galera obvio que no jvs, inteligência é pra estratégias, isso é o mais importante em uma luta.
Mais ou menos @Hell, se você pegar exemplos de algumas lutas no Manga, a analise antecede a estrategia.. Neji x Kidoumaru, onde Kidoumaru atacou Neji para analisar suas habilidades, descobrir seu ponto fraco e com isso sua estrategia deu certo... Itachi x Nagato, ao qual sua analise sobre o Chibaku Tensei que foi responsavel por destruir a tecnica... Jiraya com paw e Maw e a visão compartilhada, que depois que eles descobriram(analisaram) foi que a estrategia deu certo para pegar eles.
Se você tiver uma inteligencia de analise(dependendo do nivel de inteligencia) você pode superar a estratéia usada pelo seu adversario, que foi montada encima de nada mais nada menos do que uma tentativa de pegar teu adversario.
Eu acho que dividindo a inteligencia por Analise x Estrategia com 80% de inteligencia para cima, tendo acesso a ambos, ficaria bem equilibrado.
Inteligencia de Analise:
Kidoumaru 80%
Itachi: 100%
Shikamaru: 90%
Karin: 70%
Sakura/Neji: 65%
Condições: Todos os que tiverem Doujutsu-Habilidades sensorias, recebe 10% de inteligencia para analisar Jutsus.
Inteligencia em cria estrategia:
Kakashi: 100%
Naruto: 80%
Kidoumaru: 70%
Gaara: 65%
E por ai vai... Eu acho que assim fica melhor do que ficar distribuindo 50% de inteligencia de estrategia/Analise, porque se não a discurssão não tem fim, além domais uns mostraram inteligencia para analisar jutsus e outros de criarem estrattegias...