Não, acho que quem não entendeu foi você, eu disse que "seria" um método de evitar o C4, não que ele faria ou que saberia, e eu disse que pra mim nem no C4 o Deidara chega, eu vou colocar de novo, só que dessa vez vamos ponto por ponto, quero que me de um argumento que mude o que vou colocar abaixo que mudo minha opinião:
Começa a luta:
Deidara cria pequenos animais de argila para atacar Kakuzu a distância, o mesmo usa pele de ferro para defender facilmente os ataques, isso seria o primeiro movimento de combate, e não adianta dizer que não, pois Deidara sempre começa as lutas testando o inimigo com C1, o problema aqui é que o teste dele daria vantagem ao Kakuzu, porque?
Nesse movimento, Deidara iria ver que Kakuzu tem uma técnica de solidificar o corpo para evitar ataques físicos, e quando a vila não diria muita coisa, afinal Kakuzu não é de uma das 5 grandes nações, ele iria coletar essa informação, já o Kakuzu iria saber que Deidara usa bombas a distância, iria saber que o cara é um ninja da pedra por causa da bandana, provavelmente sacaria na mesma hora que é usuário de Bakuton devido a sua enorme experiencia, no geral ele iria ganhar de cara muito mais informação que o loiro.
Mesmo sabendo disso, Kakuzu poderia até saber e acho que sabe que o fraco do Bakuton é trovão, já que o mesmo é perito em Doton, e os selos usados pelo Deidara para usar Bakuton são de manipulação do estilo terra, mais uma vantagem pro Kakuzu que poderia atacar certas bombas com raio, mais isso pra mim não é o fator que decide.
Feito o primeiro movimento, Kakuzu iria liberar as máscaras e Deidara iria criar seu pássaro para voar e atacar a distância, nesse ponto olha o tamanho enorme da vantagem do Kakuzu, a situação do Deidara não mudaria nada, porque voando ou não Kakuzu teria conhecimento de várias coisas como coloquei acima, já Deidara não faria nem sequer ideia do que são aquelas máscaras e o que podem fazer.
A máscara de Fuuton pode obrigar o Deidara a descer, combinando ataques de vento pelo ar, com ataques de fogo e raio vindos do chão, Kakuzu pode manobrar Deidara para onde ele bem entender, quando o mesmo ficasse ao alcance, tudo que ele precisaria fazer é usar o Katon caveira talhada, se Deidara conseguir fugir de tudo isso pode ser pego pelo Kakuzu que estica seus braços a longa distância e pode catar o ninja de Iwa dessa forma também.
Usar o C3 estaria inviável, Deidara não tem como sair do raio de alcance da bomba sendo alvejado pelas máscaras, e bombas comuns não vão servir de nada, os elementais podem facilmente parar as bombas.
Veja uma situação, uma bomba vai em direção a máscara de raio, Kakuzu usa o raio e acerta a bomba, e ai ela não explode, o que acontece? Mais uma vantagem pro Kakuzu, ele perceberia na hora que o Bakutron é anulado pelo Raiton, isso partindo do ponto que ele já não saiba disso, visto que tem vasta experiencia no mundo ninja e a luta aqui é com conhecimento dos dois no mangá, e Kakuzu mostrou conhecer coisas incríveis como Ginkaku em Kyuubi mode, algo que poucos sabiam, e outras como ter lutado com o primeiro hokage.
O ponto é que Deidara não tem como fugir de todos e atacar ainda, ele estaria numa situação pior que a do Kakashi, o Copy ninja não conseguiu sequer contra atacar o Hidan que tinha apoio de 3 máscaras, isso que elas só estavam disparando elementos, não estavam usando técnicas mais fortes, aqui seria Kakuzu que é muito mais forte que Hidan, mais 4 máscaras, não tem como Deidara fugir e contra atacar, ele vai fugir e uma hora vai ser catado.
Pelos estilos de luta Kakuzu vai ganhar muito mais informações, e uma mente tão analítica e experiente tendo tanta informação vai terminar com a luta em pouco tempo.