Na verdade, eu to prestes a acreditar 100% na teoria que eu criei a muuuuuuuuito tempo atras, sobre TODOS os seres serem capazes de utilizarem TODAS as naturezas de chakra.
É so tomar como base o kakashi. Ele nao tem kekkeigenkai que o permita controlar diversas naturezas. Ele possui tres, unica e exclusivamente por conta de seu treinamento.
Com o adequado treinamento, voce é capaz de mudar as propriedades do seu chakra utilizando o Yin e Yang, ate conseguir "balancear" ambos para que a natureza do chakra mude.
Isso e infinitamente dificil de se fazer sem kekkei genkai. Por isso que nao se pode "fundir" os elementos assim, do nada. E como fazer um rasengan de uma bijuudama, como o Gyuki disse, é extremamente dificil fazer sem estar na forma completa.
O rinnegan, as kekkei genkais e etc sao "facilitadores", sao ferramentas que permitem ao ninja manipular varias naturezas de chakra separada ou simultaneamente.
Mas o que eu acho que aconteceu, é que o Shikamaru disse aquilo pro Kitsuchi, pra que eles conseguissem enviar o chakra deles na "forma da natureza" do Doton, pra que os de Iwa conseguissem manipula-lo.
Os selos de mao "moldam" o chakra. Nao apenas no quesito "natureza e forma", mas tambem em essência, ou seja, Yin e Yang. As variações das proporções desses dois pontos, tornam o chakra diferenciado tambem.
Seria simples dizer para os shinobis concentrarem o chakra nas mãos, molda-los com o selo de Doton (alterando o chakra para uma propriedade similar a do Doton, mesmo que nao se tenha afinidade) e enviar esse chakra "alterado" para o chao, que seria reunido junto com os outros e manipulados de forma completa pelo pessoal de Iwa...
Nada mais aue um trabalho em conjunto de toda a aliança... Nao e preciso ter a afinidade com Doton pra se fazer isso. Nem conhecimento de COMO ou o QUE eles estariam fazendo...
Achei muito interessante essa tática do Shikamaru.
E sim, foi Minato que parou a Bijuudama.