Sim, o Shoton não pode cristalizar chakra, mais o Susano mesmo sendo chakra possui massa física, e tudo que possui massa física o Shoton é capaz de cristalizar.
Mesmo que ela não possa cristalizar o Espelho, ela cristaliza o Susano, o Yata não seria cristalizado mais o Susano em si seria sim, sendo assim, o Espelho de nada serviria.
Quando mostrou tal agilidade? Quando usa a Roda de Cristal, para escapar de qualquer ataque do Susano, além de poder usar seus dragões para escapar de qualquer ataque do Susano também.
Demora nada. E aonde você viu o Rasengan quebrando a defesa? Pois pelo que eu vi, o rasengan estava causando danos superficiais, sendo que a barreira pode se regenerar, assim poderia se regenerar de qualquer ataque seguido das Magatamas.
Desfazer o jutsu da tempo suficiente para ela escapar, e ela pode simplesmente abrir um buraco atrás de si mesma para escapar da espada, além de ela talvez nem precisar usar a barreira, já que pode escapar com a Roda de Cristal ou seu Shoton: Hasho Koryo.
E tenho minhas dúvidas se o Shoton: Omiwatari no jutsu não poderia para-lo.
E nem eu metade do arsenal dela.