@ClaytonSennin, agradeço pelas palavras.
Partindo para o conceito Sharingan, é algo que possui um grande mistério, esse Dojutsu não foi totalmente explorado no Mangá. Então de certo, o Sharingan é uma Habilidade que apresenta uma grande questão.
Mas sabemos que o Sharingan é um Kekei Gekai que flui em todos os Uchiha, e que o mesmo é despertado quando um Uchiha sente um grande estresse emocional. A partir dai o Sharingan sofre muitas evoluções, e pelo fato do Sharingan possuir "laços de maldição de ódio" , o poder do mesmo aumenta conforme o ódio do Uchiha cresce. Já sabemos que a "fonte de poder" de um Uchiha é ódio. Conforme o tempo passa, o poder do Uchiha cresce, e novamente o mesmo pode liberar outra fase mais poderosa de seu Sharingan, mas para isso ele terá que sofrer novamente um baque emocional enorme, que é conseguido após matar a pessoa mais próxima de si. depois dessa etapa, a ganancia e o ódio do Uchiha só tende a crescer mais, e conforme seu ódio aumenta seu poder tende á crescer mais. No caso de Sasuke Uchiha, seu Susano'o só ficava mais poderoso conforme seu ódio ia aumentando. E enfim quando o Uchiha finalmente desperta, e utiliza muito todas as habilidades do Mangekyou a um nível extremo, ele paga um preço por isso, que no caso é a cegueira... Mas ele terá a chance de conseguir restaurar a visão e deixa-la mais poderosa, mas para isso ele terá que conseguir os Mangekyous da pessoa de laços sanguíneos mais fortes com ele, como um irmão ou um pai, depois que o Uchiha transplanta os olhos do doador em si, ocorre uma "fusão" dos dois Mangekyous, assim o Uchiha conseguirá a "fase definitiva" do Sharingan, ele conseguirá o resultado da "fusão", que é o Eternal Mangekyou Sharingan.
Bom tentei resumir o que eu sei sobre o Sharingan.
Agora irei tentar resumir mais coisas...
Segundo á Tobirama o Sharingan é resultado de uma reação no cérebro do Uchiha, ou mais especificadamente, na energia mental ou espiritual.
é meio semelhante ao conceito da criação de coisas pelo Onmyouton. Ou seja primeiramente é usada a energia espiritual para fazer surgir ou fluir a vida a partir do nada, e depois é introduzida a energia física que dará o folego ou a vida em matéria para oque se manifestou na energia espiritual.
Baseado nesse conceito do Onmyonton, eu deduzi que a partir dessa reação que é manifestada no cérebro do Uchiha, seu Sharingan começa a fluir primeiramente como matéria espiritual, ou seja sem matéria física, mas depois seu Sharingan começa a fluir como físico se manifestando através dos olhos. Assim surge o Sharingan. No caso de quando um Uchiha implanta os Mangekyous de outro no lugar dos seus, a chamada fusão ocorre pelo Mangekyou do Uchiha em matéria espiritual, e o Mangekyou do doador, em matéria física.
Também tem o caso de Kakashi, no caso do mesmo eu acredito que seu Sharingan é apenas em matéria física, por causa da dedução, ou seja ele não despertou o Sharingan e sim ganhou. Do mesmo jeito que eu acredito que, Kakashi só despertou seu Mangekyou por seu olho estar conectado ao de Obito.
No caso de Madara, acredito que ele usou o Susano'o sem os olhos porque ele tinha auto conhecimento e domínio sobre o Onmyoton, então ele apenas fez fluir o poder do Mangekyou de sua fonte(no caso a fonte do Mangekyou seria a energia mental ou espiritual), visto que o Sharingan também está manifestado na energia espiritual... Talvez aquele Susano'o não foi manifestado em matéria física, e sim só em matéria espiritual.
Mas ai vem a questão "porque Obito não mostrou seu Susano'o então? Já que ele domina o Onmyouton." Não vamos nos esquecer, que Obito não chegou a despertar a técnica, até mesmo porque, o Mangekyou dele poderia não ter a capacidade de realizar o Susano'o, visto também que o Susano'o é despertado quando o Uchiha possui um par de Mangekyous, oque não era possível pra Obito... E como foi dito pelo mesmo, o Susano'o é uma raridade.
Agora, sobre o quesito de Madara manter o Susano'o com o Rinnegan ativo, bom isso se deve ao fato do Sharingan ser "parte" do Rinnegan, certamente o Sharingan é uma mutação do Rinnegan.
Agora oque eu fico pensando é, Quando Sasuke despertou o eternal, seu Susano'o evoluiu para a fase "perfeita" que é muito semelhante ao Susano'o de Itachi, então Sasuke não teria ganhado o Susano'o "perfeito" por causa dos olhos de Itachi?!
Bom então essas foram minhas interpretações. Agradeço por terem a paciência de ler até aqui.