Bom, todo mundo sabe que orochimaru não faz nada sem ter um plano, e até agora não sabemos qual o poder real dele, eu ainda acho que muita gente subestima ele, e também seria muita palhaçada o kishi querer trollar ele bem agora.
De uma coisa agente sabe, Kabuto sabia de MUITA coisa e também tinha um um objetivo para essa guerra, agente sabe que ele gostaria(queria) de ter o poder do naruto, não sabemos ao certo o porque, mas algo me diz que o kabuto só estava dando continuidade ao plano do orochimaru, só que do jeito dele.
Ainda acho que vai demorar bastante para os hokages irem para o campo de batalha, orochimaru esta agora com um poder ABSURDO em suas mãos, e ele mesmo falou que não tinha interesse nessa guera(até pq nunca foi o obj do orochimaru ter o comando de algo) então acho que oque ele realmente quer é esse poder parar realizar o verdadeiro objetivo dele, até porque o momento é mt bom.
e sobre o tobimara, que ele consegue escapar do edo agente tem quase certeza, até pq seria uma razão boa para o kabuto não tem invocado ele, mas tenho certeza que o orochimaru tem algum plano para ele, talvez deixar ele ir para o campo de batalha sozinho ou até mesmo dando uma de sinico... falando que voltou para konoha algum tempo depois da morte do seu mestre e convencendo os hokages disso, e usando eles sem ter que manipulalos...
Maaaaas como sabemos, o mundo de naruto é cercado por mentiras... pode ser que orochimaru queira ir para a guerra e simplesmente acabar com tudo, ou destruir konoha, ou até mesmo usar o sasuke e os hokages no campo de batalha a favor da aliança, e depois disso usar novamente o edo tensei no madara e no tobi... fazendo a guerra definitiva.