Vamos concordar que o orochimaro tava brincando com ele ne pessoal,pq se o orochi quisesse mata ele,ele teria matado rapido tava com a kunai no pescosso do velho,ou seja ele velho ou nao,n mudaria muita coisa na minha opiniao,nao sabemos muito dele ,nem o que ele tinha n da para sai falando que ele e foda,sim ele foi o deus shinobi ,idai ,isso e so um titulo ,msm sendo deus shinobi e tendo todos jutsus de konoha(o que acho improvavel) ele nao deu conta de vencer o orochimaro,ele ta velho mas coontinua com todas suas habilidades ,se tivesse algo foda msm teria usado de imediato e matado o orochimaro,ja que tava disposto a defender a aldeia,mas n usou pq n tinha algo tao foda assim pessoal.
Resumindo nao se mostrou ele jovem,nem suas abilidades,nem do que ele era capaz ,ele jovem podia ser melhor a ponto de vencer ou parar o orochimaro como sabemos ja que foi esse o erro dele,antigamente.mas o orochi jovem era forte sim mas nao chega ser metade do que ele e hoje em dia ,sabemos que ele jovem poderia vencer o orochimaro jovem isso e fato ,ate pq ele n quis luta contra seu proprio aluno e amarelou.ou seja o hiruzen jovem era do msm nivel ou um pouco melhor que o orochimaro daquela epoca,n podemos compara com o nagato ou pain,pois n foi dito nem mostrado isso., acho o orochimaro muito superior a ele,o orochi quase nao lutou pessoal,ele foi no taijutsu,parou as milhares de kunais do velho.e ja invocou o edo,hiruzen tava velho deu td de si para poder protejer a aldeia,e n e pq ele ta velho q n mostrou td,ele tinha os mesmos jutsus que tinha quando era novo ,n usou pq n quis ou n seria util,orochi tb n usou td o que tinha ele nem invocou cobras,nem o manda, nem nada so usou o edo+ taijutsu+e sua espadinha e olha que os edos tb n era grande coisa assim nao tinha nem metade do poder de verdade,ate pq so o edo do hashamira ja o estralharia ,entao pessoal me poupe.