Tem vários pontos aqui, tanto a favor como contra o Sasuke, expostos de forma errônea.
A Gudoudama é formada pelos 5 elementos + Yin/Yang Release + Chakra do Rikudou, e nega ninjutsu.
Sua fraqueza é senjutsu, o que não significa que por causa disso ela é inferior para defender de outras técnicas.
Só que em momento algum houve comparação no mangá entre a capacidade de defesa da Kekkei Moura e do Susano’o. Este último possui camadas densas de chakra, isso nota-se tanto pelo tamanho quanto pela construção do gigante que é o Tengu, não é uma superfície fina e fraca.
Gai não destruiu a esfera moldada como defesa frontal, e nem proteção esférica,
Kakashi que se encarregou de usar o Kamui para uma abertura.
Madara não utilizou o Susano’o após virar Jinchuuriki do Juubi, não sei qual parâmetro foi utilizado pra afirmar que é uma defesa inferior. Creio que foi mais um recurso do autor, dar um tempo no uso do Sus e dar atenção aos poderes do Rikudou, sem contar a versatilidade que as GDs oferecem (facilidade na mudança de forma, flexibilidade, defesa maleável). Susano'o não é ideal para uma luta de taijutsu pois é algo gigante, o que não quer dizer que oferece proteção pior que à da Gudoudama.
Comparar senbons (um ataque de perfuração) com Sekizou (5 socos que criam alta pressão no ar e atingem uma área BEM maior que uma agulha) é tenso. É a mesma coisa que comparar Raikiri com um soco da Sakura ou do Chouji.
E na situação abordada acima, Kaguya utilizou seu Byakugan para acertar as
brechas de uma garra do Susano’o.
Quando ela atacou o Tengu, utilizou uns jatos de chakra ou “leões” (semelhantes ao da Hinata), que provavelmente tem alguma propriedade de absorção especial.
Não dá pra comparar isso aos socos do Maito, por favor.
8th gate provoca distorção no espaço? Até onde eu sei, o movimento final do Night Moth que provoca e é temporária. E distorcendo o espaço ou não, ele tem que se aproximar, logo um Nagashi em larga escala seria eficiente sim.
Eu nem falei do Chibaku Tensei, Sasuke literalmente junta as mãos e Gai vira uma esfera de gravidade. Não que isso seja o finalizador, ele pode até tentar sair com os portões.
O Uchiha pode usar o teletransporte até 3x antes de precisar recarregar. Sem falar na habilidade de trocar pessoas/objetos de lugar, ele pode muito bem teleportar o Gai na hora do Mariposa da noite pra outra direção ou local.
Spoiler :
1ª vez
2ª vez (teleportou a espada)
3ª vez
Fechando o olho pra "recarregar"
Transportando a Kaguya
O irmão de Itachi fica em cima no topo do Susano'o porque é uma posição estratégica, além de alto permite uma visão panorâmica. Porém ele pode se mover dentro de sua defesa do jeito que quiser, podendo ir para o centro. Observe onde Madara ficava na versão básica com pernas:
Apesar de parecer que não tem, essa é a versão com membros inferiores que todos os bunshins dele estavam utilizando, e percebe-se que ele está na região das costelas e existe continuação para a parte inferior.
Sasuke tem mais recursos para vencer essa luta. Ainda estou para ver a tal vitória óbvia do sensei sobrancelhudo.