, porque ele não aparece em outras situações?
@Nagata escreveu: Um fato interessante, é que essa doença foi citada exclusivamente por Obito, não existe mais nenhuma citação disso na obra, nem em Databook (me corrijam se eu estiver errado).
É um pouco estranho o Obito saber algo que Zetsu não sabia, naquela altura do campeonato. Talvez essa doença tenha sido introduzido de última hora.
Pra mim é apenas um erro de interpretação da época que pendurou durante os anos, na época não existia certos conceitos, até a explicação do Susano'o era diferente, acreditava-se que para liberar o Susano'o era necessario Tsukuyomi e amaterasu, hoje sabemos que não tem nada disso.
Na minha visão, a doença do Itachi não é nada mais que uma interpretação dos efeitos colaterais do MS, tanto que não existe efeitos da doença independentes do MS, toda a questão está ligado ao uso do MS. Esta doença era simplesmente a interpretação da época para os efeitos colaterais que Itachi sofria, depois Kishimoto estabelizou o conceito e trouxe a tona a questão do MS.
Itachi nunca possuiu doença nenhuma, ele só estava desgastado e nas ultimas após vários anos utilizando o MS.