Não tem o que falar. Quebrei a cara. Mesmo assim, ninguém imaginava isso. Nem quem torcia pra Alemanha. Enfim, ao meu ver, as razões da derrota existem... é difícil compreender agora, mas vamos lá.
Primeiro, o Felipão montou o esquema tático da maneira errada. A Alemanha dominou o meio campo, e pois em prática seu toque de bola. Diante da superioridade do elenco da seleção alemã, Felipão deveria ter colocado três volantes, como a Argélia e a França fizeram, marcando o meio campo alemão. Luiz Gustavo jogo a frente dos zagueiros, e Paulinho/Hernanes, Fernandinho e Oscar marcando o meio campo. Quando isso acontece, o time alemão fica tocando sem objetividade, devido a boa marcação. Isso é fato e foi o que foi visto em todos os jogos da Alemanha. Porém, aqui, a Alemanha jogou fácil no meio campo, dominou o meio campo e invadiu a defesa da Alemanha. Parecia também que a comissão técnica brasileira não tinha estudado a Alemanha, deixando jogadores chaves completamente livres e usando o esquema tático errado.
Segundo, a zaga foi um DESASTRE. Tomou gols de pelada, todos iam marcar quem estava com a bola, deixando quem não estava com ela sozinho. Basta ver os gols do Muller (em que seis negos foram marcar o primeiro pau e deixaram o Muller SOZINHO), do Klose, do Khedira... quase todos os gols foram devido as falhas da zaga. Tais falhas que se devem muito a falta do Thiago Silva, aquele que sempre organizou a zaga e fez muita falta. O capitão, aquele que organizava o posicionamento, que foi muito defeituoso. Se eu não me engano, o Mourinho mesmo falou que o TS faria mais falta que o Neymar.
Terceiro, o time ficou DESESTABILIZADO EMOCIONALMENTE. Ao tomar o primeiro gol, tomaram quatro praticamente em seguida. Isso ocorreu muito devido a falta do Thiago Silva também, um capitão frio e experiente, que acalmaria os jogadores no revés. Os jogadores não sabiam o que fazer, não mantiveram o posicionamento, enfim, ficaram com o psicológico muito abalado e completamente perdidos na partida, tendo um apagão completo no primeiro tempo. Só não tomamos dez porque a Alemanha diminuiu muito o ritmo no segundo tempo.
Quarto, o ataque foi ineficaz. Claramente, sem Neymar, aquele que poderia resolver o jogo, o ataque ficou mal. Enfim, com TS e Neymar, o jogo poderia ter sido diferente, devido a tudo que eu citei. Não é desculpa, a superioridade da Alemanha é INDISCUTÍVEL, mas enfim...
Quinto, isso é FUTEBOL, um esporte imprevisível e ilógico, em que tudo pode acontecer. Nem o mais otimista torcedor alemão imaginava isso. Com um esquema tático bem montado, e sem a desestabilização emocional dos jogadores, o Brasil teria mais chances...
Enfim, é difícil comentar uma derrota como essa. Eu sonhava com esse time campeão. Essa derrota NUNCA será esquecida, perdemos de 7x1 da Alemanha na copa em casa, um vexame histórico. Até agora eu não estou acreditando, na moral. Falavam que o Maracanazo, em 1950, era vexame... não sei o que é isso então.