Olha, todo mundo filosofou muito bem MAAAAAAS eu não acredito nem a paulada que todo ninja consegue moldar o 5 elementos, ainda mais sem treinamento assim.
Na minha concepção os ninjas possuem Uma, duas ou 3 afinidades.
Alguns conseguem dominar até 4 elementos por possuir um mínima afinidade com o 4° elemento.
Vou dar um exemplo:
Kakashi:
Raiton: 100% de afinidade
Doton: 70%
Suiton: 40%
Katon: 40%
Fuuton: 0%
Hiruzen:
Katon: 100%
Doton: 80%
Suiton: 0%
Katon: 0%
Fuuton 0%
Kakashi sempre é citado quando se trata de elementos mas, ele é uma exceção!!! Não tem muito o que discutir quanto a isso sabe...
Não podemos usar uma exceção para justificar uma regra
Os ninjas mostraram técnicas elementais determinadas, se não vira várzea...
Itachi por exemplo: Katon e Suiton, Sasuke: Raiton e Katon, Yamato: Doton e Suiton (Mokuton)
Nem todo ninja deve ter 100% em seu primeiro elemento...
sei lah..vou usar exemplos HIPOTÉTICOS que também seriam exceções assim como o Kakashi, só que de uma forma negativa:
Aburame Shino
Doton: 50%
Suiton: 10%
Raiton: 0%
Nesse caso o ninja teria mais dificuldade com técnicas elementais, menos afinidade, por conta disso técnicas em níveis mais baixos...
Ou sei lah:
Maito Guy
Katon: 90%
Doton: 0%
Raiton: 0%
O Rinnegan consegue elevar essa porcentagem, vamos supor que ele aumente 30% na afinidade de todos os elementos...
Agora, TODO MUNDO TER DOTON..todo mundo tb ter Katon..todo mundo tb ter fuuton e etc.. eu acho realmente nada a ver.
Um ninja que não possui nenhuma afinidade com Fuuton não consegue fazer nem mesmo umleve assopro com seu chakra! é nisso que eu acredito. =)