Staz, o que a Narutopédia e essa frase do Jiraya diz é a definição básica. BÁSICA.
A forma como é pego não, estou falando em QUAIS sentidos ele age. Sim, o Mugen Onsa permitiu a visão, foi por isso que o Itachi mandou o Sasuke olhar no seus olhos, ambos o fizeram, confirmaram o contato visual, e chegaram a usar genjutsus visuais. Então como assim, não permitiu a visão?
Eu não estou confundindo nada, o som é usado por ninjas pra achar seus adversários, e um cara que não chega nem ao nível Kage como o Zabuza, consegue esconde-lo. Então isso não quer dizer nada. Nada mesmo.
O genjutsu age de maneira específica. Não demonstrou "burlar o olfato", mesmo porque, dizer que este é afetado é ambíguo, pois a visão da Ostra e do Kazekage apenas que é alterada. Ou seja, não significa que só porque o Genjutsu se dá por inalação da névoa, que o olfato não funcione.
Bem, cada um acredita no que quiser. Estou alertando porque este é um tópico de dúvidas, e certeza que aparecerá gente falando de respostas daqui quando os problemas surgirem. Temporadas anteriores podem ou não servir pra alguma coisa. Depende da questão. Há coisas, inclusive que você já usou em sua ficha em outras temporadas, que nessa foi proibida. Depende da interpretação.
Lembrem-se que Itachi já usou Genjutsus que só afetavam a visão, Kabuto já usou genjutsus que apesar de agir em quase todos os sentidos permitiram o uso da visão, e genjutsus complexos como o da Ostra não confundiram o chakra de Gaara (manipular a areia requer manipulação de chakra, coisa que os genjutsus precisam afetar pra terem efeito) por exemplo. É relativo.
Enfim, sintam-se a vontade pra seguir com isso. Mas há exemplos básicos no mangá que as coisas não são tão mecânicas assim.