Tópico movido de Assuntos Gerais para Área de Estudos :: Exatas.
Eu AMO matemática, não apenas matemática aplicada às outras coisas, mas a matemática pura por ela mesma. Mas só passei a amar matemática na universidade. No ensino médio era muito chato, eu pensava igualzinho o Kakau falou aqui:
Kakau escreveu: Estudar matemática por estudar já se tornou desinteressante, então se tratando da matéria na escola, não curto muito.
Até o ensino médio eu achava matemática muito chata porque era algo muito superficial e bobo. Eu não tinha dificuldade alguma, só achava um porre mesmo. Eu só gostava de desenhar gráficos, isso eu gosto até hoje, principalmente desenhar gráficos em 3D.
Eu comecei a amar matemática na universidade pelo fato de estudar mais a fundo. Coisas que antes não faziam o menor sentido, como a área e o volume de uma esfera (
e
), passaram a fazer todo o sentido, eu consegui entender porque é assim em vez de só decorar as fórmulas, e isso é doido demais. Estudando matemática mais a fundo eu consegui visualizar (na minha mente) de forma bem clara muitas coisas que antes eram meros números e letras. Só pra deixar bem claro, quando eu digo visualizar, não estou me referindo a exemplos de aplicação da matemática na vida prática, mas sim à matemática pura mesmo. É visualizar a coisa acontecendo, é ver uma esfera na sua mente e o volume dela sendo calculado. Mas a parte prática é tão linda quanto a teórica, principalmente (na minha opinião) quando se aplica as equações da esfera e as coordenadas esféricas em eletromagnetismo, na física. (Coordenadas esférias geralmente é estudado em Cálculo 3).
Outras coisas doidas demais são as funções exponencial e logaritmo de base neperiana, funções trigonométricas e números complexos e as relações entres todas essas funções, pois elas estão presentes em praticamente tudo o que você vê no universo. Nesse caso entra um pouco da aplicação na prática, mas o que eu acho lindo não é aprender matemática com o objetivo de calcular o amortecimento de um carro, mas sim estudar as funções que eu citei só por diversão e usar o amortecimento do carro como um exemplo para ilustrar. Deu pra notar a diferença?
Enfim, eu acho a matemática pura/teórica uma coisa lindíssima. *-*