S2ara escreveu: Concordo na primeira parte, mas discordo da segunda. Acho que independente da fama e do talento que o artista tenha, todos entrarão no Hall do esquecimento. Madonna e Michael foram modelos para cantores como JT e B. Spears, mas não servem de modelos para os artistas da nova geração - a exemplo de Justin Bieber e Demi Lovato que já se espelham nesTes 2 cantores. Assim como inúmeras garotinhas de 10 anos que gostariam de ser como a Miley Cyrus quando crescerem.
O tempo passa.
Se não o acompanharmos, ficaremos presos no passado.
Veja o caso de Amy Winehouse. A mulher ressucitou e renovou o Soul/Jazz; e hoje só escutamos a sua voz ou o seu nome no dia do "aniversário" de sua morte.
Enfim...
O esquecimento é inevitável para todos. A menos que hoje você complete "mais um ano de morto"; e olhe lá viu..
Eu concordo e ao mesmo tempo discordo.
Sim, eu também acho que a estagnação da carreira dos artistas sempre chegam. Não há como manter a época em que eles eram a novidade, "a nova febre", até porque eles já são conhecidos.
Por isso citei que o tempo é o maior avaliador de qualidade e do poder de um artista.
Vamos citar a Madonna... rs
A moolier começou lá na década de 80. Lançou músicas icônicas e um estilo que marcaram aquela geração e inspirou a mesma.
Conforme o tempo foi passando, com o surgimento de inúmeros novos artistas, competição com outros, mas ainda sim, continuou vendendo muito. Em cada década ela tem um hit hinário que todo mundo no mínimo já ouviu falar (80: Like a Virgin/ Like a Prayer; 90: Vogue; 2000: Music/Hung Up).
Só para esse sucesso acontecer, ela precisou se reestruturar; buscar novas vertentes musicais, se reinventar.
E não é só no aspecto de vendas que me refiro.
Eu não sei se você já teve a oportunidade de ver um show completo dela, mas aquilo é uma loucura.
Giga telões, rotinas de dança e coreografias fantásticas, performances corporais, interludes, rearranjos das músicas antigas que ganham uma roupagem totalmente nova e inesperada; não é qualquer artista consegue fazer isso. E olha que ela já passou dos 50... rsrsrs'
E é este fator que ainda a torna relevante.
Você falou que tais artistas atuais não se inspiram nestes grandes nomes do passado, mas veja... Lady Gaga é fortemente inspirada pela Madonna, bem como o Justin Bieber já admitiu não sei quantas vezes que quer ser o "novo MJ". rs
A questão é: um artista pode ficar esquecido no passado (caso ele já tenha morrido, aposentado, ou qualquer outro tipo de situação), mas a sua qualidade não fica, tanto é que a gente sempre se lembra da Amy, certo?
Se ela não tivesse marcado com a sua voz extremamente singular, com o seu álbum fantástico que ressuscitou o estilo e o trouxe de volta para o mainstream, ela teria sido esquecida assim quando morreu e seria lembrada somente como a bêbada dos tabloides.
PS. Flop = fracasso; quando um lançamento musical não atinge o objetivo esperado, não faz sucesso e encalha.