Eu acredito que o amor exista sim, apesar de eu não saber como ele é.
Neste universo existem incontáveis coisas que estão além da nossa compreensão. Infelizmente o nosso corpo físico só é equipado com sensores capazes de perceber aquilo que é feito da mesma coisa que ele, ou seja, matéria e energia (por energia quero dizer aquela que se transforma em matéria e vice-versa). Conhecendo nossos cinco sentidos, somos capazes de produzir sensores com uma sensibilidade imensa, para captar todos os comprimentos de onda da energia eletromagnética, medir a massa de partículas, medir sons inaudíveis para os ouvidos humanos, etc. Mas de forma alguma podemos criar um sensor capaz de detectar e medir o amor, simplesmente porque ele não é detectável por nenhum dos nossos cinco sentidos. O mesmo vale para a felicidade e para a consciência.
O amor é algo que existe de uma forma única, ele simplesmente existe e não tem oposto. Ou você sente ou não sente. Quem é capaz de reconhecer e sentir o amor, sente por todas as pessoas e coisas da mesma forma (sim, amor pelas coisas, pelo universo, pela existência).
Amor não tem nada a ver com apego.
O que acontece é que as pessoas confundem suas emoções humanas (que são geradas por processos físicos e químicos, afetando os pensamentos e a percepção) com amor, que é algo muito mais sublime e não tem qualquer relação com emoções ou nada que pertença ao plano material. Estou chamando de plano material tudo o que é feito de matéria e energia.
Nós, entretanto, não somos seres puramente materiais, nós não somos apenas isso que vemos e tateamos. Nós temos uma consciência que não sabemos do que é feita. Não conseguimos vê-la, nem cheirá-la, nem tateá-la, nem ouvi-la, nem saboreá-la. Mesmo assim nós somos capazes de sentir nossa consciência, mesmo que não seja por nenhum dos nossos cinco sentidos. Isso prova que uma parte de nós é feita de algo que nós não sabemos o que é, não podemos detectar e nem medir. Esta outra parte de nós nos permite sentir coisas que também não são materiais, como o amor e a felicidade. Para sentir a consciência basta se lembrar da existência dela, já que é uma parte de nós. Para sentir o amor e a felicidade é preciso um pouco mais do que isso.
Para sentir o amor, além de se lembrar de sua existência também é necessário se lembrar de que ele não pode estar relacionado a nada que seja material. Você não ama mais o seu irmão do que o bandido que te assaltou ontem, você apenas é mais apegado ao seu irmão, e, como eu disse, amor não tem nada a ver com apego. Quando você é capaz de sentir o amor real, da maneira como ele é, você o sente exatamente da mesma forma pelo seu irmão e pelo assaltante.
O amor em sua real forma não tem nada a ver com sentimentos românticos. Existe um trecho na Bíblia (não sei qual, não sou religiosa) que diz o seguinte: "No reino dos céus, as pessoas não se casam nem são dadas em casamento." Se não me engano acho que esta foi a resposta que Jesus deu a alguém que perguntou se uma pessoa se casasse e ficasse viúva sete vezes, quem seria seu cônjuge nos reino dos céus, o primeiro com quem se casou ou o último. Não vou entrar no mérito religioso. Pela frase o que eu entendo é que casamento é uma coisa que pertence exclusivamente ao plano material e não faz o menor sentido no plano que Ele chamou de "reino dos céus". Nós não somos feitos apenas de matéria, mas a parte de nós que namora, fica noiva, se casa é apenas a parte material. Os sentimentos românticos e as emoções também fazem parte do corpo material.
Resumindo: o amor é algo que existe em um plano não material e é feito de algo que não podemos detectar com nossos cinco sentidos, mas podemos senti-lo em sua real forma uma vez que não somos seres puramente materiais, uma parte de nós pertence ao mesmo plano que o amor e é com essa parte que somos capazes de senti-lo.
Desculpe pelo post enorme.