O tópico não foi arquivado, então vou tomar a liberdade de postar nele mesmo após quase três anos. Não espero que alguém vá me responder, mas enfim.
Tive a paciência de ler quase todas as postagens do tópico (que não foram poucas), mas não vou argumentar sobre exatamente tudo que foi escrito porque levaria uma eternidade e a postagem ficaria muito extensa. Portanto, farei algumas pontuações e para tanto utilizarei o mangá espanhol como referência porque acredito que sua tradução seja a mais fiel da original.
1) A Taizen diz que Mu é um dos mais fortes cavaleiros, mas esta afirmação é ambígua pelo seguinte motivo: não dá pra saber se Mu é um dos mais fortes dentre os cavaleiros de ouro ou se ele é um dos mais fortes por ser um cavaleiro de ouro, estando acima da classe dos cavaleiros de bronze e de prata e figurando entre os 12 mais fortes de um total de 88 cavaleiros.
2) Muito foi discutido sobre a Explosão Galáctica que atingiu Milo. Em primeiro lugar, Milo não desviou do golpe. O mais provável é que ele tenha
se defendido parcialmente do ataque (a imagem do mangá pode sugerir isso considerando a posição dos braços dele ao ser atingido).
Em segundo lugar, não há nada na fala de Milo indicando que a Explosão Galáctica estava com sua potência máxima. O escorpiano apenas diz que quase recebeu completamente o dano do golpe, mas até aí não dá pra aferir que a Explosão Galáctica estava com seu poder total:
3) Conforme dito pelo próprio Saga, o cosmo da tríade estava exausto e eles mal se aguentavam em pé, o que comprova que Saga, Camus e Shura não estavam em condições adequadas de combate e provavelmente pode indicar que a Explosão Galáctica disparada em Milo estava com sua força mitigada:
4) Aquela fala do Mu sobre Saga ser o mais forte dos cavaleiros de ouro é um erro de tradução da Editora Conrad. Tanto a versão da JBC como a versão espanhola apenas dizem que Saga era um cavaleiro poderoso:
Contudo, o Episódio Zero confirma que Saga era o mais forte dos cavaleiros de ouro
naquela época (quando os demais dourados eram ainda muito jovens). O próprio Aiolos admitiu que era inferior a ele. Quem tiver interesse é só pesquisar no Google sobre esse gaiden.
5) De fato, Saga é comparado a um deus pela sua bondade (e não pela sua força), pelo menos nessa imagem acima. Todavia, Kanon diz que
o poder de seu irmão era tão grande que ele poderia ser considerado
a reencarnação de um deus:
6) Kurumada publicou uma sessão chamada "Shion Responde" para responder algumas perguntas feitas por fãs. Em uma das perguntas Shion (Kurumada) responde que
os cavaleiros de ouro podem se teletransportar em um instante:
Como Shion mencionou a classe dourada de forma genérica, pode conduzir ao entendimento de que
TODOS os cavaleiros de ouro podem se teletransportar (e não apenas Mu e Shaka). Eu não tenho a tradução espanhola aqui comigo, mas na época eu comparei e ela bate com a tradução brasileira.
Inclusive, após perderem os renegados de vista, Giganto cogita que Saga e os outros tenham se teletransportado entre as 12 casas, demonstrando que esta habilidade talvez não seja exclusiva a alguns cavaleiros de ouro.
7) É comum a discussão "ditos x feitos" quando o assunto é Saint Seiya. Algumas pessoas se apegam ao que é dito sobre determinado personagem para consagrá-lo o mais forte (ou um dos), enquanto que outras acreditam que os feitos e as habilidades é que determinam quem é mais forte (que quem).
Como foi debatido neste tópico sobre as supostas frases que atestam que Saga é o mais forte dos cavaleiros de ouro (e aparentemente ninguém conseguiu provar satisfatoriamente), então postarei aqui algumas delas que direta ou indiretamente podem confirmar isso:
a) Mu diz que o combate na casa de Gêmeos será o mais terrível de todos, indicativo de que Saga era o cavaleiro de ouro mais desafiador do santuário (com exceção de Mu e Dohko, pois eram aliados):
b) Milo diz que o cosmo de Kanon desprende um poder
inigualável, quase igual ao de Saga. Logo, o cavaleiro de Escorpião diz que Kanon é mais forte que qualquer cavaleiro do santuário, perdendo apenas para Saga:
c) Shina diz que Saga, Camus e Shura são os mais fortes dentre os cavaleiros de ouro. Eu vi que desconsideraram essa fala porque o túmulo do Máscara da Morte também estava ali, mas acho que ficou muito claro que a amazona de Ofiúco estava se referindo à tríade, pois este diálogo antecipa a aparição dos três:
d) Shaka diz que Saga, Camus e Shura são considerados os cavaleiros de ouro mais poderosos:
e) Pandora diz que Saga, Camus e Shura são considerados os cavaleiros de ouro mais poderosos. Aqui a tradução dá a entender que ela está elogiando a classe dourada em geral, mas o contexto demonstra que ela está se referindo exclusivamente aos três (se alguém discordar, fique à vontade):
f) Estou sem a imagem comigo, mas Odisseus diz em Next Dimension que os cavaleiros de Gêmeos sempre foram os mais poderosos de cada geração. Ikki também diz algo parecido, mas no caso dele vou desconsiderar sua fala porque ele não diz coisa com coisa em Next Dimension.
Sobre o combate do tópico, Saga é amplo favorito. Já o vimos em ação contra outros cavaleiros de ouro e suas performances fizeram jus à sua fama:
- Atingiu Kanon a uma grande distância e anulou o Labirinto de Gêmeos;
- Destruiu as ilusões de Shaka;
- Sobreviveu intacto à Rendição Divina de Shaka;
- Anulou a Invocação dos Espíritos das Trevas de Shaka;
- Sobreviveu ao Tesouro do Céu + Relâmpago de Plasma + Agulhas Escarlates + Cólera do Dragão à queima-roupa, tudo praticamente em sequência;
- Anulou o Relâmpago de Plasma de Aiolia;
- Quase nocauteou Milo mesmo muito machucado e desgastado;
- Em condições bem adversas empatou (junto de Camus e Shura) com Mu, Milo e Aiolia no choque das Exclamações de Atena.
As capacidades defensivas e de resistência de Saga são impressionantes mesmo entre os cavaleiros de ouro. Além dos exemplos citados, Saga recebeu o Meteoro de Pégaso e o Turbilhão de Pégaso (ambos no Sétimo Sentido) de peito aberto e não lhe aconteceu nada. Seiya o atingiu ainda com o Cometa de Pégaso, no Sétimo Sentido, amplificado com o cosmo de todos os outros cavaleiros de bronze e mesmo assim Saga não morreu (desmaiou momentaneamente, mas depois levantou e perseguiu Seiya).
Ainda, o geminiano possui o golpe ofensivo mais poderoso da classe dourada, a Explosão Galáctica.
Mu é um cavaleiro muito poderoso e versátil, mas o Saga está em outro nível. Ele é uma máquina de combate e é também o mais experiente dos dourados da nova geração (é oito anos mais velho que Mu e comandou o santuário por treze anos).
Saga vence este duelo.