Sem problemas cesar, mais uma vez não vamos dar voltas, você errou até mesmo o conceito de sensação e Percepção em Psicologia, e ela é descrita como eu disse.
e sim é sensação primeiro e depois percepção
Anyway espero que isso acabe com as tuas duvidas
Sensação e Percepção :
Há um grande questionamento sobre a percepção que temos do mundo: O mundo existe por que percebemos ou percebemos o mundo que existe? Os neurocientistas acreditam que percebemos apenas uma parte do mundo ao nosso redor e que seria impossível captarmos todos os eventos existentes e que acontecem ao mesmo tempo.
Cada pessoa percebe o mundo ao seu redor de maneira diferente. Isso se dá porque além dos neurônios serem ligeiramente diferentes, nosso genoma é distinto e nós somos submetidos a diferentes experiências. A experiência prévia é importante para a acuidade de nossos sentidos. A mesma pessoa pode ter diferentes percepções de uma mesma coisa, dependendo de seu estado fisiológico (pessoas que fazem uso de álcool ou drogas) e psicológico (pessoas que estão em estado depressivo, maníaco, psicose entre outros).
Precisamos fazer um diferencial entre percepção e sensação. A sensação é a capacidade de codificar certos aspectos da energia física e química que nos circunda, representando-os como impulsos nervosos capazes de serem compreendidos pelos neurônios, ou seja, é a recepção de estímulos do meio externo captado por algum dos nossos cinco sentidos: visual, auditiva, tátil, olfativa e gustativa. A sensação permite a existência desses sentidos.
Já a percepção é a capacidade de interpretar essa sensação, associando informações sensoriais a nossa memória e cognição, de modo a formar conceitos sobre o mundo e sobre nós mesmos e orientar nosso comportamento. Por exemplo, um som é captado pela nossa sensação auditiva, mas identificar se esse som é uma voz humana, uma buzina ou um barulho de algo quebrando, fica a cargo da nossa percepção auditiva. Da mesma forma, quando eu vejo um objeto captado pela minha sensação visual, a percepção visual vai interpretar e associar aquela imagem a um conceito, onde eu posso estar vendo um sofá, um rádio ou mesmo um animal de estimação.
Então, a percepção é diferente da sensação. A percepção possui ainda uma característica chamada constância perceptual. Para os nossos sentidos, cada posição do objeto (perto, longe, claro, escuro) produz uma imagem visual diferente, mas para a percepção trata-se do mesmo objeto. A percepção é apenas uma consequência da nossa sensação e nem sempre está inteiramente disponível a nossa consciência, pois é filtrada pelo mecanismo da atenção, sono e emoção.
A percepção está ligada aos nossos cinco sentidos e ainda temos a percepção temporal, espacial e propriocepção.
Percepção visual: uma das percepções mais desenvolvidas nos seres humanos e é caracterizada pela recepção de raios luminosos pelo sistema visual. O princípio do fechamento (Gestalt) é melhor compreendido em relação a imagens do que a outras formas de percepção. A percepção visual compreende a percepção de formas, relações espaciais (profundidade), cores, movimentos, intensidade luminosa.
Percepção auditiva: também considerada uma das percepções mais desenvolvida nos seres humanos. É a percepção de sons pelos ouvidos e uma aplicação particularmente importante da percepção auditiva é a música. A percepção auditiva compreende: percepção de timbres, alturas ou freqüências, intensidade sonora ou volume, ritmo e localização auditiva, sendo um aspecto associado a percepção espacial que permite distinguir o local de origem do som.
Percepção gustativa: importante para nossa sobrevivência, evitado que ingerimos alimentos estragados. O paladar é o sentido dos sabores pela língua, sendo o principal fator dessa modalidade de percepção a discriminação dos sabores doce, amargo, azedo e salgado.
Percepção olfativa: importante na afetividade (memória olfativa) e também na nossa alimentação. O olfato é a percepção de odores pelo nosso nariz. A percepção olfativa engloba a discriminação de odores, o que diferencia um odor do outros e o efeito de sua combinação. O alcance olfativo nos seres humanos é limitado.
Percepção tátil: também importante na afetividade e é sentido pela pele do corpo todo, embora sua distribuição não seja uniforme. Os dedos da mão possuem uma discriminação muito maior do que as demais partes, assim como algumas áreas são mais sensíveis ao calor que outras. A percepção tátil permite reconhecer a presença, a forma e o tamanho dos objetos em contato com o corpo, bem como sua temperatura. Importante também na percepção da dor.
Percepção temporal: Não existem órgãos específicos para a percepção de tempo e esbarra no próprio conceito da natureza do tempo. Essa percepção é desenvolvida com as próprias experiências e é adquirida com o passar das idades. Por este motivo, crianças pequenas não dominam esta percepção e por vezes, ficam confusas com questões do tempo (ontem, amanhã, daqui a dois dias, no próximo final de semana). Isso explica o porquê das crianças terem a sensação de que o tempo demora muito a passar.
Percepção espacial: Também não possuímos órgãos específicos para esta percepção. Envolve a percepção de distância e do tamanho relativo dos objetos. Utiliza-se de outras percepções como a auditiva, a visual e a temporal. Esta percepção nos permite distinguir se um som procede especificamente de um objeto visto e se esse objeto (ou som) está se aproximando ou se afastando. Por exemplo, sabemos exatamente se um carro de som está passando pela nossa casa e seguindo a rua, ou se está subindo a rua e ainda passará pela nossa casa.
Percepção Propriocepção: Esta é uma percepção específica dos seres humanos, onde nos permite reconhecer a localização espacial do nosso corpo, sua posição e a orientação, sem utilizar a visão. Está ligada ao sistema vestibular do nosso ouvido interno, permitindo a manutenção do equilíbrio e a realização de diversas atividades práticas. Podemos correr e nos desviar de objetos pelo caminho sem perder o equilíbrio. Podemos saber se uma roupa vai nos vestir, só em olhar suas medidas. Sabemos que podemos passar por um lugar apertado ou baixo sem ao menos estarmos perto, isso nos permite desviar, abaixar ou procurar outro caminho.
As Desordens Da Percepção
As desordens da percepção são chamadas agnosias, termo derivado do grego gnosis, que significa conhecimento. Este termo foi cunhado pela Psicanálise por Sigmund Freud. As agnosias, geralmente, são causadas por lesões no córtex cerebral e dependem da região lesionada. São exemplos de Agnosias:
Prosopagnosia – agnosia visual, incapacidade de reconhecer faces.
Amusia – agnosia auditiva, incapacidade de reconhecer sons musicais.
Afasia receptiva – ou agnosia verbal, cujo portador deixa de compreender a fala emitida por seus interlocutores.
Assomatognosia ou Síndrome da indiferença – agnosia somestésica, incapacidade de reconhecer partes do seu corpo ou mesmo regiões inteiras do espaço extracorporal.
Acinetópsia – perda da percepção de movimento. O movimento das coisas e pessoas parece fragmentado, como num filme com defeito.
Acromatópsia – incapacidade de perceber cores.
Isso deve acabar e esclarecer tudo se quiser pode checar Aqui (Percepção e Sensação)
Sensação :
Em epistemologia, a sensação é o impacto de um corpo exterior ao corpo de um animal no corpo do animal. Sensação é reação física do corpo ao mundo físico, sendo regida pelas leis da física, química, biologia, etc. que resulta na ativação das áreas primárias do cortéx cerebral.
Vivência simples, produzida pela acção de um estímulo (externo ou interno: luz, som, calor, etc.) sobre um órgão sensorial, transmitida ao cérebro através do sistema nervoso.
Nosso organismo recebe constantemente um número infinito de estímulos (sensações),sendo que interpretamos somente os necessários. Os estímulos (sensações) recebidos serão iguais para todos, o que muda é a percepção.
Embora por vezes se considere a sensação como o ponto de partida para a construção da experiência e do saber, ela não é, no entanto, um dado imediato da consciência: a sensação só se apresenta ao nosso espírito sob uma forma mais complexa, a forma de percepção. Apenas podemos falar de sensações nas percepções se as considerarmos em si mesmas, sem considerar o que significam.
As sensações principais do nosso corpo são: visuais, auditivas, tactivas, gustativas e olfativas.
Índice [esconder]
1 Sensações Visuais
2 Sensações auditivas
3 Sensações olfativas
4 Sensações gustativas
5 Sensações Tactivas
6 Sensações Espaciais
Sensações Visuais[editar | editar código-fonte]
O órgão sensorial que controla as nossas sensações visuais é o olho.
Quando os nossos olhos captam raios de luz a imagem que está no nosso horizonte (digamos assim) é nitida na retina, de seguida a lente (cristalino) está logo atrás da pupila, dobra e foca a imagem que é depois enviada para a parte de trás do olho! A parte de trás do olho está formada por milhares de células. Esse forro chama-se retina, que registra a imagem e envia sinais ao cérebro via nervo óptico. Na retina há duas espécies de células sensíveis à luz, estas são os bastonetes e os cones. Alguns cones são sensíveis à luz vermelha, outros à verde e outros à cor azul. Depois de enviada a imagem ao cérebro, este a põe na posição correta e identifica o que estamos a ver. Aí temos uma sensação visual.
Sensações auditivas[editar | editar código-fonte]
O nosso órgão sensorial que predomina nele as sensações auditivas é o ouvido. As vibrações ao qual chamamos de som, entra no nosso ouvido e faz o nosso tímpano vibrar. Este ao abanar faz vibrar três osso chamados ossícolos (martelo, bigorna, estribo) que enviam as vibrações para a cóclea. A cóclea é um órgão cheio de água que detecta a frequência do som e envia-a ao cérebro. A parte do cortéx cerebral responsável por a audição reconhece o som e aí temos uma sensação auditiva.
Sensações olfativas[editar | editar código-fonte]
O orgão responsável pelo olfato e também uma parte do sistema respiratório é o nariz.
As moléculas aromáticas (cheiros) são inaladas (misturadas no ar) pelo nariz, onde, um conjunto de várias células chamado de epitélio olfativo. Há prolongamentos das células receptoras que vão através da base do crânio para o bulbo olfativo.
O bulbo olfativo envia sinais eléticos ao cérebro que reconhece o cheiro e nesse momento temos uma sensação olfativa.
Sensações gustativas[editar | editar código-fonte]
Pelo gosto, é possível saber se aprecia um determinado tipo de alimento ou não.
Os recepteores do paladar detectam químicos dos alimento dissolvidos na saliva.
Quando o químico do alimento é detectado pelos receptores este envia sinais ao cérebro que reconhece o paladar do alimento. Aí temos uma sensação gustativa.
Sensações Tactivas[editar | editar código-fonte]
O sentido tacto está em toda a pele.
Temos milhares de nervos na pele que, conforme a pressão que recai sobre ele, envia sinais ao cérebro e aí temos uma sensação tactiva.
Sensações Espaciais[editar | editar código-fonte]
O sentido do equilíbrio tem a ver com a sensação de lateralidade, de em cima, em baixo. É responsável pela sensação de elevação, de queda. Um dos seus desvios é a tontura. Funciona a partir de um intrincado sistema de órgãos minúsculos existente no ouvido interno.
ou apartir da propria Wiki Sensação
Mas voltando vou aproveitar este tempo para votar nesta luta.
Primeiro vou levantar aspectos básicos e que eu discordo totalmente bem como os que eu concordo.
as fichas são poderosas e apesar de numa primeira fase o confronto Origami vs Aburame soar vantajoso pro Neves vimos no mangá que essa vantagem em questão de segundos virou desvantagem, então as fichas estão equilibradas e o sucesso depende somente do nível e qualidade do argumento de ambos.
O inicio da Luta foi boa, com Neves tentando fazer uso das melhores armas que tem, mas como tudo eu acho que ninguém do JVS tem o dom da Clarividência e acho muito forçado mesmo tendo uma inteligência quase nível Itachi alguém começar com uma acção que inutiliza o seu próprio sensor e o do adversário mesmo não tendo conhecimento.
Com Kirigakure Neves mesmo tendo insectos anula a sua capacidade de mover-se, afinal eu não vi o Sillent Kiling na Ficha do neves e essa acção é mais desvantajosa do que vantajosa.
Por exemplo se a idea é deixar o Vini cego, pra que usar Kirigakure e Ostra ao mesmo tempo se Kirigakure já remove a capacidade dele de o encontrar.
No fundo Kirigakure força o Neves a usar o sensor fisico de insectos, e o Vini o sensor fisico Origami, o Neves perde o seu sensor de chakra que é tão eficaz quanto do que o sensor Karin.
Com o sensor de chakra ele podia evitar o ataque dos papeis e ainda aumentar a proeficiencia do seu Hiraishin, afinal de contas você seria capaz de rastrear os papeis que se moviam em direcção as suas Kunais.
Mas te colocaste em desvantagem e usaste um sensor pifio, isso porque pode ser burlado facilmente, afinal os teus insectos não voam ou voam?
eu acho que usa-se Kirigakure quando o adversário tem vantagem sensorial, ou quando achas que podes ganhar vantagem sensorial ao usa-lo, e olha que Neves ainda contava com o Sensor de Olfacto, não sei dizer se isso valeria alguma coisa aqui, mas é isso mesmo...Kirigakure não foi uma decisão acertada.
Em contrapartida eu acho que ambos tomaram os conhecimentos correctos, mas vamos avançar.
Já as acções inicias do Vini parecem mais coesas, isso porque são decorrentes da acção do Neves, com tudo Vini começou a montar a sua estratégia e bem até que aquilo ocorreu.
Erro crasso é achar que sem conhecimento podes anular um Genjutsu que funciona quase que instantaneamente, não vou dizer nada mas o user do Corpo Kami ouve, vê, pode não sentir dor naquela forma ou até tornar ataques físicos ineficazes, mas fora isso ele possui os mesmos sentidos que os demais so que de forma diferente.
Eu já expliquei pro Cesar que a Melodia pode não ser percebida, mas pode ser sentida (sensação Auditiva). o corpo Kami pode tornar um Genjutsu como Mugen Onsa ineficaz e até mesmo Gamarinshou graças ao tempo que leva até fazer efeito, mas nenhuma das formas apresentadas pelo Vini fazem isso, tão pouco a explicação do Cesar prova isso.
Logo Vini está sujeito a ser pego pelo Gamarinshou, mas isso ainda não está em causa, pelo menos por agora.
Vino apresentou meios de burlar a Ostra, graças ao seu sensor físico, mas eu me pergunto, usar chakra para drenar chakra de insectos que comem chakra não me parece uma idea muito inteligente.
Em contrapartida o Kibaku Kami resolve essa parada dos insectos, já que os insectos não comeriam o papel de forma instantânea, logo os insectos podem ser finalizados antes de consumir todo o papel., nessa batalha insectos vs Papeis que podem absorver chakra e se auto destruir Vini com certeza leva.
No fim eu vi que a melhor chance do Neves era Paw e Maw, mas o erro do Vini é comparar um Katonzinho como ele diz com Amaterasu, Madar tinha facilidades para absorver aquela técnica simplesmente pela Proporção da mesma. e não se esqueças você é papel nunca sairás vitorioso contra o Katon de grandes proporções mesmo podendo absorver Chakra, e Madara dispensou outra parte da armadura dele....que estava sendo consumida pelo Amaterasu.
Por fim o meu voto tem como base o péssimo uso que Neves fez da sua própria Ficha, ele deveria centrar o seu ataque em um combo combinado envolvendo Gamarinshou + Paw e Maw, mas de alguma forma ele não focou nisso, e Gamarinshou mal foi citado, foi mal explorado, o sensor olfacto de Paw e Maw não foi citado, e ficou-se no insecto, Katon e investidas que não me convenceram de todo.
Vini por outro lado, usou a sua ficha ao máximo, apresentou melhores ofensivas e o vejo vencendo.
Meu voto vai para Vini