Para você ver como sua opinião é uma apreensão rasa, sem realmente refletir com detalhes sobre o que você tá falando: se a Sakura, que participou do primeiro arco e continuou participando regularmente do Exame Chunin até o fim da Primeira Fase de lutas no torneio parece um personagem secundário, como você descreveria o Kakashi, principal guerreiro do arco Zabuza, passar a ter aparições pontuais, pois obviamente, não há espaço para ele no Exame Chunin? Ele se torna um secundário também? O leitor deixa de enxergá-lo como alguém em boa posição dentro da história por ser do time 7? O Kakashi, além de aparecer bem menos do que aparecia antes durante o Exame Chunin, ficou com o papel de enfrentar randons durante a Invasão do Orochimaru em Konoha, enquanto, por sua vez, a Sakura participou um pouco do ato mais central que era o de localizar e enfrentar o Gaara. Ela fez pouco devido à sua retratação de força, mas foi importante para a missão de encontrar o Sasuke (e por tabela encontrar o Gaara) começar e ainda mostrou coragem em encarar uma investida do Gaara.
Não, minha análise é correta e técnica. Você que aparentemente é muito cego emocionalmente pela Sakura e não aceita críticas à escrita da personagem. Sakura merecia muito mais destaque e desenvolvimento como suposta personagem feminina principal.
A Parte 1 era focada principalmente nos genins e seus dramas. E, obviamente, Kakashi, sendo alguém bem mais velho e forte que eles, não poderia participar de igual para igual em combates de genins. Por exemplo, se Kakashi tivesse ido atrás do Gaara ao invéz do Time 7. Gaara teria sido derrotado em 1 minuto.
A principal função do Kakashi era de professor e suporte junto com os outros jonins. E mesmo assim, ele é muito mais importante que a Sakura. Kakashi ganhou destaque principal no arco de Zabuza. Pois, por ser o jonin do grupo, ele era o único que poderia enfrentar Zabuza. Obviamente, ele não poderia ter participação maior no arco dos Exames Chunin, por ser um arco focado nos genins. Mas depois, lutou com Itachi e ganhou o Gaiden dele. Apenas na Parte 2, com o crescimento dos personagens e nível dos inimigos, Kakashi pode ser colocado nos times e passar a ter mais participação.
Além disso, estou comparando Sakura com os pares genins dela na mesma idade: Hinata, Rock Lee, Neji, Gaara e Shikamaru. Todos esses tiveram maior desenvolvimento de personagens, suas personalidades e planos de fundo mais trabalhados e até receberam muito mais lutas que a Sakura.
Sakura praticamente some depois do Exame Chunin. Ela não tem importância nenhuma no retorno do Itachi para a vila e muito menos ajuda a procurar Tsunade. No arco seguinte a função dela é apenas avisar que Sasuke foi embora. Mas não é colocada na missão por ser fraca de mais.
Essas são as principais participações da Sakura pós-Exame Chunin: ficar o dia todo no hospital e basicamente, chorar.
Apenas no fim da Parte 1 que Kishimoto usou a saída do Sasuke como motivação para ela treinar e empurrar a Tsunade de professora para Sakura. Pois ela nunca havia feito isso antes disso. Na parte 2 também acontece algo similar. Sakura some após a luta com Sasori. Tendo aparições pontuais para cenas cômicas, chorar, fazer alguns comentários. Mas sem participar ativamente do enredo ou ter lutas.
Sakura não tem menos desenvolvimento que esses personagens que você citou, Sakura tem um desenvolvimento diferente, que só é possível quando você tem maior recorrência na história. Não sei se te falta memória da história, mas a Sakura começa Naruto como uma menina até confiante em seu nível de poder e que enxerga o Naruto como uma porcaria de ninja, justamente porque ela só o conhece vendo ele competir com o Sasuke e levar a pior sempre e por fazer um monte de travessuras. Durante o arco do Zabuza, a Sakura percebe que o Naruto na verdade tem bastante coragem e se sobressai, enquanto ela não consegue fazer muita coisa. Ela também confirma que o Sasuke é tão bom ou até melhor em habilidade do que ela já sabia que ele era. Ao fim desse arco, tem um capítulo chamado "A tristeza de Sakura" (capítulo 36), que ela justamente tá triste e cogitando não participar do Exame Chunin, pois, conforme mostrado capítulos antes, percebeu que não importa a missão que ela faça com o time 7, o que está claro é que ela é mais fraca da equipe sempre. Ela fez autocrítica e reconheceu a sua posição dentro da equipe como fraca. Já durante o Exame Chunin, na Floresta da Morte, ela tem um momento em que essa condição de fraqueza assume seu máximo e se torna insuportável para ela: quando ela não consegue fazer praticamente nada para proteger Naruto e Sasuke de inimigos, e aí ela tem um monólogo lindo em que promete mudar e resolve partir para cima dos inimigos mesmo sem ter chance.
Não é o tipo de desenvolvendo que é possível ser feito sem o personagem estar aparecendo com constância, pois ele é construído lateralmente aos enredos dos arcos, pois não é o foco total deles, é apenas o fio condutor da Sakura dentro de arcos maiores.
Eu gosto da introdução da Hinata. Mas ela funciona justamente para situar a Hinata e suas motivações para o leitor porque a Hinata é um personagem de menor recorrência. O trabalho do Kishimoto com a Sakura não é criar um background que explique quem é a Sakura e o que ela almeja com um flashback de origem, mas sim ir construindo uma motivação para a Sakura durante a jornada.
Você está, basicamente, afirmando que Sakura serviu apenas como uma telespectadora para o desenvolvimento de Sasuke e Naruto, atuando como uma mera observadora passiva da história. Esse desenvolvimento, quando comparado aos demais genins, continua sendo bastante superficial.
Hinata, por exemplo, também vivenciou uma experiência similar durante os Exames Chunin, em sua luta contra Neji. Ao perceber sua própria fragilidade e a impossibilidade de vencer Neji, ela decidiu enfrentar o adversário de qualquer forma, superando seus limites, apesar de saber que não teria a menor chance. E a história de Hinata é muito melhor trabalhada, por envolver o desprezo que ela sofria do seu pai, o drama das famílias secundárias e principais dos Hyūga, etc.
O maior problema na cena de Sakura é que, apesar de sua declaração de superação, ela continua sendo protegida e passiva. Após falhar em derrotar os inimigos e o Trio do Som, necessitou imediatamente da intervenção de Sasuke. Essa dependência constante contradiz sua afirmação de querer se tornar mais forte.
Sakura não demonstra, de fato, uma mudança de atitude significativa após essa cena. Sakura continuou o restante da Parte 1 sem treinar ou fazer nada para se fortalecer. Suas palavras parecem ter sido apenas faladas da boca para fora, sem uma ação concreta para respaldá-las. Como ela própria admite quase 600 capítulos depois. Onde ela simplesmente se deu por vencida. Apenas no final da Parte 1 que Sakura busca treinamento com Tsunade. E mesmo assim, apenas na Guerra Ninja é que ‘alcança’ Sasuke e Naruto, no sentido figurado, pois todos sabemos que ela não se compara a eles.
É importante lembrar que Sakura havia prometido a Naruto que o ajudaria a resgatar Sasuke.
No arco dos Kages, Sakura comete uma série de erros e asneiras, admitindo no final ser uma inútil que não poderia fazer nada.
Essa regressão de personagem é incompatível com as palavras anteriores dela. A própria Sakura jogou todo o treinamento e palavras anteriores dela no lixo.
Sakura X Ino é um embate que foi estragado pela adaptação do anime.
A adaptação é bastante fiel ao manga e nem se quer possui uma animação ruim. Naruto x Kiba continua sendo a pior lutar desse arco.
A luta da Sakura x Ino é simplesmente esquecível quando comparada a lutas como Rock Lee vs Gaara ou a dramas como Neji vs Hinata.
Eu acho assustador que você use a falta de arsenal da Sakura como critério para desmerecê-la em um mangá em que Ino-Shika-Chou filhos são um xerox do Ino-Shika-Chou pais, com o Chouji sendo o único que realmente foi além do nível do seu pai (apesar de que isso na prática não muda nada, visto que o Chouza mesmo sem o Modo Borboleta consegue lutar ao lado do Chouji Modo Borboleta), e Ino-Shika-Chou estão em posição de destaque mediano na obra; num mangá em que os Hyuugas de maior recorrência são basicamente gêmeos com cabelos diferentes e com as mesmas técnicas, com a Hinata sendo a exceção com o Juho Soshiken, por ser uma técnica abaixo das técnicas que Neji e Hiashi dominavam, visto que o Databook deixa claro que é um jutsu do clã; num mangá em que o Rock Lee é uma cópia do Gai em aparência e em técnicas, servindo para mostrar como é usar os 8 portões iniciais, enquanto o Gai mostra os níveis mais avançados da técnica.
Você está, basicamente, comparando Sakura a personagens secundários para tentar minimizar o fato de ela ser um clone da Tsunade.
Então você admite que Sakura não pode ser considerada uma personagem principal, mas sim uma mera secundária que está no mesmo grupo de importância que Hinata, Neji, Rock Lee e Ino-Shika-Chō? Se você está tentando colocar Sakura no mesmo grupo de importância dos secundários, o desenvolvimento é aceitável.
Mas Sakura, supostamente uma personagem principal, deveria ter o mesmo nível de desenvolvimento que Sasuke, Naruto e Kakashi.
Sasuke e Naruto possuem técnicas e jutsus completamente diferentes dos seus mentores.
Sasuke apenas aprendeu o Chidori com Kakashi e, posteriormente, criou suas próprias variações do jutsu, além de um jutsu S-rank de raiton sozinho.
Sasuke possui seu próprio conjunto de técnicas do Sharingan. Sendo completamente diferente de Itachi.
Posteriormente, ele obteve um Rinnegan, também diferente dos de Madara e Nagato.
Kishimoto nem mesmo permitiu que Sasuke tivesse invocações de cobras como Orochimaru, dando-lhe um falcão para diferenciá-lo completamente. Sasuke superou todas suas referencias e professores dentro da historia.
Naruto alcançou um modo Sennin superior ao de Jiraiya. E possui o poder da Kyuubi, o que o torna completamente diferente de seu mentor e o faz superar completamente.
Kakashi apesar de ter copiado o Rasengan do Minato. Criou seu próprio Jutsu para se encaixar ao seu estilo de luta.
Continuo afirmando que Sakura deveria ter um jutsu A ou S-rank próprio para se diferenciar de Tsunade e demonstrar o talento da personagem.
Sakura se diferencia muito da Tsunade no design. Sakura tem elementos próprios de personalidade: ser uma CDF, capaz de memorizar um monte de coisas por anos e anos de memorização acadêmica, de resolver problemas de Exatas complexos, de reter um monte de informação teórica, que são elementos que ficam com ela até o fim; Sakura tem sua aptidão para genjutsu, que, embora não receba muito destaque no Shippuden, teve um pouco no Clássico e continuou sendo mencionada na fase II, algo que a Tsunade não tem
Sakura possuir um design diferente da Tsunade era o esperado. Sakura foi apresentada e criada muito antes do que a Tsunade.
Acho que Kishimoto não queria fazer a Sakura ter idolatria cega pela Tsunade e passar a fazer cosplayer dela igual o Lee faz do Gai. Mas nenhuma dessas habilidades que você citou são uteis ou suficientes para diferencia-la além da habilidade de Genjutsu que Kishimoto nunca explorou.
Mas a melhor coisa do fato de a Sakura conseguir copiar a Tsunade é que a narrativa deixa claro que uma outra pupila talentosa tentou copiar as técnicas da Tsunade e não foi capaz, sedimentando o fato de a Sakura conseguir fazer isso como um mérito gigantesco.
Shizune nem se quer pode ser considerada uma personagem secundaria. Mas terciaria. Quase beirando o nível dos figurantes.
Tsunade em si não é um personagem que tem tantas lutas no mangá, então ter uma outra personagem como ela, além de não ficar cansativo em termos de repetição das mesmas técnicas, ajudava a nortear o nível da Tsunade. Parte do talento da Tsunade era mostrado através da Sakura. Por exemplo, a perícia da Tsunade em venenos foi destacada por falas no primeiro arco do Shippuden e confirmada através da Sakura tendo se tornado uma perita aprendendo com sua mestra.
Você está falando que Sakura também serviu de escada para a Tsunade e foi apenas uma simples extensão dela.
Tsunade também não é uma personagem importante ou considerada OP. É apenas uma Sannin e uma Kage de nível médio para baixo.
Naruto ja treinava com o Jiraiya desde do meio da Parte 1 e Sasuke deixou a vila para treinar com Orochimaru.
Sakura apenas ganhou o básico. Pois, sendo do time principal, ela também tinha que treinar com um Sannin.
Então, sobrou apenas Tsunade para a Sakura. Tanto que Sakura imediatamente correu para a Tsunade no fim da Parte 1 para completar as novas duplas de novos professores e alunos.
O problema é que, após isso, Kishimoto não considerou Sakura importante o suficiente para ganhar algo próprio. Apenas deu as mesmas técnicas da Tsunade e ficou por isso mesmo. E dentro da historia parece que Sakura não teve talento, foi suficientemente inteligente o suficiente para criar algo sozinha e simplesmente ficou acomodada.