Mano, as máscaras do Kakuzu nem sequer mostraram voar em uma boa altura, e isso de subir na máscara é pura invenção, não vale inventar também, né.
Deidara estando no chão conseguiu escapar da investida da areia especial do Gaara e ainda conseguiu voar, as máscaras o pegarem no começo é praticamente impossível. Fora que as máscaras nunca mostraram voar alto (o alto que eu digo é acima de uma vila inteira, como o Deidara fez), isso aqui já é um achismo, mas eu estou considerando. O Kakuzu não pode voar, não inventa, se pudesse ele não teria sido acertado pelo Naruto. Se o Deidara quiser usar o C3, ele vai usá-lo. Lembra de quando ele saiu pra lutar com o Oonoki e o carinha que estava voando ficou pra trás? Então, se ele quiser se afastar nenhuma máscara vai acompanhá-lo. As máscaras nunca se mostraram rápidas, a vantagem delas é simplesmente atacarem em conjunto.
Aqui a única máscara preocupante é a de Fuuton, já que é o único ataque que sozinho tem chances de pegar no Deidara. Kakashi estava lutando com o Hidan, levou um Atsugai e ainda teve tempo de salvar o Time 10 do Raiton. Ino, Chouji e Shikamaru escaparam do Katon sem problemas. Suiton ele só mostrou de defesa.
Deidara ainda pode usar Bunshins como fez contra o Oonoki para acabar com as máscaras. Enfim, não tem como o Kakuzu matá-lo assim tão rápido, isso é muita subestimação diante de um cara que demonstrou uma ótima resistência e superestimação de um cara que não tem NENHUM Jutsu que seja K.O.
Deidara tem chances muito mais sólidas de vencer isso aqui, ele tem dois jutsus que acabam com a luta no momento em que forem usados, enquanto o Kakuzu não demonstrou nenhum Jutsu que seja fatal contra o Deidara.